Escola inaugura espaço Professor Tsunesaburo Makiguchi

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  12/06/2021 07:24

NOTÍCIAS/REDAÇÃO

A homenagem foi concedida pela Escola Estadual Eça de Queiroz, em Diadema, região metropolitana de São Paulo

Reprodução/Foto-RN176 Professor Tsunessaburo Makiguti Educador Pedagogista e Criador da Teoria Pedagógica em “Teoria da Criação de Valor”, Mestre e o Pioneiro e Fundador da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI

A inauguração do espaço Professor Tsunesaburo Makiguchi foi realizada em 7 de junho, na Escola Estadual Eça de Queiroz, em Diadema, região metropolitana de São Paulo, SP. A quantidade de participantes presenciais respeitou as medidas de higiene e de segurança decretadas pelo estado de São Paulo com relação à pandemia do coronavírus. E o evento foi transmitido pelo YouTube para cerca de 150 pessoas.

A homenagem é direcionada ao fundador da Soka Gakkai, professor Tsunesaburo Makiguchi, que nasceu em 6 de junho de 1871, no Japão, consolidando seu legado a partir da proposta educacional da “teoria da criação de valor”, segundo a qual o propósito da vida é a felicidade. Tais ideias resultaram no modelo revolucionário da educação humanística Soka, que se materializou com as instituições universitárias no Japão e nos Estados Unidos. Além disso, consolidou-se com a rede de escolas Soka presente no Japão, Hong Kong, Malásia, Singapura e no Brasil, com o Colégio Soka, que completou vinte anos de fundação em 6 de junho.

“A homenagem se dá pela luta que Makiguchi empreendeu em prol da educação que preza o ser humano. Acreditamos que esse espaço, que leva o nome desse educador contemporâneo, vá tornar a escola mais agradável, de forma que os alunos sintam alegria e prazer ao frequentá-lo. Nesse sentido, é muito importante oferecer atividades lúdicas e divertidas aos estudantes, tendo como princípio a felicidade deles. Hoje, tornamos realidade um sonho com o apoio de professores e alunos, além dos recursos que recebemos. Em especial, contamos com o empenho dos membros da BSGI da região que, desde 2003, junto com a Coordenadoria Educacional (CEduc), se espalharam por diversas escolas, doando seu tempo livre em projetos educacionais humanísticos, para que tenhamos uma sociedade melhor”, afirmou o diretor da Escola Estadual Eça de Queiroz, Edimicio Flaudisio Silva.

Reprodução/Foto-RN176 Foto do espaço de recreação e lazer das crianças da Escola Estadual Eça de Queiroz – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O vice-presidente da BSGI, Marcio Iutaka, enalteceu: “A inauguração do espaço é motivo de grande júbilo para os membros da Soka Gakkai, organização fundada por Makiguchi, que se baseia em seu ideal de oferecer ferramentas para que todos construam a base do próprio desenvolvimento. Makiguchi sensei foi um ser humano memorável. Esse espaço, no país mais distante de sua terra natal, Japão, demonstra a grandiosidade do seu legado, eternizando sua nobre existência”, citou.

Também estiveram no evento a dirigente regional de ensino, Liane Bayer; o presidente da Câmara Municipal, Josamundo Dario Queiroz; e o diretor-geral da Faculdade de Diadema (Uniesp), Geraldo Ramos da Silva, que sugeriu a implementação de uma linha de pesquisa do sistema educacional Soka em instituições da região.

A exibição de um vídeo da canção Século da Paz, com a participação do Coro Filarmônico da BSGI, e da canção Jovem de Esperança antecedeu o corte da fita inaugural do Espaço Professor Tsunesaburo Makiguchi e o descerramento da placa de inauguração. Participaram o diretor da Escola Estadual Eça de Queiroz, Edimicio Flaudisio Silva, alunos representantes da escola nascidos no mês de junho e o vice-presidente da BSGI Marcio Iutaka.