Energia vital

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 10:45  

DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS

Não é tarefa simples enxergar o mundo pelos olhos do outro, principalmente porque, ainda que olhemos para a mesma cena, não vemos a mesma coisa.


Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Pesquisas que investigam o reino animal fazem cada vez mais descobertas sobre como os bichos distinguem o ambiente. Existem dados que revelam que, no escuro, os animais não enxergam apenas tons cinza como os humanos, mas têm a capacidade de notar as cores, podendo achar comida ou se proteger durante a noite.1 Outra curiosidade apontada por pesquisadores é que insetos e aves pequenas percebem o mundo em câmera lenta. Eles conseguem distinguir as cenas e assim escapar de grandes predadores, já que os observam cuidadosamente.2

Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), no livro Vida, Um Enigma, Uma Joia Preciosa, também falou sobre as diferenças de percepções, descrevendo as amebas e as minhocas que só conseguem sentir a presença da luz, e captam apenas uma vaga impressão da claridade e da escuridão. Enquanto uma libélula é capaz de reconhecer um ácaro de imediato e assim se alimentar. Ele conclui:

Dependendo da natureza da vida, o ambiente pode tomar uma infinidade de formas. (…) Em resumo, a natureza daquilo que é visto depende de quem a observa.3

Ikeda sensei explica que, entre os seres humanos, temos a capacidade de enxergar praticamente as mesmas coisas no mundo físico, mas a imagem que formamos daquilo que vemos depende da nossa energia vital. Manifestá-la vigorosamente é a maneira de aprimorar nossa visão sobre aquilo que está diante dos nossos olhos.

Os encontros com os amigos Soka são fonte que revitalizam nossa vida e fazem com que ajuste­mos o nosso olhar sobre a realidade. Sobre isso, o Mestre afirma:

As comunidades da Soka Gakkai podem ser chamadas de oásis da revitalização. Alicerçados no rugido do leão do daimoku dos seus companheiros, aqueles que enfrentam até mesmo o mais difícil dos obstáculos conseguem manifestar vigorosa energia vital para transformar suas circunstâncias com coragem. Hoje, o som da nossa família Soka recitando Nam-myoho-renge-kyo envolve o mundo inteiro sem cessar.4

Makiguchi sensei e Toda sensei, ao fundarem a Soka Gakkai há 92 anos, certamente enxergavam o futuro do mundo com esperança. E o Brasil Seikyo celebra o aniversário de fundação desta organização, convidando você a aprimorar o olhar sobre todas as coisas, evidenciando sua máxima energia vital.

Ótima leitura!

Notas:

  1. BBC News Brasil. Animais que Enxergam no Escuro Intrigam Cientistas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141203_vert_earth_cores_escuro_dg#:~:text=Com%20base%20em%20pesquisas%2C%20por,mesmo%20na%20escurid%C3%A3o%20quase%20totalAcesso em: 4 nov. 2022.
  2. BBC News Brasil. Animais Pequenos Veem o Mundo em Câmera Lenta, diz estudo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/09/130916_animais_pequenos_mh_ccAcesso em: 4 nov. 2022.
  3. IKEDA, Daisaku. Vida, Um Enigma, Uma Joia Preciosa. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 47-48.
  4. Terceira Civilização, ed. 619, mar. 2020, p. 4-7.