Estranho incidente adia lançamento de Telescópio Espacial James Webb

ROTANEWS176 E POR OVIHOJE 23/11/2021 13:40

Depois de décadas de atrasos e bilhões de dólares gastos, o Telescópio Espacial James Webb da NASA está encontrando ainda mais “soluços” antes de seu lançamento – e desta vez, parece ser um simples erro humano.

Reprodução/Foto-RN176 Problemas com o Telescópio Espacial James Webb.

Desta vez, os técnicos encontraram um “incidente” de parar o coração enquanto montavam a estrutura do adaptador do veículo de lançamento do foguete Ariane 5.

Uma atualização da NASA diz:

“Um lançamento repentino e não planejado de uma braçadeira – que prende Webb ao adaptador do veículo de lançamento – causou uma vibração em todo o observatório.”

Esta é a última coisa que alguém quer ouvir quando se trata de uma estrutura que apresenta uma série de espelhos de 6,4 metros de largura.

O deslize atrasou o lançamento do gigantesco telescópio espacial para não antes de 22 de dezembro, de acordo com a NASA, “para permitir testes adicionais”.

Ainda não está claro se o observatório orbital foi danificado como resultado, mas a NASA diz que vai lançar uma atualização até o final da semana.

O plano original era lançar o James Webb em 18 de dezembro no foguete Ariane 5 do local de lançamento em Kourou, Guiana Francesa.

O telescópio, que deverá revolucionar nossa compreensão do universo primitivo, está em desenvolvimento há mais de duas décadas, com a construção e o lançamento sendo adiados inúmeras vezes ao longo dos anos. Mais recentemente, a NASA culpou a pandemia COVID-19 por atrasos ainda maiores.

O incidente desta semana não poderia ter vindo em pior hora, com o lançamento programado para menos de um mês.

Tudo o que podemos fazer agora é esperar que a enorme estrutura tenha sobrevivido totalmente intacta e que a NASA possa finalmente seguir em frente.

Thomas Zurbuchen, administrador da NASA para a Diretoria de Missões Científicas, tuitou na segunda-feira:

“Estou confiante de que a equipe fará tudo o que estiver ao seu alcance para preparar Webb para explorar nosso passado cósmico.

[O observatório] vai desdobrar o universo de maneiras inimagináveis. Certamente, vale a pena esperar por esta etapa.”