Essência da solução

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  19/06/2021 08:37                                                                                                    

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Era década de 1950. Ela era de uma família humilde, nascida na região nordeste do Japão. Seu pai faleceu na guerra e, na busca por condições melhores, mudou-se para Tóquio logo depois de terminar o ensino médio. Lá, encontrou um emprego e um amor. Ele, americano, estava no Japão para lutar na Guerra da Coreia. Apaixonaram-se.

O casal estava separado pela barreira do idioma, mas a conversa dos apaixonados é o silêncio. Então, uma ponte foi construída entre os corações e os países. Ela conheceu o budismo, casou-se, e em dois anos, apesar da objeção da mãe, estava morando nos Estados Unidos, com os sogros.

O dia a dia em um país desconhecido fez com que aquele problema voltasse a surgir na família. As dificuldades financeiras também afastavam o afeto. Por ser japonesa, ela não conseguia se expressar em inglês. Do outro lado, o marido e os sogros, sem entender o que ela queria dizer, a tratavam com frieza. O que era a princípio uma barreira se tornou um abismo.

Ela, desesperada para sair daquela situação, via como única alternativa voltar para sua terra natal, mas sentia que não seria acolhida de volta na família, já que seu casamento contrariou a mãe.

Ikeda sensei, ouvindo o profundo sofrimento dessa jovem, incentivou-a sobre o significado de felicidade e da transformação do carma. Além disso, deu uma diretriz clara sobre como sua mudança poderia contribuir para uma solução:

Se a senhora não consegue se expressar claramente em inglês, é natural que seu marido e seus sogros a entendam mal. Então, peço que faça um esforço para dominar o idioma (…). Em vez de nutrir ódio ou ressentimento de seu marido e de seus sogros, esforce-se para se tornar uma mulher capaz de orar com um coração generoso pela felicidade de cada pessoa.1

A decisão “Eu não serei derrotada”, feita por ela após os incentivos, mudou não só a história dessa mulher, dessa família, como foi a inspiração para a transformação de muitas outras pessoas que na época passavam pelo mesmo problema.

Quantas vezes a natureza do conflito, ou seja, também a essência da solução, se encontra no nosso comportamento com o outro? Leia nesta edição do Brasil Seikyo matérias sobre relacionamento humano e comunicação não violenta. Desejamos que a partir dessa leitura você também decida jamais ser derrotado.

Boa leitura!

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 46.