ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 25/08/2022 18:48 REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Jornal Brasil Seikyo – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Quando jovem, a morte prematura do seu pai causou ao menino grande sofrimento. Por meio da prática da fé, ele determinou transformar sua dor ao transmitir coragem e esperança para as outras pessoas, como é ensinado na Soka Gakkai.
Nosso mestre, Dr. Daisaku Ikeda, conta que esse integrante da Divisão Sênior, junto com a esposa, decidiu superar a perda do pai, zelando e apoiando o desenvolvimento dos jovens da localidade como se fossem seus filhos, oferecendo a sua casa para a realização das atividades por vários anos.
Quando os jovens estavam prestes a chegar à reunião, ele dizia:
Hoje, novamente, companheiros bodisatvas da terra visitarão a nossa casa; budas virão. Nada me deixa mais feliz. Sou-lhes muito grato. Eu os estimo profundamente. Estou determinado a lutar ao lado deles e triunfar!1
Esse espírito e ação de ultrapassar suas questões enquanto oferece apoio e incentivos para quem está à sua frente, especialmente aos mais novos, é o caminho percorrido pelos membros da Soka Gakkai.
Ikeda sensei também não tinha nenhum atributo especial, era uma pessoa comum que enfrentava diversas questões pessoais, como ter a casa incendiada na guerra e sofrer de doença pulmonar desde criança. Ao encontrar seu mestre da vida e se converter ao Budismo Nichiren, há 75 anos, assumiu o juramento de viver como discípulo de Josei Toda pelo bem das pessoas. Com isso, manifestou o poder imensurável da Lei Mística na própria vida e criou uma extraordinária e irrefreável expansão desse movimento para milhares de famílias.
Enquanto vencia seus problemas, propagava o budismo para o mundo, criando amizades e construindo uma rede de pessoas pela paz. Ele abriu a maravilhosa “estrada da revolução humana” e vem nos ensinando a percorrê-la.
O renomado jornalista norte-americano Norman Cousins (1915–1990), com quem o presidente Ikeda dialogou, disse que simplesmente falar de amor fraternal e de compaixão não é suficiente, é crucial “estender a mão e segurar as mãos dos que estão mais próximos”.2
É isso que fazemos ao trocar incentivos nas reuniões de palestra da Soka Gakkai. O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, afirmou, na 4a Reunião Nacional de Líderes, que os blocos são “fonte inesgotável de revolução humana”. Leia reportagem completa sobre a atividade nesta edição.
Vamos avançar, conforme Ikeda sensei nos incentiva:
Nas profundezas do seu ser, vocês estão todos conectados à ilimitada energia do universo. Dessa maneira, por meio do sincero daimoku e de diálogos sobre os princípios do Budismo Nichiren com aqueles que estão ao seu redor, vocês poderão transformar a família, o ambiente de trabalho, a comunidade e até mesmo o mundo inteiro.
Vamos expandir nossos círculos de boa sorte e benefícios alegremente, e fazer o nosso movimento Soka — uma união de indivíduos talentosos — brilhar ao máximo enquanto continuamos a corresponder às esperanças das pessoas em todos os cantos!3
Ótima leitura!
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 556, dez. 2014, p. 6.
- COUSINS, Norman. Human Options[Opções Humanas]. Nova York: WW Norton and Company, 1981. p. 35.
- Terceira Civilização, ed. 606, fev. 2019, p. 6-9.