Engenheiros da felicidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  03/04/2021 06:31

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, incentivava os jovens dizendo: “Gênio é sinônimo de esforço constante.”1 A vida é uma grande construção e a juventude é a época para edificar as bases. Ao ver a imponência de um edifício, sempre refleti sobre o esforço empreendido para que a construção fosse possível.

Estudei durante cinco anos e então me graduei em engenharia civil. Ainda na época da faculdade, passei a acompanhar as obras como estagiária. Muitas coisas me encantavam nesse ambiente, a concretagem era uma delas. No dia de bater a laje, o tempo do relógio e o clima eram cruciais, porque interferiam diretamente na performance do cimento. Vivendo nesse universo, já presenciei muitas coisas curiosas, mas uma que nunca vi foi um prédio ser construído de cima para baixo. Toda obra parte da fundação e ninguém precisa ser do mundo da construção civil para saber disso.

Com este empreendimento que é nossa organização não é diferente. Os três Mestres vislumbraram o projeto e construíram cada elemento. O que sustenta esta grandiosa estrutura é a fundação onde ela está assentada. Sua formação institucional tem como base os blocos e as comunidades. Sua composição espiritual tem como alicerce a unicidade de mestre e discípulo.

Assim como na construção de um edifício, a solidez da organização também é garantida por alguns fatores. Ikeda sensei ensina que o bloco deve ser um solo com fonte inesgotável de nutrição espiritual para atingirmos o estado de buda. Isso significa que deve ser um local em que emanam incentivos que aquecem e revitalizam o coração das pessoas. A consistência e a força do bloco são medidas pela felicidade de seus membros e somente cada pessoa é capaz de fazer essa análise sobre si, questionando-se sobre a sua felicidade.

Apesar de ser um conceito subjetivo, nosso mestre indica seis condições para a felicidade: 1. Plena realização, 2. Possuir uma profunda filosofia, 3. Ter convicção, 4. Viver alegre e vibrantemente, 5. Coragem e 6. Tolerância.2

A resistência do empreendimento que é a nossa maravilhosa organização surge da combinação desses pontos e de ações consistentes que garantam o fortalecimento da nossa prática individual, ao mesmo tempo em que incentivamos nossos companheiros.

Ikeda sensei esclarece como cimentar, isto é, consolidar a organização:

Em primeiro lugar, tenha a forte determinação de tornar cada membro da comunidade feliz. Tente se tornar também uma pessoa com quem todos queiram conversar, alguém que se preocupa sempre em como fazer cada um evidenciar seu potencial. De agora em diante a organização (…) irá avançar na mesma proporção da sinceridade de sua fé e de suas ações.3

Como engenheiros, ou melhor, construtores e elaboradores da nossa organização, vamos fortalecer sua estrutura institucional e espiritual, a partir de sua fundação, os blocos e as comunidades. A maneira de fazer isso? Tornando-se feliz e incentivando cada pessoa para que ela seja feliz também.

Livia Harumi Endo

Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.145, 25 ago. 2012, p. A9.

2.NE: Leia explicação completa sobre esses itens na matéria da Divisão Feminina, nesta edição.

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 53.