Eterna gratidão

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/05/2022 18:37  

NOTÍCIAS REDAÇÃO

Realizada cerimônia do Dia das Mães no Palácio Memorial da Paz Eterna

Reprodução/Foto-RN176 No Palácio Memorial da Paz Eterna, em Itapevi, SP, foi aquecida pela calorosa recepção dos membros dos grupos de bastidores e dos líderes da BSGI para a cerimônia do Dia das Mães – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

A manhã gélida que encobria o Palácio Memorial da Paz Eterna, em Itapevi, SP, foi aquecida pela calorosa recepção dos membros dos grupos de bastidores e dos líderes da BSGI para a cerimônia do Dia das Mães, que também foi transmitida para todo o país pelo YouTube. A solenidade representou a expressão máxima de gratidão e do respeito às nobres mães. O Palácio Memorial foi idealizado pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, durante a sua visita ao país em 1993 e inaugurado em 22 de junho de 1997.

Flores em agradecimento

Os participantes foram presenteados com a leitura do poema do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, intitulado Flores em Agradecimento a Todas as Mães.1 Em uma estrofe, ele comenta:

São os diálogos

das mulheres Soka que

ampliam a rede de confiança

mais bela deste mundo.

Na sequência, Meiry Hirano, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, proferiu palavras de cumprimento. Ela iniciou com uma frase do escrito Saldar as Dívidas de Gratidão: “A flor retornará à raiz, e a essência da planta permanecerá na terra”.2 E fez as seguintes reflexões: “Essas palavras de Nichiren Daishonin tocam profundamente o coração, pois fazem lembrar as amadas mães e aquelas que cumpriram sua missão nesta existência. Com isso, vamos renovar nossa decisão e nos fortalecer, dia após dia, com sentimento de gratidão e coragem”.

Meiry também perguntou quais sentimentos manifestamos ao ouvirmos a palavra “mãe”. “A palavra ‘mãe’ é forte, não é mesmo. Pensamos em amor, respeito, admiração. A mãe é a nossa primeira professora. Existe a mãe do coração, a mãe do kosen-rufu e aquela que abraça toda as pessoas sem distinção. Externando nossa imensa gratidão às mães que cumpriram sua nobre existência, vamos juntos confirmar nosso juramento para nos tornar mais felizes e contribuirmos para a felicidade de todos”, finalizou.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, manifestou profundo respei­to em memórias de todos os entes queridos e das preciosas mães que cumpriram sua missão. Ele compartilhou os incentivos de Ikeda sensei, que dizem: “Não se esqueça da gratidão à sua mãe. A perda desse sentimento é sinal de arrogância. Do respeito à sua mãe nascem a paz e a justiça em seu coração”.3

Depois, em seus incentivos, Shiratori compartilhou que o daimoku que recitamos, conforme Nichiren Daishonin nos ensina, atinge a vida dos falecidos que está latente na vida universal. Compartilhando um incentivo de sensei, o presidente da BSGI enfatizou: “Lágrimas de tristeza se transformarão em lágrimas de um novo compromisso. Os membros da família dos falecidos e os amigos deles olharão para a frente, para o futuro, de forma positiva. Os membros da família do falecido, em especial, ganharão a coragem e a energia para viver ao máximo não só por si mesmos, mas pelos que faleceram”.

Finalizando, Shiratori, apresentou o cartão virtual como homenagem para todas as famílias e salientou: “Faço votos de que os familiares possam sempre se lembrar dos bons momentos vividos e que a condição de felicidade dos familiares será a oração mais efetiva da felicidade e do repouso dos falecidos”.

O grupo de cordas da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) entoou a canção Haha [Mãe]. A obra é de autoria do presidente Ikeda e expressa seu sentimento de louvar a vida das mães na admirável jornada delas pelo kosen-rufu.

A atividade obedeceu aos protocolos sanitários em relação à Covid-19 para a sua realização na forma presencial.

Marcelo Sooma, da RM Jaçanã, CNSP, expressa: “Completou um ano que perdi meus pais e participar desta cerimônia é emocionante e, ao mesmo tempo, de importante decisão. As palavras da Sra. Meiry, do Sr. Shiratori e a apresentação musical foram motivadoras. Muito obrigado por tudo”.

Já Daniela Luciano, da RM Osasco Oeste, CGSP, relembra: “Perdi minha mãe há dois meses em um acidente. Participar dessa cerimônia e estar aqui no CCCamp aquece meu coração. Mesmo em um momento muito difícil da minha vida, sinto-me feliz por estar aqui com pessoas grandiosas. Meu sentimento é de profunda gratidão”.

Reprodução/Foto-RN176 Apresentação do grupo de cordas da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Notas:

  1. Leia o poema na íntegra no Brasil Seikyo, ed. 2.609, 30 abr. 2022, p. 18.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 770, 2014.
  3. IKEDA, Daisaku. 365 dias – Frases para as Mulheres. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 62, 2008.

Saiba mais:

O vídeo da cerimônia ficará disponível até o dia 22 de maio no canal da BSGI no YouTube. Caso queira apreciar a atividade, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=bfuYMWBmgGo

Para garantir o cartão comemorativo, o link para download é: https://extra2.bsgi.org.br/palacio/cerimonia/maes/