Estudo Aponta Poder Do Alho No Controle Da Glicemia E Do Colesterol

ROTANEWS176 09/07/2024 10:00                                                                                                                                Por Milena Vogado 

Um dos temperos favoritos do brasileiro, o alho é um superalimento, pois proporciona uma série de benefícios ao organismo.

 

Reprodução/Foto-RN176 Estudo aponta poder do alho no controle da glicemia e do colesterol – Foto: Shutterstock

Uma revisão de estudos feita por pesquisadores chineses e publicada no periódico Nutrientes apontou efeitos positivos do alho no controle da glicemia e do colesterol. Assim, os cientistas acabaram por aumentar a lista de benefícios do alho à saúde.

O estudo se debruçou em mais de 2 mil trabalhos e concluiu que substâncias presentes no vegetal atuam no equilíbrio da produção de insulina, hormônio que permite a entrada da glicose (açúcar) dentro das células. Dessa forma, o consumo do alimento promove o controle glicêmico no sangue. Essa ação contribui para a diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Além disso, o trabalho também mostrou redução dos níveis de LDL, considerado o colesterol ruim, e um pequeno aumento do HDL, considerado o colesterol bom. Esses efeitos protegem os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares como a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias).

Outros benefícios do alho à saúde

O alho é um superalimento. Isso porque o vegetal proporciona benefícios poderosos à saúde. Confira:

  1. Combater vírus, fungos e bactérias, já que possui ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação desses microrganismos;
  2. Prevenir o câncer de cólon, devido à ação da alicina, da aliina e do alhoeno;
  3. Melhora doenças inflamatórias, pois diminui a dor e regula a resposta do sistema imune;
  4. Evita doenças respiratórias, graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração;
  5. Mantém o cérebro saudável, protegendo as células cerebrais e diminuindo os danos causados ​​pelos radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência;
  6. Combate o inchaço, pois possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços, além de diminuir a pressão arterial.

FONTE: SAÚDE EM DIA