Elon Musk e Steve Wozniak exigem que parem os experimentos de IA

ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 30/03/2023 23:03

O CEO do Twitter e da Tesla, Elon Musk, e o cofundador da Apple, Steve Wozniak, estão entre os mais de 1.100 signatários de uma carta aberta pedindo uma moratória de seis meses no desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial  (IA) avançada.

 

Reprodução/Foto-RN176 Elon Musk e outros receiam que a IA possa causar mais danos do que benefícios.

A carta pede às empresas de tecnologia que parem de treinar sistemas de IA que seriam mais poderosos do que o último grande sistema de processamento de linguagem conhecido como GPT-4.

De acordo com a revista Fortune, o poder da IA tende a se correlacionar com o tamanho do modelo e o número de chips de computador especializados necessários para treiná-lo.

Musk tem falado abertamente sobre a ameaça irrestrita da IA ​​à humanidade e foi cofundador original do laboratório de pesquisa sem fins lucrativos OpenAI em 2015. Ele rompeu com a empresa em 2018 e desde então tem criticado a aceitação de bilhões de dólares pela empresa em investimento da Microsoft.

Outros signatários da carta aberta incluem Emad Mostaque, fundador e CEO da Stability AI, e Connor Leahy, CEO da Conjecture. Evan Sharp, cofundador do Pinterest, e Chris Larson, cofundador da empresa de criptomoedas Ripple.

Modelos de fundações grandes geralmente são treinados em grandes quantidades de texto, imagens e vídeos selecionados da Internet e podem executar muitas tarefas sem treinamento específico. ChatGPT, Bing da Microsoft e Bard do Google são alimentados pelos modelos.

O potencial desses sistemas causou medo em muitos com receio do potencial de perda de empregos e é um assunto das negociações contratuais em andamento do Writers Guild of America com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP). No início deste mês, a WGA disse que sua proposta de regular o uso de material produzido com inteligência artificial ou tecnologias semelhantes busca garantir que as empresas não possam usar a IA para minar os padrões de trabalho dos escritores, incluindo compensação, resíduos, direitos separados e créditos.

(Fonte)