Espírito primordial

ROTANEWS176 12/04/2025 11:25                                                                                                                              ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda

O 3 de Maio encerra diversos significados na história da Soka Gakkai e representa a essência da unicidade de mestre e discípulo. Veja, a seguir, trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei sobre esse tema

Reprodução/Foto-RN176 No Auditório Memorial Makiguchi, Ikeda sensei encontra-se com representantes da SGI de diversos países, transmitindo encorajamentos e sua expectativa pelo desenvolvimento de todos como grandiosos “valores humanos” (Japão, set. 2003) ). Ele foi um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional — Foto: Seikyo Press

Em 3 de maio de 1951, quando meu mestre, Josei Toda, assumiu como segundo presidente da Soka Gakkai, ele anunciou seu objetivo de expandir nossa organização para 750 mil famílias. Foi um objetivo ambicioso que alguns líderes ignoraram, incapazes de levarem-no a sério. Outros ficaram totalmente desnorteados em como conseguir um número tão alto. Eu, no entanto, jurei dar passos concretos a partir daquele exato momento para concretizar o ideal do meu mestre e enfoquei o bloco como a localidade para realizar essa batalha. Ardia dentro de mim um vigoroso espírito de luta e eu estava determinado a abrir o caminho começando com minha comunidade e trabalhando com energia, alegria e entusiasmo.

Brasil Seikyo, ed. 2.070, 5 fev. 2011, p. A3.

* * *

Foi no dia 3 de maio de 1960 que eu, aos 32 anos, assumi como terceiro presidente. Naquele glorioso aniversário afortunado, com um céu límpido, declarei com vigorosa energia no palco diante de 20 mil membros reunidos no Auditório da Universidade do Japão (…): “Apesar de jovem, a partir de hoje assumirei a liderança como representante dos discípulos do presidente Josei Toda e avançarei com os senhores, um passo após outro, rumo à concretização do kosen-rufu”. Fui envolvido por uma retumbante e entusiástica salva de palmas. E, como discípulo daquele notável “comandante-em-chefe” do shakubuku, presidente Josei Toda, jurei concretizar o objetivo de 3 milhões de famílias que ele me havia confiado.

Idem, ed. 1.751, 12 jun. 2004, p. A3.

* * *

Três de Maio é também o Dia das Mães da Soka Gakkai. O sincero daimoku das nossas integrantes da Divisão Feminina, em particular, “as mães do kosen-rufu”, demoliu todos os obstáculos e forças negativas e abriu o caminho para que escrevêssemos a história da indestrutível glória do 3 de Maio.

Idem, ed. 1.752, 19 jun. 2004, p. A3.

* * *

Fazendo do testamento do meu mestre [Josei] Toda de que “Não há desventura em se tombar em prol do kosen-rufu” como minha própria decisão, abri o caminho do kosen-rufu mundial a partir do Brasil com 32 anos. E, agora, vocês herdaram esse espírito de mestre e discípulo dignamente como meus heróis Soka do Brasil e sol do kosen-rufu. Estou muito feliz. Não há nada mais tão auspicioso que isso.

Idem, ed. 1.986, 9 maio 2009, p. B2.

Mensagem para a Convenção Cultural da Nova Era da BSGI, realizada no dia 3 de maio de 2009.

* * *

O ponto primordial do 3 de Maio encontra-se em termos o mesmo sentimento de Nichiren Daishonin e em tomarmos a iniciativa de propagar a Lei Mística, sem temermos nenhum tipo de dificuldade ou obstáculo que aparecer pelo caminho. Nós, da Soka Gakkai, sempre comemoramos esse dia renovando nosso juramento e nossa decisão de concretizar o kosen-rufu. Portanto, nossa vida arde com a mesma poderosa energia vital do Buda dos Últimos Dias da Lei.

Idem, ed. 1.779, 15 jan. 2005, p. A3.

* * *

Para a Soka Gakkai, o dia 3 de maio será eternamente uma revigorante partida. Essa data se tornou um marco do qual partimos corajosa e alegremente numa interminável e vitoriosa jornada rumo ao futuro, 10 mil anos à frente e para toda a eternidade. E assim continuaremos. Objetivando o dia 3 de maio do próximo ano, vamos reiniciar nossa luta com renovados esforços a partir de hoje.

Meus queridos e preciosos companheiros! Vamos nos levantar com a poderosa força de um leão, empenhando-nos com coragem e superando todos os desafios que surgem diante de nós com convicção e serenidade. E vamos nos esforçar para continuarmos saudáveis e nos reunirmos alegremente mais uma vez no dia 3 de maio do ano que vem. Oro pela saúde e boa sorte dos senhores e por seus magníficos esforços.

Idem, ed. 2.228, 24 maio 2014, p. B4.

* * *

No dia 3 de maio de 1960, um dia glorioso e ensolarado, assumi como terceiro presidente da Soka Gakkai. Naquele ensejo, escrevi em meu diário: “Devo iniciar a batalha de toda a minha existência pela propagação da Lei, transcendendo a vida e a morte”.

“Transcendendo a vida e a morte” é persistir avançando com dedicação inabalável pelo caminho do kosen-rufu com meu mestre por toda a eternidade. Continuo lutando e seguindo em frente até hoje, dialogando em meu íntimo com meu mestre todas as manhãs, todos os dias.

Idem, ed. 2.416, 21 abr. 2018, p. B4.

* * *

Eu realizei as aspirações do primeiro e do segundo presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, e agi de acordo com o espírito fundamental de [Nichiren] Daishonin.

Espero que vocês sigam meus passos e façam o mesmo. Desejo que todos se levantem como discípulos genuínos. O que importa é o coração. A determinação e a ação começam com o coração. A aparência não importa.

A solidariedade da rede de amizade da SGI envolveu o universo e se propagou pelo mundo todo. Isso é maravilhoso. Vamos celebrar com alegria o glorioso aniversário da passagem do Dia 3 de Maio junto com todos os nossos companheiros.

As pessoas que conseguem se alegrar muito e ser positivas são felizes.

Vamos avançar com a fé que nos permite viver com alegria e lutar corajosamente contra o mal e a injustiça. Nichiren Daishonin diz com toda clareza: “Ao renunciar às próprias obrigações e ingressar na vida budista, as pessoas poderão saldar todas as suas dívidas de gratidão”.1 Esse sentimento de gratidão é uma parte essencial do ser humano e é também o âmago dos ensinamentos do budismo.

Idem, ed. 2.178, 4 abr. 2013, p. B2.

* * *

Possibilitar que cada precioso ser humano, sem exceção, seja feliz. Esse é o espírito Soka que ilumina o dia 3 de maio, data em que meu mestre, Josei Toda, foi empossado segundo presidente da Soka Gakkai (em 1951) e o mesmo dia que assumi como terceiro presidente (em 1960). É o compromisso de concretizar o desejo acalentado pelo Buda e a própria razão da existência da Soka Gakkai.

Numa entrevista concedida a uma estação de rádio de Tohoku, na região nordeste do Japão (em abril de 1956), perguntaram a Toda sensei sobre as suas expectativas em relação aos membros. Ele respondeu imediatamente: “Nada em particular, exceto que eles tenham forte fé e se tornem felizes o mais depressa possível. É o que sempre lhes digo”.

Foi uma retumbante declaração de que as pessoas não existem em prol da religião; a religião existe para habilitar as pessoas a ser felizes. A Soka Gakkai surgiu neste mundo tendo como objetivo supremo a felicidade das pessoas.

Idem, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. B1.

***

Quando os discípulos

se devotam sinceros

ao juramento

em prol do kosen-rufu

com o mesmo comprometimento

do mestre,

o poder do Buda emana

das profundezas de seu ser.

E quando cada precioso discípulo

consegue cumprir seus juramentos

pelo kosen-rufu,

isso leva à concretização do único

e grandioso juramento pelo kosen-rufu

compartilhado por mestre e discípulo.

Este é um ensinamento fundamental

do Budismo de Nichiren Daishonin.

Diante de nós se encontra

o radiante caminho para a paz,

cheio de amizade, glória e esperança.

Muitos pensadores do mundo

estão observando nossos esforços

com grande expectativa.

As rodas começaram a girar

em direção aos próximos cinquenta anos

de vitória para mestre e discípulo.

Vamos partir!

Chegou a hora.

Ah! Glorioso 3 de Maio!

Jovens e veteranos,

com uma vigorosa e vibrante

energia vital,

totalmente protegidos pelas divindades celestiais,

vamos começar uma nova batalha!

Ah! Nosso 3 de Maio!

A vida de nossos membros

é sempre cheia de alegria, ânimo, constante avanço

e eternas vitórias!

Com o coração em perfeita união,

vamos avançar juntos!

Vamos cantar bem alto

em exaltação

à revolução humana!

Ah! Brilhe com todo esplendor!

Três de Maio,

nosso 3 de Maio!

Brasil Seikyo, ed. 2.038, 5 jun. 2010, p. A5.

Nota:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 128, 2020.

Leia mais

Veja íntegra do poema acima na ed. 2.038, 5 jun. 2010, p. A5, do Brasil SeikyoParte 1 e Parte 2

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO