ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 22/01/2022 09:46
ENCONTRO COM O MESTRE
Reprodução/Foto-RN176 “Budismo é vitória ou derrota. Transformem o veneno das dificuldades em remédio por meio da fé poderosa e corajosa e conquistem absolutamente uma vida de vitórias!” Ikeda sensei encoraja os companheiros que deram vigorosa partida rumo ao novo pico do kosen-rufu (Centro Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji, jan. 2002). Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Entrego a vocês o bastão do rissho ankoku rumo ao século 22
Jovens, sejam o corredor líder da justiça
Desde o início do ano, no Japão e no mundo, com nossos jovens emergidos da terra na liderança, a família Soka iniciou o bailar de uma nova marcha grandiosa do progresso dinâmico rumo à paz e à felicidade da humanidade chamada “concretização do kosen-rufu, a propagação benevolente da grande Lei”.1
Quanta admiração e elogios são manifestados pelo Buda dos Últimos Dias da Lei, Nichiren Daishonin, no Ano-Novo do 770º (septingentésimo septuagésimo) ano do estabelecimento do seu budismo!2
Gostaria de dedicar a passagem [dos escritos de Nichiren Daishonin] que louva o jovem Nanjo Tokimitsu no Ano-Novo de 1280 a todos os preciosos companheiros:
Assim como as flores se abrem e dão frutos, como a lua nova cresce invariavelmente até se tornar cheia, como a luz de uma lamparina se intensifica quando se adiciona óleo, e como as plantas e as árvores florescem com a chuva, os seres humanos jamais deixarão de prosperar enquanto realizarem boas causas.3
Aos jovens companheiros que celebram o Dia da Maioridade no Japão [em 10 de janeiro deste ano], manifesto meus sinceros parabéns pela renovada partida!
Atualmente, tendo em vista o dia 26 de janeiro, Dia da SGI, estou preparando a 40ª Proposta de Paz, focalizando, em especial, os jovens e as mulheres, como também o futuro das nossas crianças. Conforme menciono nesse documento, de acordo com a estimativa das Nações Unidas, até o fim do século 21 haverá cerca de 10,9 bilhões de pessoas na face da Terra. 4
Os mestres e discípulos Soka vieram herdando fielmente o grande juramento seigan do Buda, elucidado por Nichiren Daishonin em Abertura dos Olhos: “Desejam assegurar a propagação do Sutra do Lótus [Nam-myoho-renge-kyo] para todos os filhos do Buda das existências futuras”.5 Os membros da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Estudantes de hoje, a começar por aqueles que atingem agora a maioridade, são os corredores líderes da maratona de revezamento do kosen-rufu, comprometidos com a justiça e o humanismo. São pessoas que levarão avante e transferirão o bastão do rissho ankoku e da “perpetuação da Lei”6 nos séculos 21 e 22. Espero que, com altivo orgulho dessa nobre missão, percorram confiantemente com espírito invencível.
Adicionalmente, do ponto de vista do conceito budista da eternidade da vida, e como afirma a passagem “Myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’”,7 tenho a convicção de que os companheiros que faleceram até hoje na jornada do kosen-rufu, bem como as pessoas que vieram se relacionando com o budismo, surgirão todos, sem falta, em profusão, bailando como legião a construir um mundo de paz e de coexistência, repletos da majestosa energia vital dos emergidos da terra.
* * *
Recordo-me de que o eminente historiador britânico do século 20, Dr. Arnold J. Toynbee (1889–1975), com quem iniciei um diálogo há cinquenta anos [em maio de 1972], também focalizava sua atenção no século 21. E ele creditou enorme confiança em nosso movimento afirmando que o “caminho médio” praticado pela Soka Gakkai era o caminho certo a ser trilhado pela humanidade no século 21.
Há um dito dourado que tanto Makiguchi sensei como Toda sensei valorizavam muito, sublinhando a passagem em seus exemplares pessoais do Gosho de Nichiren Daishonin. É um trecho de Como Aqueles que Inicialmente Aspiram ao Caminho Podem Atingir o Estado de Buda por meio do Sutra do Lótus, enviado a uma discípula: “Quando recitamos uma vez Myoho-renge-kyo,8 com esse único som, convocamos e manifestamos a natureza de buda (…) de todos os demais seres vivos. Esse benefício é imensurável e ilimitado”.9
A Lei Mística possui o incalculável poder de convocar e manifestar o estado de buda em todos os seres vivos e em todos os fenômenos do universo pelo passado, presente e futuro.
Por ocasião daquela Campanha de Fevereiro10 de setenta anos atrás, em 1952, eu percorria [as localidades], junto com os companheiros do Distrito Kamata, para a propagação do Budismo de Nichiren Daishonin com sentimento de gratidão [a Daishonin e a Toda sensei — ambos fazem aniversário no mês de fevereiro]. Com frequência, observava as estrelas que brilhavam no gélido céu noturno. Em meio à vastidão do universo, dialogava alegremente com os companheiros de juramento do remoto passado sobre a “maior das alegrias”11 em dedicar a vida no drama da propagação da Lei Mística.
Reprodução/Foto-RN176 No nascer do sol, imagem vista da sede central no Dia de Ano-Novo. Tal como o inabalável Monte Fuji diante das tempestades, neste ano, vamos construir em nós uma condição que não se abala por nada – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Foi também em meio a essa Campanha de Fevereiro que, feliz pelos nossos árduos esforços, Toda sensei compartilhou conosco sua extraordinária visão de “etnia global”, isto é, de toda a humanidade unida em uma família global.
Relembrando a extraordinária condição de vida do venerado mestre, no Ano-Novo de várias décadas atrás [em 1985], registrei um par de caligrafias. No dia de hoje, quero apresentá-las a todos.
Uma delas é a caligrafia Daishin, “Grandioso Coração”, com o significado de vasta e abrangente condição de vida. A outra é Ôzakura, “Grande Cerejeira”.
Neste ano [2022], junto com os preciosos amigos de todo o mundo, e com coração realmente grandioso, gostaria que nos esforçássemos ainda mais para envolver as pessoas da comunidade local e do país onde vivemos, e do nosso planeta, com o ilimitado poder benéfico da Lei Mística.
Concluo a Mensagem de Ano-Novo, decidindo mutuamente desabrochar plenamente a “grande cerejeira” da virtude e da boa sorte na vida e no kosen-rufu com a firme convicção de que “O inverno nunca falha em se tornar primavera”.12
Reprodução/Foto-RN176 Caligrafias Ôzakura (“Grande Cerejeira”), à esq., e Daishin (“Grandioso Coração”), à dir., inscritas em comemoração do Ano-Novo de 1985 – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
No topo: “Budismo é vitória ou derrota. Transformem o veneno das dificuldades em remédio por meio da fé poderosa e corajosa e conquistem absolutamente uma vida de vitórias!” Ikeda sensei encoraja os companheiros que deram vigorosa partida rumo ao novo pico do kosen-rufu (Centro Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji, jan. 2002)
Notas:
- Na margem direita do Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai (Soka Gakkai Joju Gohonzon) consagrado no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu consta a inscrição: “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”.
- Nichiren Daishonin estabeleceu seus ensinamentos no vigésimo oitavo dia do quarto mês de 1253. Conforme a contagem tradicional japonesa, neste ano (2022) inicia-se o 770º ano.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 280.
- Conforme dados populacionais do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais. Disponível em: https://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/popfacts/PopFacts_2019-6.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 300.
- Cf. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras [O Sutra do Lótus e seus Sutras de Abertura e Encerramento]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 216.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 155.
- Em seus escritos, frequentemente, Nichiren Daishonin utiliza Myoho-renge-kyocomo sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo.
- A passagem na íntegra diz: “Quando recitamos uma vez Myoho-renge-kyo, com esse único som, convocamos e manifestamos a natureza de buda de todos os budas, de todos os fenômenos, de todos os bodisatvas, de todos os ouvintes da voz, de todas as divindades como Brahma, Shakra e o rei Yama, as divindades do Sol e da Lua, e das miríades de estrelas; das divindades celestiais e terrenas; e assim sucessivamente até a dos seres que habitam o mundo de inferno, dos espíritos famintos, dos animais, dos asura, dos seres humanos e seres celestiais, e de todos os demais seres vivos. Esse benefício é imensurável e ilimitado” (Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 150).
- Campanha de Fevereiro: Em fevereiro de 1952, como consultor do Distrito Kamata, em Tóquio, Ikeda senseiiniciou uma dinâmica campanha de propagação. Naquele mês, junto com os membros de Kamata, ele rompeu o recorde até então de cem novas famílias convertidas por mês, concretizando 201 novas conversões. Quando Toda senseitornou-se segundo presidente da Soka Gakkai, em maio de 1951, a organização tinha somente cerca de 3 mil pessoas.
- The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 212.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 560.