ROTANEWS176 E POR OVNHOJE 31/10/2021 10:12
Um robô artista chegou a uma exposição nas pirâmides do Egito depois que seu fabricante britânico disse que a segurança do aeroporto reteve sua criação por 10 dias, sob suspeita de que poderia fazer parte de um plano de espionagem.
Reprodução/Foto-RN176 Ai-Da é um robô humanóide considerado o primeiro artista de robôs ultra-realistas do mundo. Concluído em 2019, Ai-Da é um robô de inteligência artificial que faz desenhos, pinturas e esculturas. Ela tem o nome de Ada Lovelace.
O lançamento veio a tempo da andróide, que atende pelo nome de Ai-Da, mostrar seu trabalho ao lado de artistas humanos em um show que estreia quinta-feira (21) nas pirâmides de Gizé. Horas antes, o robô estava sob custódia de guardas de fronteira egípcios por temores de segurança sobre as câmeras em seus olhos que a permitem pintar, de acordo com seu criador, o galerista Aidan Meller, que disse à mídia do Reino Unido que o embaixador britânico interveio.
Ele disse ao Guardian:
“Eu realmente não consigo arrancar os olhos dela. Vamos ser bem claros sobre isso. Ela não é uma espiã. ”
Algumas pessoas aproveitaram a oportunidade para observar que o robô se saiu melhor do que milhares de pessoas, incluindo advogados e jornalistas, que enfrentaram detenção no Egito, onde defensores dos direitos humanos há muito instam as autoridades a aliviar a repressão. Esses grupos pediram aos Estados Unidos que criem condições mais duras para os milhões de ajuda que vão para o Egito.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores egípcio não respondeu imediatamente na quinta-feira a um pedido de comentário sobre relatórios a respeito do robô, que chegou de carga aérea.
Em nota, a Embaixada Britânica no Cairo não esclareceu se os diplomatas intervieram.
A nota disse:
“Os procedimentos de liberação alfandegária podem ser demorados e são necessários antes da importação de qualquer obra de arte ou equipamento de TI. A Embaixada está satisfeita em ver que este caso específico já foi resolvido.”
A consultoria de arte que está apresentando a mostra, com os ministérios do Turismo e das Relações Exteriores do Egito, disse que o robô estava se juntando à primeira exposição de arte contemporânea a acontecer nas pirâmides.
Ai-Da – anunciada como a primeira artista de robôs do mundo – gerou debates sobre os limites da inteligência artificial desde que os programadores e psicólogos concluíram a construção da humanóide em 2019. Com a máquina dando entrevistas à mídia e exibindo obras de arte em museus de Londres, também levantou questões sobre o significado da criatividade humana.
RN176; Assista o vídeo da Ai-Da fazendo o que ela foi programada para fazer com perfeições em sua capacidades. Dê sua opinião referente a o Androide Ai-Da?