ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 27/06/2020 10:22
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMAMNA
Capítulo “Origem”, volume 29
PARTE 3
Ao sair para a área externa logo após o diálogo, algumas dezenas de membros haviam se reunido, e tomaram conhecimento da presença de Shin’ichi. O crepúsculo já principiava na região.
— Muito obrigado por terem vindo!
Assim dizendo, ele cumprimentou a todos e tirou uma foto comemorativa.
Uma senhora e um senhor com três filhos se aproximaram. Shin’ichi os cumprimentou em cantonês:
— Ni-hao! (“Boa tarde!”).
Então, abriu os braços para envolver as três crianças. Na sequência, tirou uma foto com a família. De acordo com o intérprete Zhou Zhiying, essa era a família Lin. Das crianças, a quarta filha tinha 11 anos; a quinta, 9 anos; e o filho, 6 anos. Quando souberam da vinda de Shin’ichi, eles queriam encontrá-lo sem falta, e o aguardavam numa praça em frente à sede.
Shin’ichi disse para as crianças:
— Já que vocês vieram hoje, vamos brincar juntos na praça. Queria muito me encontrar com vocês. Desejo me tornar amigo das crianças do mundo. Em especial, este ano foi denominado pelas Nações Unidas como “Ano Internacional da Criança”.
Pegando na mão do menino, perguntou o nome dele. Chamava-se Xuanguang.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Ao chegarem à praça, começaram a brincar numa gangorra. De um lado, Shin’ichi e, do outro, as três crianças se sentaram juntas.
— Então, vamos lá! Vocês são “muito pesados”!
As crianças não paravam de gargalhar.
Depois, foram para o balanço. Empurrando Xuanguang, Shin’ichi disse-lhes:
— Estudem muito, esforcem-se e vamos todos à universidade. Pelos seus pais, tornem-se pessoas importantes e cuidem bem deles. A pessoa que cuida do pai e da mãe é a mais esplêndida como ser humano. Isso é o mesmo em qualquer parte do mundo.
PARTE 4
A família Lin tinha seis filhos, o pai trabalhava como motorista, e a mãe, como costureira. Moravam num apartamento público que não passava de 30 metros quadrados.
Após brincar com as crianças no balanço, Shin’ichi se dirigiu aos pais:
— Vocês realmente estão se esforçando. Os filhos observam o aspecto dos pais trabalhando intensamente. Com certeza, todos vão crescer de forma magnífica. Mesmo que tenham uma vida humilde, longe dos holofotes, aqueles que criam seus filhos, empenhando-se nas atividades da Soka Gakkai e se dedicando à felicidade de outras pessoas, são os mais grandiosos heróis do povo.
Em seguida, disse às crianças:
— Seus pais são extraordinários. Tenham o maior orgulho deles. E desenvolvam sua capacidade para que, no futuro, possam proteger as pessoas que estão sofrendo. Tudo bem? Vamos prometer?
Trocando forte aperto de mãos com a família Lin, ele se despediu dizendo:
— Obrigado! Vamos nos encontrar novamente!
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
A família Lin não se esquecia das palavras de Shin’ichi nessa ocasião. Os pais prometeram firmemente em seu coração cumprir, sem falta, as palavras dirigidas por Shin’ichi aos seus filhos — “Vamos todos à universidade”. A vida deles era difícil e não havia condições de frequentar uma universidade; mas eles batalharam arduamente. A mãe trabalhava com costura até as 2 horas da madrugada, e às 5 horas já estava de pé para preparar as refeições. Assim, ela criava os filhos.
Mais tarde, das três crianças incentivadas por Shin’ichi, as duas irmãs mais velhas chegaram à pós-graduação na universidade; e o irmão mais novo, Xuanguang, formou-se em odontologia na prestigiosa Universidade de Hong Kong e abriu uma clínica. Na organização, viria a atuar como coordenador do Departamento de Médicos da SGI-Hong Kong.
Quando as pessoas estabelecem um juramento e se desafiam para concretizá-lo, elas conseguem se desenvolver elevando a si mesmas. Somente o ser humano é capaz de estabelecer um juramento. Pode-se dizer que o verdadeiro ser humano é aquele que vive por um juramento.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.