ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 01/02/2020 11:50
Encontro com o Mestre
Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI. Em sua primeira visita à cidade de Matsue, em Shimane, Ikeda sensei escreve a caligrafia “A voz executa o trabalho do Buda” (Japão, 23 abr. 1960) – – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Com a inauguração do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai, um renovado sentimento de esperança se expande para o mundo inteiro. O prédio representa também a consolidação dos ideais dos nossos mestres Soka. No Encontro com o Mestre desta edição, aprenderemos sobre como manifestar força e convicção para a concretização dos nossos objetivos por meio da prática da fé.
Brilhem junto com o Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai
- DAISAKU IKEDA
Na manhã de 28 de setembro [de 2019], de um límpido céu azul, fui ao prédio recém-construído do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai. Recitei gongyo e daimoku na Sala Debate de Palavras, local reservado para oração, e ofereci profunda e fortemente minhas orações do juramento seigan:
Criem cada vez mais novas ondas do kosen-rufu mundial, a partir deste novo “castelo do debate de palavras” de mestre e discípulo!
Hasteiem a bandeira do humanismo e da dignidade da vida e expandam a luz da esperança, a luz da eterna tranquilidade e a luz da paz!
E, a começar pelos leitores do Japão e também do mundo inteiro, desejo que todas as pessoas que têm alguma relação com o Seikyo tenham saúde e boa sorte!
Em especial, enviei forte daimoku aos “heróis sem coroa”, que entregam nosso Seikyo, com o desejo de que jamais sofram acidentes ou incidentes.
Na biblioteca, vi também os revigorantes comerciais de TV do Seikyo Shimbun. Esses anúncios também podem ser vistos em publicações do Japão e do exterior, como jornais e revistas.
É fato que a versão eletrônica, o Seikyo Online, já é acessada em 198 países e territórios. Como meu mestre, Josei Toda, deve estar feliz! Certa vez, ele disse: “Quero fazer com que [o Seikyo Shimbun] seja lido pelas pessoas de todo o Japão e do mundo”.
Reprodução/Foto-RN176 Josei Toda era um homem visionário e um de seus sonhos era expandir os princípios do Budismo de Nichiren Daishonin e os ideais da cultura Soka pelo mundo. Para cumprir essa nobre missão, foi lançado o jornal Seikyo Shimbun, como uma espada afiada que corta a ignorância e a apatia, o qual atualmente alcança 5,5 milhões de pessoas. Dessa forma, o Seikyo, diariamente incentiva seus leitores a vencer suas mais difíceis circunstâncias e a entrar em ação. Assim, desde que foi fundado, no dia 20 de abril de 1951, ele cumpre sua missão e hoje não é mais restrito aos leitores japoneses, mas alcança pessoas de 198 países, tendo como marco o Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai. Mais que um jornal budista, o Seikyo Shimbun e suas publicações irmãs espalhadas pelo mundo são a prova de que é possível transformar nobres sonhos em uma dourada realidade. Na foto, fachada do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai, em Shinanomachi (Tóquio, 19 dez. 2019)
Nosso jornal foi fundado de forma precursora, pouco antes da posse de Toda sensei como segundo presidente da Soka Gakkai. Na época, era produzido no seu escritório em Hyakunincho, Shinjuku, tempos depois transferido para um prédio em Ichigaya. Ao conversar com minha esposa, recordei-me com profunda emoção dos árduos, mas também alegres, dias em que editava o jornal junto com meu mestre numa pequenina sala.
Avanço e mais avanço
O dia 28 de setembro de 1970 foi, na verdade, a data de inauguração do edifício-sede do Seikyo Shimbun, o qual veio sendo utilizado até agora. Misticamente, completam-se cinquenta anos a partir de então. Naquele período, ocorreu a chamada “questão da liberdade de expressão”, e por não ser compreendida, a Soka Gakkai foi exposta a críticas. Em meio a isso, o edifício-sede do Seikyo Shimbun foi inaugurado — o castelo que se ergueu resolutamente contra aquele vendaval. Por ocasião da inauguração, declarei:
Vamos dar partida também com um novo coração. O maior requisito para fazer um bom jornal é seguir dia a dia rompendo a própria inércia. Cada dia é uma luta. (…) É avanço, avanço e mais avanço.
Passado meio século, desejo que, renovando o coração para uma nova revolução humana, enviem esperança e coragem para um novo avanço.
Hasteando a espada que rompe com o mal
Registrei na “Placa do Triunfo de Mestre e Discípulo”, afixada no hall de entrada do andar térreo do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai:
Tenho certeza de que, deste grande castelo do debate de palavras de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” e do kosen-rufu mundial, será emitido o “rugido do leão” da luta conjunta de mestre e discípulo por toda a eternidade.
Em se falando de “rugido do leão”, consta que os discípulos que se reuniram diante de Shakyamuni no capítulo “Encorajamento à Devoção”, do Sutra do Lótus, “ecoaram o rugido do leão e fizeram um juramento”.1
Ou seja, foram expressas como “rugido do leão” as palavras dos discípulos que realizaram o forte juramento seigan de propagar o Sutra do Lótus, tendo como palco o mundo das dez direções na era maléfica, após a morte do Buda.
Sobre esse profundo significado, no escrito Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, o buda Nichiren Daishonin nos ensinou:
O primeiro shi [que significa “mestre”] da palavra shishi, ou “leão”, é a Lei Mística transmitida pelo mestre. O segundo shi [que significa “criança”] é a Lei Mística como é recebida pelos discípulos. O “rugido” é a voz do mestre e de seus discípulos em recitação uníssona. (OTT, p. 111)
O “rugido do leão” não corresponde a outra ação senão recitar a Lei Mística com o coração da “unicidade de mestre e discípulo” (shitei funi), e continuar a emitir o brado da justiça.
O que os discípulos mostraram emitindo o “rugido do leão” no capítulo “Encorajamento à Devoção”? Justamente o juramento seigan de não se curvar às opressões dos “três poderosos inimigos” e manter ininterruptamente a luta de “não poupar a própria vida” (fuji-shaku-shin-myo).
Conforme os membros da Divisão dos Jovens estudaram, por ocasião do Exame de Budismo, [as perseguições dos] “três poderosos inimigos” são:
- Insultos e calúnias dos leigos arrogantes.
- Perseguição ocasionada pelo clero arrogante e de sabedoria maléfica.
- É a perseguição realizada pelo clero arrogante de alta posição que são respeitados e venerados como sábios e estão em conluio com as autoridades maléficas.
Nós, mestres e discípulos Soka ligados diretamente a Nichiren Daishonin, fizemos surgir até mesmo o “terceiro poderoso inimigo” (sensho zojoman),2 e lutamos fortemente contra os “três poderosos inimigos” com o sentimento de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin). Essa é a grande batalha verbal que cada pessoa mantém de forma resoluta e com forte perseverança fazendo do Seikyo Shimbun a espada preciosa da justiça.
Nós vencemos decididos. Radiantes, demos o grito de vitória de “romper o errôneo e revelar o correto” (haja kensei). A solidariedade de paz, cultura e educação existente em 192 países e territórios está aumentando cada vez mais em força e influência. É a canção triunfal do budismo do povo que resplandecerá eternamente na história. Tenho a convicção de que o nascimento do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai, justamente agora, é misticamente a maior prova de que o buda Nichiren Daishonin está observando e louvando os mestres e discípulos Soka. Nosso castelo do debate de palavras será, por toda a eternidade, o grande castelo do “rugido do leão”.
Cada um dos senhores deve reunir a coragem do rei leão e jamais sucumbir às ameaças de ninguém. (…) Os caluniadores são como raposas que uivam, mas os seguidores de Nichiren são como leões que rugem. (CEND, v. II, p. 263)
Conforme esse dito dourado, avancem e vençam juntos fazendo ecoar o mais poderoso “rugido do leão” que dispersa quaisquer tristezas e desilusões da vida e da sociedade.
Notas:
- LSOC, cap. 13, p. 231.
- “Sacerdotes respeitados como sábios, arrogantes”. Esse terceiro poderoso inimigo se refere a sacerdotes respeitados como sábios pela sociedade em geral que, temendo perder fama e lucro, induzem as autoridades seculares a perseguirem os praticantes do Sutra do Lótus” (cf. Glossário, CEND, v. I, p. 1021).
Fonte:
Este conteúdo é composto por trechos da série de ensaios “Irradie a Luz da Revolução Humana”, publicada no jornal Seikyo Shimbun, edição de 3 out. 2019.