ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2023 15:10 CADERNO ESPECIAL DO JBS – REDAÇÃO/COLABORAÇÃO LOCAL
Mesmo com grandes dificuldades como a pandemia da Covid-19 e as chuvas torrenciais que caíram sobre a região em fevereiro, os membros da BSGI no litoral norte paulista não esmorecem e seguem difundindo o budismo e seus ideais humanísticos.
Reprodução/Foto-RN176 Encontro da RM Litoral Norte com a participação do presidente da BSGi, Miguel
Duas das atividades recentes promovidas pelos membros da RM Litoral Norte e, mais especificamente, do Distrito Cidade de São Sebastião, dão o tom do entusiasmo e resiliência que caracterizam seus esforços.
Reunião de palestra
No dia 26 de fevereiro, alguns dias após a tempestade que caiu sobre a região e apesar das imensas dificuldades, integrantes dos Blocos Boiçucanga e Camburi realizaram uma reunião de palestra conjunta para se incentivarem, estudarem o budismo e se fortalecerem com os direcionamentos de Ikeda sensei, a fim de ultrapassarem o momento atual e continuarem construindo uma vida de felicidade indestrutível. Encontravam-se ali participantes cuja residência havia sido invadida pelas águas da enchente, mas, conscientes da missão e da importância de desafiar as circunstâncias, limparam a casa e partiram para dialogar com os companheiros compartilhando experiências que engrandeceram a vida de cada um deles com nova determinação.
Encontro do distrito
A convocação repentina não foi obstáculo para mais de noventa pessoas, entre membros do Distrito Cidade de São Sebastião e de outras organizações da RM Litoral Norte, encontrarem-se, ainda que virtualmente, para fazer uma atividade decisiva para a vitória de todos. A reunião de palestra do Litoral Norte, realizada na terça-feira, dia 28 de fevereiro, contou com a participação, o apoio e os incentivos do presidente da BSGI, Miguel Shiratori.
Uma frase chamava a atenção no convite do encontro: “Juntos somos mais fortes!”. Essa decisão permeou a reunião, que foi aberta com as palavras de Maria Zena Rocha Nascimento, responsável pela DF de bloco, citando um trecho do romance Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda:
Coragem é algo que todos possuem, é a chave para abrir a porta do inesgotável tesouro chamado “felicidade”. Porém, a maioria das pessoas veda essa porta e acaba vagando pelas ondas da ilusão, da fraqueza e da covardia. Espero que todos vocês manifestem a coragem e aniquilem a covardia do coração. Aí se encontra a principal causa para conquistar a vitória na vida.1
A atividade contou com relatos de representantes da organização, os quais falaram sobre os momentos de dificuldades enfrentados durante os eventos relativos à tormenta que assolou a região e como desafiaram essas adversidades com base na prática do daimoku, na união e na solidariedade. Veja alguns desses relatos nesta edição.
Rosa Angélica Maria e Ayrton Machado, respectivamente responsável pela DF e responsável pelo distrito, discorreram sobre o tema do encontro, “Coragem”. Ambos citaram o diálogo de Ikeda sensei com o historiador britânico Arnold J. Toynbee (1889–1975).
Rosa destacou o conceito de autodomínio como fator primordial para ultrapassar as crises e os momentos de dificuldades, tanto na vida pessoal como no convívio coletivo. Traçou um paralelo com o conceito de revolução humana abraçado pela Soka Gakkai, que consiste em transcender as próprias fraquezas e os limites com base na prática budista para conquistar autonomia ante ao ambiente exterior e concretizar a verdadeira felicidade.
Reprodução/Foto-RN176 Diálogo durante a reunião de palestra dos Blocos Camburi e Boiçucanga
Já Ayrton falou sobre o enfrentamento dos desafios da vida, como as ondas do mar se tornam mais fortes quanto maior for a resistência que encontram. Da mesma forma, citando incentivos de Ikeda sensei, conclamou todos a manifestar força e energia vital para sobrepujar as dificuldades, fortalecendo-se internamente.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, manifestou solidariedade pelo momento de dificuldades, incentivando todos a vencer com base da recitação do daimoku. Citou o exemplo da ilha de Okinawa, que se transformou de um palco de terríveis batalhas durante a Segunda Guerra Mundial para uma terra de paz, onde florescem muitas pessoas de valor que praticam o Budismo de Nichiren Daishonin. Também falou sobre o princípio budista de “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” (hosshaku kempon) para destacar que agora é o momento da transformação e da superação, revelando o ilimitado potencial que cada um possui na própria vida. Expressou que companheiros de todo o país estão orando pelo bem-estar dos membros do litoral norte paulista e que a BSGI está com eles nessa jornada, apoiando de perto.
Diva de Moraes Santos, conselheira de distrito, proferiu suas palavras de agradecimento a todos, encerrando a atividade histórica para o kosen-rufu da região.
No topo: encontro da RM Litoral Norte com a participação do presidente da BSGi, Miguel Shiratori.
Fotos: Colaboração local