Esperança de dias melhores

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/03/2022 20:06

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

Quanta gratidão ter como mestre Ikeda sensei e pertencer à família BSGI! No início da pandemia da Covid-19, quando nem sabíamos direito o que significava nem quanto tempo duraria, li no Seikyo Shimbun de 29 de março 2020 um incentivo de Ikeda sensei nos encorajando a utilizar o tempo da melhor forma, citando o exemplo de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro vanguardista da Índia independente:

Nehru foi preso nove vezes e ficou detido quase nove anos pela independência de seu país. Apesar de seu confinamento, ele escrevia para sua jovem filha, Indira, ensinando-lhe sobre o mundo.1

As melhores obras de Nehru foram escritas na prisão.

Na BSGI, recebemos o direcionamento do “movimento 1, 2, 3”, sendo: 1) recitar pelo menos uma hora de daimoku diário; 2) estudar por vinte minutos; e 3) telefonar e incentivar três amigas por dia.

Ainda estamos sofrendo com esta pandemia; e muitos perderam familiares queridos, enfrentaram diversas doenças e desemprego. Tivemos de nos reinventar com esperança, resiliência e sabedoria por meio de muito mais daimoku.

Em um trecho de sua Mensagem de Ano-Novo, a coordenadora da Divisão Feminina (DF) da BSGI, Meiry Hirano, citou as palavras do presidente Ikeda:
Independentemente do que aconteça, não sejam tomadas pela ansiedade. Sem afobação e com alegria, plantemos sementes da boa sorte por meio das atividades da SGI e desenvolvam valorosos seres humanos com seus incentivos.2

E o Mestre declarou na mensagem de início de ano:

Toda sensei sempre dizia: “Na vida, esperança é essencial. Desde que tenham esperança, poderão seguir em frente. Serão capazes de encarar qualquer desafio. Conseguirão persistir até conseguir”.3

Com base nesses direcionamentos, procuro vencer em meu dia a dia, e aproveito a oportunidade de encontrar virtualmente companheiras que estão comprovando na vida os benefícios da Lei Mística. Simplesmen­te, inspirador! Gostaria de compartilhar alguns exemplos.

Uma líder venceu a Covid-19, a perda de cabelos, a falta de renda fixa, e ainda cuida de familiares. Mesmo assim, ela disse com um sorriso contagiante que está vivendo momentos maravilhosos com as visitas. E que, quanto mais lê e compartilha as orientações de sensei, mais tem a sensação de que as palavras entram pelos seus poros, assim como a recitação do Nam-myoho-renge-kyo permite que se sinta mais forte, com muito mais energia. Outra líder venceu um acidente vascular cerebral (AVC), retirou um tumor do ombro com cirurgia de sucesso, não precisou fazer quimioterapia nem radioterapia. Ficou tão feliz e, em meio a gargalhadas, fala que o que mais deseja é se encontrar com muitas amigas e incentivá-las na prática da fé.

Por fim, uma integrante da DF ficou sem emprego e, quando adquiriu um, trabalhava até tarde da noite e sem folgas. Orando para que tivesse tempo para a família e para realizar as atividades, conquistou um emprego fixo, ganhando muito mais e trabalhando só no período da manhã e com fim de semana livre. Ela compartilhou que, para conseguir “visitar pela telinha”, sem deixar ninguém para trás, recita daimoku com as líderes, pois afirma que o Gohonzon é o mesmo para todos, e quer encorajar as companheiras a vencer também. A fonte de todos os incentivos está no BS+, acessando apenas com alguns cliques pelo celular.

Conhecendo tantas histórias de superação e de transformação, sinto quanto somos afortunadas por fazer parte desta rede da amizade e por termos os calorosos incentivos do Mestre. Fortaleço minha decisão de vencer junto com todos os companheiros. Muito obrigada!

Celisa Tanaka

Coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria

Notas:

  1. Cf. Brasil Seikyo, ed. 1.532, 20 nov. 1999.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.592, 31 dez. 2021.
  3. Ibidem.