ROTANEWS176 24/05/2025 10:30 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Com avanços contínuos marcados pela esperança ilimitada, Divisão Feminina da Soka Gakkai chega aos 74 anos.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
Imaginemos a jornada de uma menina nascida em uma família simples, com o pai sendo operador de trator, enquanto a mãe trabalha numa indústria têxtil. O pai da garota foi mandado para a guerra, quando ela tinha 2 anos, e lá morreu. Aos 16 anos, ela teve de trocar a sala de aula pelo trabalho em uma fábrica para ajudar a manter a casa. Com o sincero incentivo de sua mãe a jamais abandonar os sonhos, aos 26 anos, Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a ir ao espaço. Essa emocionante história nos é apresentada em artigo do presidente Ikeda. Ele a conheceu em 1975 e ficaram amigos a partir de então. A esperança plantada no coração de uma pessoa frutifica-se infalivelmente.
Ao superar desafios significativos, a mulher no século 21 é reconhecida como uma força vital para a sociedade. No campo da ciência, por exemplo, o Brasil é o terceiro país com maior participação feminina, atrás apenas da Argentina e de Portugal (52%). Esses são dados da Agência Bori e Elsevier,1 que mapeia a produção científica mundial. O relatório indica ainda que dos 407 mil alunos de mestrado e doutorado no Brasil, 224 mil são mulheres, totalizando 55% dos matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu. A resiliência, a empatia, a força de propósito são apenas alguns dos atributos presentes nas jornadas de mulheres vitoriosas, assim como aquelas que também estão ao nosso lado o tempo todo. Suporte e amor sem medidas.
Heroínas Soka
As mulheres, sem dúvida, foram as principais vítimas do pós-guerra no Japão. Ao valorizar a força inata a cada uma delas, a primeira ação tomada por Josei Toda na reconstrução da Soka Gakkai foi a criação de uma comissão da Divisão Feminina (DF). No dia 10 de junho de 1951, passados apenas seis anos do fim da guerra que devastou o país, ele reuniu modestas 52 mulheres em um restaurante francês, tornando-se o marco de fundação da DF. “Doravante, quero que lutem junto comigo para comprovar de que maneira a prática da Lei Mística irá desabrochar no futuro”. Essas foram as palavras de Toda sensei. Os lírios-brancos nas mesas e a chama acesa de um futuro de felicidade concreta estão nas cenas descritas na Revolução Humana , de autoria de Ikeda sensei, cujo capítulo não por acaso intitula-se “Incontida Alegria”.
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
A esperança fez morada no coração, a determinação de não recuar sedimentou-se e as mulheres Soka criaram a história, que completa 74 anos no mês de junho. Ao longo dos anos, fortalecendo o papel da mulher, valorizando suas ações e impulsionando-as na vanguarda do movimento pela paz no mundo, Ikeda sensei iluminou o futuro. Em um discurso proferido em 2001, ele já defendia:
Seja um país, uma companhia ou uma organização, prosperará aquele que der total e livre liberdade à capacidade e aos talentos das mulheres. Essa é uma corrente global. A SGI assumiu a liderança nesse movimento. E quero enfatizar que devemos dar-lhe continuidade no futuro.2
Empoderadas, sim!
No Brasil, as preciosas rainhas da felicidade adornam-se, neste mês comemorativo, com as cores vibrantes da empatia que exalam no lar, no trabalho e nos blocos e comunidades da BSGI. Validam dessa maneira o direcionamento do eterno mestre de que “Nós criamos a esperança, e ela existe dentro de nós. A fé é a ilimitada esperança”.3
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
Unem-se, aproximam-se das amigas e triunfam sobre as adversidades sempre com o sorriso no rosto. Inspiradas pela Sra. Kaneko Ikeda e na mesma sintonia das veteranas que cravaram na alma o ensinamento do buda Nichiren Daishonin de que “O inverno nunca falha em se tornar primavera”.4
Dessa maneira, as rainhas dão realce às palavras do Mestre ditas em mensagem comemorativa dos 71 anos da DF, há três anos. “Por favor, sem exceção, trilhem decididamente uma existência feliz, abrindo e criando, de forma sábia, o dia a dia cheio de valor”.5
Neste mês de maio, em que celebramos os sessenta anos do Brasil Seikyo e da Editora Brasil Seikyo (EBS), rendemos nosso sincero agradecimento a elas, as rainhas do incentivo, do sorriso e da esperança. E, assim como nas palavras da coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Selma Inoguti, que o encontro comemorativo de junho próximo seja um marco de renovação e de inspiração de mudança rumo aos 75 anos em junho de 2026! “Façam de todos os dias os melhores da sua vida e vivam ‘Mais um Dia Feliz’, com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza)”, estimula Selma.
Com a mais elevada consideração, nosso muito obrigado! Parabéns à Divisão Feminina da BSGI.
Veja matéria para os encontros da Divisão Feminina. Clique aqui.
Livros dedicados às mulheres pelo presidente Ikeda
Livro Flores da Felicidade, volume 1
Livro Flores da Felicidade, volume 2
Livro Flores da Felicidade, volume 3
Livro 365 dias — Frases para Mulheres
Livro Dedico às Mulheres Palavras do Coração
Livro Ensaio sobre as Mulheres
Notas:
- Disponível em https://abori.com.br/relatorios/em-direcao-a-equidade-de-genero-na-pesquisa-no-brasil/ Acesso em: 14 maio 2025.
- Brasil Seikyo, ed. 1.615, 11 ago. 2001, p. A3.
- Idem, ed. 1.641, 23 fev. 2002, p. A3.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 559, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.611, 28 maio 2022 p. 3.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO