Educação como missão da vida

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 01/02/2020 11:30

 120 anos do nascimento de Josei Toda – parte 1

Nova editoria do BS traz a destemida trajetória do segundo presidente da Soka Gakkai

REDAÇÃO

Fevereiro chegou com uma grande novidade para o leitor do BS. Estamos falando de BS.Doc, nova editoria que trará ampla cobertura de diversos temas relacionados ao Budismo Nichiren e à Soka Gakkai Internacional (SGI). Na estreia, será abordada a trajetória de vida do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda — a infância e a juventude, o encontro com seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi, a fundação da nossa organização, sua iluminação na prisão e muito mais sobre esse ícone da luta em favor da justiça, que em 2020 completaria 120 anos.

Infância e juventude

Reprodução/Foto-RN176 Jin’ichi Toda rodeado por suas três irmãs.

De início, vamos mergulhar nos primeiros anos de sua vida. Nascido no dia 11 de fevereiro de 1900, na cidade de Kaga, província de Ishikawa (Japão), quando criança recebeu o nome de Jin’ichi Toda. Em 1902, a família numerosa, que vivia basicamente da pesca e do transporte, se muda para Hokkaido. Ele era o sétimo filho e foi uma criança muito dedicada aos estudos, por influência do seu irmão mais velho, Sotokichi. Logo, aos 8 anos, ele sofre com a morte justamente desse irmão, vítima de tuberculose.

Reprodução/Foto-RN176 Detalhe de sua casa, a “irori” — típica lareira japonesa (que serve tanto para aquecer a casa quanto para cozinhar) ­— e o quimono azul, costurado por sua mãe, na época em que ele deixou Hokkaido

Anos depois, em 1912, Jin’ichi tem contato com os primeiros textos sobre filosofia, ainda na escola, influenciado por um de seus professores da área de literatura. Apesar de ser um aluno brilhante, em 1915 resolve deixar os estudos e passa a se dedicar aos negócios da família. Não demora muito e começa a trabalhar numa loja de artigos diversos em Hokkaido.

Reprodução/Foto-RN176 Em 1917, enquanto trabalha num comércio em Hokkaido, puxa uma carroça de mercadorias pelos arredores da estação de trem. Nesse período, ele concilia trabalho e estudo

Aos 17 anos, inspirado pela personalidade do seu falecido irmão, Sotokichi, ele decide abraçar definitivamente a educação, o que não seria uma tarefa fácil. O jovem Jin’ichi Toda passou a conciliar trabalho e estudo, aproveitando todo o tempo livre, dedicação que lhe rendeu uma conquista tão sonhada: o certificado de professor. E assim passa a lecionar na Escola Primária Mayachi, também em Hokkaido. Nesse período adota o nome de Jogai.

Reprodução/Foto-RN176 Jogai Toda e alguns dos seus alunos na Escola Primária Mayachi, em Hokkaido

Três anos após iniciar sua jornada na área educacional, um encontro mudaria de vez sua trajetória de vida. Durante uma ida a Tóquio, Jogai Toda foi apresentado ao educador Tsunesaburo Makiguchi (1871—1944), ocasião em que travaram um longo diálogo sobre práticas e pesquisas na educação. Encantado com as ideias de Makiguchi, a quem passou a considerar como seu mestre, ele deixa a função na Escola Mayachi e se muda para Tóquio, conseguindo uma vaga temporária de três meses para lecionar na Escola Primária Nishimachi, dirigida por Makiguchi.

Reprodução/Foto-RN176 Aos 17 anos, tendo em suas mãos a certificação para trabalhar como professor primário

Conhecendo o Budismo Nichiren

Os próximos anos foram decisivos para Jogai Toda, que viveria tanto a sorte quanto os reveses. Após uma série de mudanças, em 1922, ele encerra a carreira como professor primário para abrir a própria escola particular. No mesmo ano, casa-se com Tsuta Urata e, no ano seguinte, corajosamente, funda a própria escola, mais tarde chamada Jishu Gakkan. Ainda em 1923, Jogai Toda e Tsuta Urata tiveram sua primeira filha, Yasuyo, que viveu apenas um ano. A causa da morte foi tuberculose, que o casal descobriu ter contraído também. No final de 1926, Tsuta falece dessa doença.

Reprodução/Foto-RN176 Com algumas de suas alunas, em frente à Escola Jishu Gakkan, a qual inclui aulas de inglês no currículo escolar

Reagindo a todos os desafios existenciais, Jogai Toda conclui o curso preparatório da Universidade Chuo, em 1928, mesmo ano em que Tsunesaburo Makiguchi conhece o Budismo de Nichiren Daishonin e começa a seguir essa filosofia. Ao tomar conhecimento desse ensinamento, ele acompanha seu mestre e inicia a prática budista. Aprofundando-se no estudo do budismo, Makiguchi percebe proximidade entre sua forma de pensar e o Budismo Nichiren e fortalece a teoria educacional à qual vinha se dedicando havia anos para consolidar uma educação em que a criança se torna feliz enquanto aprende. Em 1930, dialogando sobre essa teoria com seu mestre, ele sugere o título de “Pedagogia da Criação de Valor”.

Em meio a tudo isso, Jogai Toda abre a própria editora e passa a publicar algumas obras de sua autoria. Reunindo a experiência na área, em 18 de novembro de 1930, lança o primeiro volume da obra Sistema Pedagógico de Criação de Valor, de autoria de Makiguchi, fato que marca a fundação da Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor] precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor].

Reprodução/Foto-RN176 Toda e seu mestre fundam a Soka Kyoiku Gakkai. Em seu diário ele escreveu: “Tsunesaburo Makiguchi me conduziu à iluminação”

Muito mais está por vir

Essa história não acaba aqui, é só o começo de uma trajetória fantástica que o BS contará em mais três partes. Nas próximas edições, conheceremos um pouco mais sobre esse grandioso ser humano, um dos nomes que revolucionou os parâmetros da educação. Acompanhe conosco essa história.

1900 a 1930 – Os trinta primeiros anos do educador

11 de fevereiro de 1900 Em Kaga, Ishikawa (Japão), nasce Jin’ichi Toda, sétimo filho do casal Jinshichi (pai) e Su’e (mãe). Em 1902, a família se muda para Hokkaido.

1908 Morre Sotokichi, irmão de Jin’ichi, positiva influência em seus estudos.

1912 Em março desse ano, Jin’ichi Toda se forma na Escola Primária de Atsuta e, em abril, ingressa no curso sênior. Em 1914 se forma com as notas mais altas da instituição.

1917 Ao visitar o túmulo do seu irmão Sotokichi, e inspirado pelo seu exemplo, resolve se tornar professor. Após conquistar as certificações necessárias, inicia suas atividades como educador da Escola Primária Mayachi, em Yubari, Hokkaido. É nesse período também que muda seu nome para Jogai. Decide se dedicar à carreira de educador.

1920 Em Tóquio, conhece Tsunesaburo Makiguchi, a quem passou a considerar como seu mestre. Deixa o trabalho na Escola Mayachi e inicia trabalho temporário na Escola Primária Nishimachi.

1922 Casa-se com Tsuta Urata e um ano depois o casal tem sua primeira filha, Yasuyo. Em 1924 a criança falece de tuberculose. Em 1926, Tsuta falece vítima da mesma doença.

1928 Conclui o curso preparatório da Universidade Chuo, e ingressa na Faculdade de Economia. Naquele mesmo ano, Tsunesaburo Makiguchi conhece o Budismo de Nichiren Daishonin e se converte. Mais tarde, Jogai Toda também adere à prática.

Reprodução/Foto-RN176 Educador, pacifista e segundo presidente da Soka Gakkai entre 1951 e 1958.

1930 Publica o Guia Dedutivo de Aritmética, que se torna um tipo de “best-seller” no Japão, com mais de um milhão de exemplares vendidos. Em 18 de novembro daquele mesmo ano, lança o primeiro volume da obra Sistema Pedagógico de Criação de Valor, de autoria de Tsunesaburo Makiguchi, marco da fundação da Soka Gakkai.

Fontes:

Site: joseitoda.org

Nova Revolução Humana, v. 7

Josei Toda: O Grande Caminho de Mestre e Discípulo, Japão: Ushio Shuppansha, 2001.