É hora de se levantar!

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/03/2023 10:15                                                                        DA REDAÇÃO CADERNO ESPECIAL DO JBS

Representando os membros da RM Litoral Norte, líderes expressam decisão de vencer as adversidades e avançar com coragem.

 

Reprodução/Foto-RN176 Membros da RM Litoral Norte após atividade em que recitaram daimoku pela vitória de todas as famílias da organização e pelo movimento em prol do kosen-rufu

Valorizar a vida

Depois que essa catástrofe aconteceu, todos nós ficamos mais unidos. A partir das orientações de Ikeda sensei, refletimos que, principalmente nessas horas, devemos atuar como discípulos. Deixamos de lado o que estávamos fazendo e focamos em quem estava precisando de apoio, levando calor humano e esperança. Nas visitas, nos deparávamos com pessoas deprimidas com tudo o que estava ocorrendo, não somente em relação a elas, mas à localidade.

Com base nos direcionamentos do Mestre, nos escritos de Nichiren Daishonin e transmitindo a mensagem de incentivos do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, buscamos aplicar o que aprendemos durante os anos de prática budista para encorajar os companheiros. E isso também fez muito bem para nós, foram incentivos recíprocos. Aos poucos, fomos sentindo a melhora no ânimo das pessoas.

É difícil descrever os sentimentos neste momento. Particularmente, enxerguei melhor o que realmente importa, mudei a forma de ver a vida. Também sou muito grato pelos membros não terem sofrido danos físicos mais graves, estão todos sãos e salvos.

Acredito que vamos conseguir transformar essas circunstâncias com esforço árduo, expandindo o movimento pelo kosen-rufu em nossa região. Essa situação é uma grande oportunidade para comprovarmos os ensinamentos aprendidos.

Reprodução/Foto-RN176 Jair Avelino Barreto, vice-responsável pela RM Litoral Norte

***

Gratidão e esperança

Hoje, sinto gratidão. Gratidão pelo que aprendemos com Ikeda sensei, que, mesmo adoentado, veio ao Brasil em 1960 para fundar a BSGI. Então, ele nos ensinou a importância de encontrar as pessoas. E sou grato pela oportunidade de visitar aquelas que estão precisando de apoio, representando, de certa forma, nosso mestre.

Foram momentos em que nos revigoramos, ajudando os companheiros e a nós próprios, pois estamos nos desenvolvendo como seres humanos. O carinho e o afeto foram recíprocos, algo muito forte vindo de pessoas que estavam passando por aquela situação. A gratidão também é por pertencermos a esta maravilhosa organização, que nos proporciona esse crescimento.

Recitamos daimoku para realizar as visitas com segurança. E as famílias ficaram muito agradecidas por termos vindo de longe.

O objetivo é continuar ao lado do Mestre, pondo em prática tudo o que ele nos ensina. Por isso, nunca devemos perder a esperança, haja o que houver, conforme ele nos orienta. Esse sentimento está muito forte em nós. Promovere­mos a transformação da nossa localidade, com muita garra e união. Vamos em frente!

Reprodução/Foto-RN176 Ayrton Machado, responsável pelo Distrito Cidade de São Sebastião

***

Triunfo sobre as dificuldades

No início de 2023, determinei que seria realmente um ano para triunfar. E fiquei pensando por onde começar exatamente.

Moro no extremo norte do distrito, próximo à divisa com a cidade de Caraguatatuba, a uma distância muito grande da costa sul, onde os efeitos das chuvas foram mais fortes. Aqui, outra comunidade sofreu com os alagamentos, mas felizmente os membros não tiveram perdas maiores. Também ficamos preocupados com os companheiros de Ilha Bela porque, algum tempo atrás, houve uma tragédia similar, mas não nas proporções deste ano.

Ao recitar daimoku, concluí que o triunfo neste ano passa pela luta na organização, principalmente na base. Assim, temos o objetivo de expandir o movimento pelo kosen-rufu na costa sul. Hoje, na região, existem dois blocos recém-criados, com a presença de veteranos na prática budista, o que contribui para fortalecê-los. E nosso desejo é criar lá uma comunidade da BSGI, dedicando-nos para que os companheiros que não têm participado das atividades voltem a realizar a prática budista.

Além disso, acompanhando a tragédia, fui me colocando no lugar daquelas pessoas. Assim, a recitação do daimoku ganhou outras proporções. Não se trata de orar somente para nossas questões pessoais, mas pelo bem-estar e pela felicidade de outros. É um daimoku para “abraçar” a todos.

Reprodução/Foto-RN176 Rosa Angélica Maria, responsável pela DF do Distrito Cidade de São Sebastião

*** 

Corações ligados

Assim que tivemos uma oportunidade, fomos visitar os membros que sofreram perdas com as chuvas, transmitindo os incentivos de Ikeda sensei e a mensagem do presidente da BSGI, que emocionaram a todos ao sentir a Soka Gakkai presente. Até as pessoas que não possuíam vínculo com a organização disseram que tiveram o coração tocado e agradeceram.

Nessas horas, nós nos sentimos tristes pelas vidas perdidas, mas também ficamos agradecidos pelos membros e familiares estarem bem. As perdas materiais podem ser reparadas, mas a vida é o mais importante.

Essa situação ressaltou como são fundamentais as visitas a cada pessoa, conforme Ikeda sensei sempre nos incentiva. Por isso, vamos dar continuidade e intensificar a realização das visitas a todos.

Reprodução/Foto-RN176 Hiroshi Takahashi, vice-responsável pela RM Litoral Norte

No topo: Membros da RM Litoral Norte após atividade em que recitaram daimoku pela vitória de todas as famílias da organização e pelo movimento em prol do kosen-rufu

 

 

 

Assista vídeo com os depoimentos de líderes da RM Litoral Norte e do Distrito Cidade de São Sebastião: