ROTANEWS176 E POR AIRWAY 05/09/2022 11:53 Por Thiago Vinholes
Sistema MAFFS II usado na aeronave multimissão da Embraer pode descarregar até 11.300 litros de água em áreas de incêndios
Reprodução/Foto-RN176 Choveu em Gavião Peixoto! O C-390 pode descarregar 11.300 litros de água sobre incêndios (Embraer)
A Embraer anunciou nesta segunda-feira (5) que concluiu com sucesso os testes da campanha de certificação do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês) integrado a aeronave multimissão C-390 Millennium. As provas foram conduzidas a partir da sede da fabricante em Gavião Peixoto (SP).
De acordo com a Embraer, o MAFFS II pode descarregar até 11.300 litros de água, com ou sem retardante de chamas. O sistema, fornecido pela empresa norte-americana United Aeronautical Corporation, é composto por cinco tanques de água e dois tubos de lançamento que se projetam pelas portas laterais na porção traseira da aeronave. O equipamento é uma evolução do MAFFS do mesmo fornecedor, que é empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nos turboélices C-130 Hercules em missões de combate a incêndios.
O MAFFS II é projetado para ser compatível com o Sistema de Manuseio de Carga do C-390. Por isso, ele pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave. A bordo, o equipamento requer apenas energia elétrica do avião para funcionar.
Reprodução/Foto-RN176 KC-390, ainda com registro civil, equipado com o sistema MAFFS II (Embraer)
“A conclusão destes ensaios, que incluíram diversos lançamentos em voo, além de comprovar a capacidade de integração do sistema com a aeronave, também demonstra os excelentes aspectos de qualidade de voo e manobrabilidade, extremamente necessários a esse tipo de operação em baixas velocidades”, destacou a Embraer.
O C-390 será um dos “aviões cisterna” mais modernos no mercado, se não o mais avançado. O avião fabricado no Brasil é o primeiro dessa categoria equipado com controles 100% computadorizados (fly-by-wire), o que segundo a Embraer “reduz a carga de trabalho da tripulação em missões de combate a incêndios, melhorando a eficiência da operação”. A fabricante ainda destaca a velocidade da aeronave, o que “garante um menor tempo de trânsito e projeção da capacidade a longa distância, para rápida contenção do fogo”.
A FAB não informou quantos kits MAFFS II serão adquiridos para emprego nos KC-390. Atualmente, a força dispõe de dois sistema MAFFS de primeira geração para aplicação do C-130.