Espalhar felicidade para todos ao redor

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:09                                                                        NOTÍCIA DA REDAÇÃO

Integrantes da Comunidade Guararapes, de Jaboatão dos Guararapes, PE, retomam as atividades presenciais com criatividade e ainda mais conectados ao Mestre.

 

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da Comunidade Guararapes – Foto: Colaboração local

Nada se compara ao encontro de vida a vida. Essa premissa é marca da Comunidade Guararapes, que iniciou 2023 com a decisão de ampliar as atividades presenciais na localidade. Essa organização de base da BSGI fica no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, PE. Lugar de beleza exuberante que recebeu esse nome em homenagem ao local das históricas lutas dos Montes Guararapes (entre brasileiros e holandeses) em 1648 e em 1649. Jaboatão é uma cidade margeada por um lindo litoral com praias de todos os tipos para os mais variados gostos. Também é cortada por rodovias que levam aos principais destinos do litoral sul de Pernambuco, como a famosa praia de Porto de Galinhas.

No fim de 2022, a Comunidade Guararapes retomou as atividades presenciais. Relembrando o período desafiador da pandemia, a responsável pela Divisão Feminina (DF) local, Margarete Uchôa, comenta: “Aqui somos três líderes da DF, e passamos por desafios grandiosos por conta da Covid-19, incluindo internação hospitalar e perda de familiares e amigos. Porém, o senso de missão falou mais alto e nos unimos num daimoku diário — não havia outro caminho a não ser ter esperança e agir!”. Ela compartilha um trecho de orientação do Mestre que norteou (agora com mais força) a batalha de todos:

Exatamente quando as circunstâncias estão difíceis é que devemos encorajar aqueles à nossa volta com um sorriso radiante. Se aparentemente não houver esperança para a situação, criem-na. Não dependa dos outros. Acenda a chama da esperança dentro do próprio coração.1

Com esse sentimento, entre as programações presenciais e on-line, que “vieram para ficar” segundo a líder, a comunidade avança na rea­lização das visitas individuais, buscando abraçar todos os membros, principalmente aqueles que ficaram mais ausentes nesse período pandêmico. O desafio de recitar Nam-myoho-renge-kyo em sintonia continua às segundas-feiras. Quanto às estratégias para a rea­lização das reuniões, fala mais alto a criatividade, aproveitando ao máximo as habilidades de cada um. Exemplo é o da vice-responsável pela DF da comunidade, Joelma Alves, que leva arte teatral e música com o objetivo de “tocar o cora­ção das pessoas, e assim todos estuda­rem juntos e com alegria”.

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto dos integrantes da Comunidade Guararapes, antes da pandemia e nas recentes atividades presenciais, envolvendo um a um os membros – Foto: Colaboração local

Outra grandiosa luta que vem movimentando os membros dessa organização de base tem por objetivo a construção de um centro cultural em Recife. As lideranças esclarecem que já possuem o terreno para tal edificação. Mas, até que o sonho da sede própria se materialize, elas se preocupam em promover atividades em residências de fácil acesso dos membros. E todos os que oferecem o lar para as reuniões, manifestam gratidão por contribuir para a promoção do kosen-rufu da localidade, reforçam as lideranças. Unidos em “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), a ampliação na participação do Kofu (contribuição voluntária) é a estratégia para a vitória almejada: “Apesar de tudo o que vivemos na pandemia, continuamos a desafiar as circunstâncias para demonstrar o espírito de gratidão por meio dessa contribuição voluntária”, ressalta Margarete, transmitindo o sentimento de todos por meio de um trecho do romance Nova Revolução Humana, de autoria de Ikeda sensei:

Todas as atividades em prol do kosen-rufu são para a sua própria felicidade e vitória na vida. Quanto mais esforços realizarem, mais benefícios e boa sorte acumularão. O tempo não espera por vocês. A hora de agir é agora.2

Com a paixão e a convicção de criar estratégias de vitória, sempre conectados ao Mestre, os integrantes da Comunidade Guararapes avançam em seus esforços, com o propósito de espalhar felicidade pela localidade. “Nossas expectativas para 2023 são de nos esforçarmos ainda mais pa­ra envolver todos os membros, em especial os companheiros que ainda não retornaram às atividades, e desenvolver nossos ‘valores humanos’, principalmente os valiosos jovens”, determinam as lideranças.

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.608, 16 abr. 2022, p. 8-9.
  2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 314, 2019.

Fotos: Colaboração local