ROTANEWS176 13/10/2023 08:20 INCENTIVO DO LÍDER Por Miguel Shiratori
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração de matéria – Ilustração: GETTY IMAGEM
Estimados membros da BSGI, cumprimento a todos pela significativa passagem dos 63 anos de fundação da nossa organização, ocorrida em 19 de outubro de 1960. Naquele ano, Ikeda sensei, em sua primeira viagem ao exterior, após uma longa jornada iniciada no dia 2 de outubro, percorreu a América do Norte, onde as condições de sua saúde se agravaram em razão do desgaste da viagem. Os integrantes de sua comitiva lhe recomendaram cancelar a viagem ao Brasil, mas a decisão de prosseguir foi mais forte e ele respondeu com veemência:
Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. O senhor sabe perfeitamente que um dos propósitos principais desta viagem ao exterior é a visita ao Brasil. Chegamos até aqui exatamente para isso. Não posso desistir no meio do caminho. Houve alguma vez que o presidente Toda recuou em meio a uma luta? Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou! Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura poderia haver nisso?!1
Assim, Ikeda sensei dedicou a vida para estabelecer o Budismo de Nichiren Daishonin no Brasil. Ao longo de 63 anos, ele nos desenvolveu e nos ensinou a religião da revolução humana. Ele fez da organização no país a pioneira do kosen-rufu fora do Japão, a qual se tornou, hoje, uma organização modelo do mundo, destacada por Ikeda sensei como “Brasil, Monarca do Mundo!”.
Portanto, estamos vivendo um momento glorioso da luta conjunta de mestre e discípulo, realizada há seis décadas por nossos pioneiros, pais e avós. O aspecto atual de desenvolvimento do nosso movimento é resultado da solidariedade e do empenho de todos na prática da fé nos blocos e nas comunidades, seguindo as orientações e o estudo dos ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin.
Em recente mensagem por ocasião dos trinta anos de sua quarta visita ao Brasil, Ikeda sensei dedicou as seguintes palavras:
Em meio aos incessantes desafios que o mundo enfrenta, os companheiros do Brasil, com a união harmoniosa de “diferentes em corpo, unos em mente” e com o desafio de transformar veneno em remédio, vieram transmitindo encorajamentos de grande esperança.2
Depois de suplantarmos a pandemia da Covid-19, como membros da BSGI, estamos exercendo a prática da fé e desafiando as circunstâncias, buscando estabelecer nossa felicidade e a daqueles ao nosso redor. São estas as mais importantes ações do cotidiano em prol da Lei, das pessoas e da sociedade.
Na mesma mensagem, o presidente Ikeda orienta:
(…) Esse sublime trabalho do Buda somente pode ser cumprido por nós. Então, avançando corajosamente pelo grande caminho do kosen-rufu de profunda missão, junto com a Gakkai e os companheiros, vamos continuar transmitindo incentivos com o espírito de prezar uma única pessoa e sem deixar ninguém para trás!3
Celebrando esse marco importante dos 63 anos de fundação da BSGI, vamos orar daimoku em gratidão, seguindo sempre as orientações de Ikeda sensei. Assinalemos uma nova e revigorante partida rumo ao ano 2030, centenário da Soka Gakkai.
Sinceros votos de muita saúde, prosperidade e felicidade a todos e aos seus familiares.
Miguel Shiratori
Presidente da BSGI
Ilustração: GETTY IMAGES
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Raios Benevolentes. Nova Revolução Humana. v. I. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.636, 10 jun. 2023, p. 3.
- Ibidem.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO