ROTANEWS176 E POR CANAL DO PET 15/07/2018 10:00
É comum que a cadela exale um cheio ruim nessa época por causa das descargas vaginais e liberação de leite nas mamas
Quando a cadela dá à luz aos filhotes, é normal que ela exale um forte mau cheiro, principalmente por causa das descargas vaginais e das mamas que estão sempre liberando leite. Os donos acabam ficando incomodados com esse odor e talvez nem a própria mamãe goste, por isso o banho se torna uma opção. Porém, faz bem limpar a cachorra no pós-parto?
Leia também: 9 mitos sobre banho em cães que os donos acreditam ser verdade
Essa é uma dúvida que muitos tutores têm e, por acharem que faz mal dar banho na cadela no pós-parto , não sabem como limpá-la e livrá-la do cheiro ruim. Pensando nisso, vamos responder a essa dúvida e o que fazer para manter a mamãe cheirosa nesse período.
Reprodução/Foto-RN176 Quando a cadela dá à luz aos filhotes, é normal que ela exale um forte mau cheiro, principalmente por causa das descargas vaginais e das mamas que estão sempre liberando leite – Reprodução/ Shutterstock
O período pós-parto
Nas primeiras 48 horas após o parto, a fêmea está esgotada fisicamente e mentalmente. O ato de dar à luz puxa todas as energias, deixando-a estressada e sem vontade de fazer nada. Seu único desejo é poder dormir e descansar. Além disso, seus filhotinhos mamando 20 horas por dia conseguem a exaurir ainda mais.
É um período extremamente difícil para a cadela . A recuperação será natural e espontânea, mas é normal que demore alguns dias. Se for o primeiro parto dela, pode durar até uma semana. Por causa dessa sensibilidade, o cuidado com a fêmea deve ser ainda maior.
Leia também: Saiba como fazer o cruzamento de cães da forma correta
Mas afinal, pode dar banho na cadela?
Não é recomendado que a cadela tome banho antes da primeira semana pós-parto por causa do estresse já vivido. Forçá-la a ser limpa nesse período só irá deixá-la mais esgotada e irritada. Além disso, ela continuará tendo descargas vaginais durante uma semana até 10 dias depois do parto e os filhotes mamando não irão parar de sujá-la. Ou seja, não adianta nada dar banho.
Reprodução/Foto-RN176 Não é recomendado que a cadela tome banho antes da primeira semana pós-parto por causa do estresse já vivido. Forçá-la a ser limpa nesse período só irá deixá-la mais esgo – reprodução shutterstock
O ideal é limpar a cadela com panos úmidos embebidos em água morna ou lenços umedecidos para cães. Isso fará ela se sentir muito melhor, pois eliminará a sujeira e o odor ruim. Ademais, os filhotes não correm o risco de chupar restos de produtos de higiene quando vão mamar. Essa é a forma mais eficaz de manter sua fêmea limpa e sem estresse.
Leia também: 9 sinais de que sua cadela grávida está próxima de dar à luz
Outra dica é manter o espaço em que a família vive limpo também. Retire os restos de fezes, pelos mortos e qualquer sujeira que esteja ao redor da mamãe. Se conseguir, troque os cobertores e almofadas em que dormem por outros limpos. Não deixe de prezar o bem-estar da cadela e de seus filhotes, ainda mais no pós-parto , um período tão complicado.