Ed Motta critica brasileiro “simplório” que vai a seus shows no exterior

ROTANEWS176 E UOL 09/04/2015 15h22

1

Foto-RN176  Ed Motta, que embarca este mês para turnê europeia do álbum “AOR”

Prestes a embarcar em turnê na Europa, o cantor Ed Motta criticou nesta quinta-feira (9), em sua conta no Facebook, o público brasileiro que vai a seus shows fora do país. Segundo o cantor, que no entanto se diz agradecido pela presença de conterrâneos, as pessoas que costumam vê-lo ao vivo no exterior são uma “turma mais simplória”, que não acompanha sua carreira e que é fã de ritmos populares.

“Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada. O negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil. Público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa a gritar nome de time”, desabafou.

Na postagem, o músico afirma ainda que não falará nem cantará em português nas apresentações. Pedir seu primeiro sucesso, “Manuel”, então, nem pensar. “O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês. A divulgação da gravadora, dos promotores é maciça no mundo Europeu, e não na comunidade brasileira.”

No fim, Motta deu um recado para quem planeja vê-lo e é apenas um ouvinte, digamos, mais “ocasional”. “Não gaste seu dinheiro e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica. Esse não é um show para matar a saudade do Brasil. É um show internacional. Que desagradável ter que toda vez dar explicações, e ter que escrever esse texto infame.”

As declarações fortes repercutiram nas redes sociais. Ele chegou a discutir com vários seguidores no Facebook. “Realmente, ser popular no Brasil é para poucos”, escreveu um internauta. “Pra poucos idiotas”, retrucou o cantor.

No início da tarde, o assunto “Ed Motta” foi parar nos trending topics do Twitter, com o cantor sendo alvo de várias críticas.

1Foto-RN176 O cantor Ed mota se desculpa pelo mal entendido pela  sua abordagem agressiva

Sobre o Ed Motta: todo o colonizado se acha refinado quando faz uso de signos da cultura dominante. Quanta pobreza de espírito.

— Carol Marçal (@carolmarcal83) 9 abril 2015

Acho um troço meio patético brasileiro exigindo que brasileiro goste do Brasil. Equivale a, sei lá, eu exigir que vocês gostem de Ed Motta.

— Marlos Ápyus (@apyus) 9 abril 2015

o ed motta tem esse problema que o guilherme arantes também tem, de se enrolar, falar umas bosta, mas no geral ele tem razão

— Danilo Miranda (@mirandanilo) 9 abril 2015

Lingua afiada

Em fevereiro desde ano, o cantor se envolveu em outra polêmica na web, ao criticar duramente a parceria entre Ivete Sangalo e Criolo na homenagem ao seu tio Tim Maia. Ed Motta ficou de fora dos shows. “Mais do que sacanagem, é um desrespeito por gente que dedicou a vida inteira a isso. Vontade de vomitar, que coisa podre”, escreveu.

Em 2011, em visita a Curitiba, ele já havia disparado contra a aparência dos brasileiros. “Em Curitiba, lugar civilizado graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim, porque ooo povo feio o brasileiro [risos]. Em avião dá vontade de chorar [risos]. Mas chega no Sul ou SP, gente bonita compondo o ‘ambiance’ [risos]”

Entre maio e junho, Ed Motta passará pela França, Alemanha, Holanda, Irlanda, Inglaterra, Itália, Áustria e Finlândia, divulgando o álbum “AOR”.