Escreva sua história diariamente

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  17/03/2022 21:27

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

“Não é o que o mundo tem para você, é o que você traz ao mundo.” Confesso que peguei gosto por assistir séries neste período de pandemia. Dentre várias, houve uma com que me identifiquei e mexeu de uma maneira especial comigo: Anne with an E. A frase inicial é desse seriado.

Na série, a protagonista Anne tem uma capacidade maravilhosa de enxergar as questões da vida sempre pelo lado positivo, desde a infância e, principalmente, até a juventude conturbada.

Lealdade, resiliência, empatia, otimismo, amizade, esperança, estratégia e empoderamento feminino são alguns dos assuntos que podemos tirar proveito e nos inspirar. Um dos pontos que mais me chamaram a atenção é que Anne nunca perdia a oportunidade de aprender algo novo, seja nos livros, nos conselhos, nas broncas que escutava e mesmo nas situações mais adversas e desesperadoras. Determinada, autêntica e original, Anne é a protagonista da própria vida!

Não tive como não relacionar com os incentivos de Ikeda sensei, fazendo-me refletir quanto estou escrevendo a minha história e se realmente sou a protagonista dela.

Há um tempo atrás, em uma época conturbada da minha vida, tive uma conversa informal com uma veterana, que me incentivou a recitar daimoku com o desejo de fazer algo com o propósito positivo para o mundo, escrevendo diariamente em um caderno a minha história, para que eu pudesse também aproveitar todas as oportunidades a fim de exercer minha benevolência!

Quero compartilhar um trecho de um discurso do presidente Ikeda no qual ele nos incentiva da seguinte maneira:

Se vocês simplesmente se contentarem em seguir um caminho já marcado por outra pessoa, andando de forma negligente e sem empenhar nenhum esforço sério nem trabalhar arduamente, significa que perderam o espírito do que é ser jovem. Essa é uma forma tola de viver. Ser jovem significa ter ardente esperança, enfrentar as dificuldades e desafios, abrir um novo caminho com base na própria filosofia, paixão e luta. A essência da luta chamada juventude encontra-se em avançar prontamente pelo caminho escolhido, dando um passo de cada vez, à medida que vão delineando a pintura de sua vida.1

O Mestre continua:

É natural encontrarmos dificuldades inesperadas na longa batalha da vida. Mas budismo significa ser vitorioso. O Budismo de Nichiren Daishonin ensina que devemos triunfar. Aquele que não é derrotado, que não desiste não importa o que aconteça, vencerá no final. O fraco será vencido. E aqueles que se deixam derrotar são infelizes, independentemente das desculpas que derem. Porém, o forte sempre desfruta a vida, aconteça o que acontecer. As pessoas fortes não desistem, não são fracassadas. Não há nenhuma necessidade de se aborrecer nem de se preocupar. Mantenham a calma e a dignidade e aguardem pelo momento certo. Criem esse momento. Nunca se esqueçam de ter paciência, coragem e sabedoria. Gostaria de ver todos, sem exceção, vencerem no final. Gostaria que assumissem a responsabilidade por nossa imortal SGI.2

Neste mês de março, tão significativo, vamos vencer o medo de assumir o papel principal da nossa vida e ter a iniciativa de agir, aqui e agora, onde cada um se encontra. Com coragem e vitalidade cada vez mais fortes, trazendo ao mundo o nosso melhor!

Fernanda da Silva Andrade

Coordenadora da Divisão dos Estudantes de coordenadoria

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.523, 11 set. 1999, p. A3.
  2. Ibidem.