ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/03/2022 21:17
MATÉRIA DIVISÃO DOS ESTUDANTES
Dicas para uma atividade de sucesso
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
No mês de abril, comemoraremos mais um aniversário da DE! São 31 anos de grandes desafios, superações, amizades, brincadeiras, comes e bebes e, em especial, de muitas vitórias!
Onde serão essas comemorações?
Vamos celebrar na reunião de palestra e também poderemos realizar um encontro comemorativo para a Divisão dos Estudantes.
Em minha localidade não tem estudante, não preciso comemorar, certo?
Devemos comemorar sim! Nas localidades em que não temos estudantes, podemos celebrar o desenvolvimento da divisão, da qual muitos membros já fizeram parte, além de visualizar o futuro da organização de base com a criação de pessoas valorosas.
E na minha localidade, que só tem um estudante, preciso fazer essa comemoração?
Na localidade que possui um único membro da DE, vamos fazer com que se sinta acolhido na organização local, criando uma atividade magnífica e incluindo-o na programação ou na elaboração do convite, entre outros preparativos, deixando-o ainda mais por dentro do nosso aniversário!
Como será o aniversário da Divisão dos Estudantes? Somente os estudantes podem participar e preparar a atividade?
Não! Todas as divisões poderão participar e, assim, criar uma atividade extraordinária, que marque a vida dos participantes!
Para celebrar este aniversário da melhor forma, veja, a seguir, algumas dicas para que todos os participantes aproveitem e curtam cada pedaço do bolo, ou melhor, cada pedaço da atividade. Ah! E, em nossa nova página da DE na Extranet, temos o material na íntegra de como cada estudante pode entrar na programação.
Acesse: https://extra2.bsgi.org.br/divisao/de/
Preparativos da atividade
Pré-atividade
Para uma ótima reunião, precisamos fazer um bom preparativo, levando em conta a realidade de cada membro. Por exemplo, a pessoa responsável por registrar aquele momento, o famoso “print comemorativo”, pode compartilhar também nas redes sociais e com a RDez por e-mail.
Ao pensar em cada estudante, podem existir casos como os daqueles que sempre participam, mas no dia do encontro terão um compromisso; dos que não têm ou não terão acesso à internet na data; e talvez alguns que não queiram participar.
Para isso, precisamos considerar as alternativas que abarquem todos, por exemplo:
Para o membro que não participará no dia, pedir um vídeo para ser exibido na hora da atividade.
Para o membro que não tem acesso à internet, enviar uma carta transmitindo todo o sentimento com que foi realizada a atividade.
Para aquele que não gosta de participar, criar um convite que chame a atenção dele e/ou solicitar que apresente algum de seus talentos na atividade.
Programação
Esse é o momento principal para criarmos a “atividade dos sonhos”. Nessa hora, precisaremos da Divisão Feminina, da Divisão Sênior e, sobretudo, da Divisão dos Jovens, que têm ideias fantásticas. Também podemos aproveitar outras reuniões para fazer uma pesquisa com um membro da DE da localidade, perguntando como ele gostaria que fosse a atividade.
Nós podemos envolver o estudante na programação para ser apresentador da atividade, contar experiências, criar um momento utilizando algum material da RDez, reger uma canção. Na página da DE na Extranet, temos mais detalhes de como incluir o estudante nos preparativos.
Devemos nos lembrar de que, na comemoração na reunião de palestra, haverá membros das demais divisões e que poderá haver convidados. Então, temos de equilibrar a linguagem usada na atividade, sem nos esquecer de celebrar o aniversário da DE. Caso seja no encontro comemorativo, podemos usar uma linguagem mais adequada aos integrantes da Divisão dos Estudantes, mas pensando também que será para os três níveis (Futuro, Esperança e Herdeiro).
Apresentador da atividade (shikai)
Para uma boa reunião, o apresentador da atividade é essencial! É uma ótima oportunidade para aprimorar e incentivar aqueles estudantes mais tímidos. Uma reunião da DE pode ser feita de maneiras bem descontraídas. Veja alguns exemplos:
Programa de TV.
Canal do YouTube.
Shikai em família.
Shikai em conjunto.
Teatro.
Musical.
Da forma que a imaginação nos inspirar.
Relato
Nas atividades da Soka Gakkai, um item que não pode faltar na programação são os momentos de compartilhar experiências sobre a prática budista, não é mesmo? Nessa hora, nosso coração se enche de coragem e de esperança!
Para o mês da DE, podemos solicitar aos estudantes que façam relatos sobre vencer nos estudos, criar um bom ambiente nos locais de convívio ou sobre saúde. Ah, não devemos nos esquecer dos sonhos também! Nessa fase da vida, os estudantes possuem grandes sonhos e objetivos, e nada mais legal que ouvi-los e incentivá-los.
Como será uma atividade para todas as divisões, também podemos solicitar a algum veterano para apresentar seu relato, compartilhando momentos marcantes de sua infância, e pedir aos membros da DE ou da DJ, os quais ultrapassaram dificuldades e conquistaram vitórias com os incentivos de Ikeda sensei, com a prática da fé e com o apoio da família, que nos contem sobre suas experiências.
Matéria
Seguindo as orientações do Departamento de Estudo de Budismo (DEB) da BSGI, nas reuniões de palestra, usamos as matérias disponíveis na biblioteca do DEB e escolhemos o tema que melhor se encaixe na atividade e na realidade da localidade. No mês da DE, não será diferente, porém, recomendamos que sejam matérias com as quais o estudante se identifique e que serão base de estudo como membro da Divisão dos Estudantes.
Para transmitir a matéria no dia da atividade, podemos fazê-lo de formas dinâmicas, utilizando o recurso de perguntas e respostas e solicitando ao estudante que a leia, e isso fará com que ele a absorva e a aplique em sua vida.
Pós-atividade
Um momento muito importante é a pós-atividade, na qual podemos dialogar com os responsáveis da localidade sobre os pontos positivos e sobre como podemos melhorar para realizar uma excelente reunião da próxima vez!
Também é um momento em que podemos fazer visitas para aqueles estudantes que não participaram da atividade. Convide um estudante que participou da reunião de palestra ou do encontro comemorativo para contar como foi a atividade, transmitindo seu sincero sentimento.
Colocando a mão na massa
Agora que temos algumas dicas, chegou o momento de pôr tudo isso em ação. Lembrando que temos muito mais informações em nossa página na Extranet!
Então, juntando forças com todas as divisões, vamos preparar uma atividade para tocar o coração de cada estudante, gerando uma conexão ainda mais forte com nosso mestre e, principalmente, abrindo um futuro maravilhoso na vida de cada um!