Eterna gratidão

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  25/08/2022 18:15                                                                    NOTÍCIAS DA REDAÇÃO

No Dia dos Pais, carinho e homenagem em cerimônia no Palácio Memorial

 

Reprodução/Foto-RN176 Momentos da cerimônia em homenagem aos pais – Fotos: JBS

Um dia marcado pela emoção. Desde cedo, representantes de famílias de várias regiões se encaminham para o Palácio Memorial da Paz Eterna, em Itapevi, SP. O local foi edificado pelo sentimento de Ikeda sensei para que a memória de membros da BSGI e de seus familiares seja preservada com orgulho, respeito e honra. Assim como ocorrido por ocasião do Dia das Mães, em maio, foi realizada no ensolarado domingo de 14 de agosto uma cerimônia em homenagem aos pais. Pelo YouTube, o evento pôde ser acompanhado em todo o Brasil. Um vídeo especialmente preparado com as imagens do local foi apresentado. Integrantes do Coral Esperança do Mundo também marcaram presença na programação. Poemas envolveram de carinho os participantes.

“O buda Nichiren Daishonin menciona que a forma mais nobre de dignificar e iluminar a vida dos entes falecidos é o ato de oferecer os capítulos Hoben e Juryo do Sutra do Lótus e o Nam-Myoho-renge-kyo.” Assim se manifestou Fabio Oda, coordenador da Divisão Sênior (DS), em suas palavras de cumprimento, enfatizando que, independentemente de como a pessoa venha a falecer, o que determina a iluminação e a felicidade são suas ações em vida, seja esta curta ou longa, e as orações dos familiares e amigos.

Reprodução/Foto-RN176 Oferecimento de incenso em memória dos falecidos – Fotos: JBS

A cerimônia, portanto, se propõe a sublimar a vida eterna, por meio das orações oferecidas por todos; em especial, aos que encerraram sua existência; e trazendo renovada disposição aos familiares e amigos, incentivados a avançar com esperança. E também homenageia a todos os pais, que estão percorrendo a jornada de sua revolução humana, transmitindo força e coragem às pessoas com as quais se encontram.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, ressaltou o fato de os laços de vida construídos não serem extintos com a morte. “Embora a tristeza da perda possa demorar, não haverá ausência”, salientou. Expôs a mudança de perspectiva dos familiares, ao olhar o futuro com positividade, com coragem para viver ao máximo, dando continuidade às aspirações dos falecidos. “A lei de causalidade transcende, une as pessoas com o mesmo propósito”. Ele reforçou: “Por meio da oração, renascemos na companhia dos nossos entes queridos por toda a eternidade”.

Reprodução/Foto-RN176 Eduardo Hidenori Enari, 51 anos, vice-responsável pela RM Pindamonhangaba, CLP – Fotos: JBS

Finalizando, Shiratori apresentou o cartão virtual de oferecimento aos participantes. A banda masculina Taiyo Ongakutai executou a música Sekai no Tomoto, que em português é traduzida como “Com os Amigos do Mundo”.

Duas amigas compareceram à cerimônia vindas juntas da região de Cotia, SP. Manifestam emocionadas o sentimento da participação:

Reprodução/Foto-RN176 Na programação, banda masculina Taiyo Ongakutai brinda os presentes com sua apresentação – Fotos: JBS

“Uma cerimônia fantástica. Estou muito agradecida. Tivemos sempre apoio total da Gakkai. Meus pais se foram muito cedo. Eu tinha 15 anos quando perdi minha mãe, e meu pai se foi há quatro anos. Agradeço muito aos companheiros da BSGI. Meus pais deixaram para nós o budismo, fizeram grande luta! E estamos aqui firmes e fortes, dando a volta por cima. A decisão é lutar, fazer shakubuku e elevar o nível de vida para fazer outras pessoas felizes e assim retribuir a luta deles”.

Reprodução/Foto-RN176 Paula Corina David da Silva, 41, membro da Comunidade Jardim Torino, RM Cotia – Fotos: JBS

***

“Foi muito emocionante, chorei do início ao fim. Meu pai foi um pioneiro, tinha mais de quarenta anos de prática quando faleceu. Eu sou fukushi [quem nasce numa família budista]. O apoio da organização foi fundamental naquele momento, ajudando a gente a não se deixar cair pela tristeza. Todos sentimos as perdas, e a de pai é muito dolorosa. O exemplo dele foi bastante forte. Ele sempre incentivou os filhos baseando-se no que aprendeu dentro da organização. São nove filhos e todos são bem assíduos na prática budista. Estamos determinados a manter isso para as próximas gerações”.

Reprodução/Foto-RN176 Eliana Sonia Dantas, 45, vice-responsável pela Divisão Feminina da Comunidade Jardim Torino, RM Cotia – Fotos: JBS

Outro depoimento vem de um representante da família Enari, da cidade de Pindamonhangaba, SP:

“Uma cerimônia emocionante, sincera. Ouvir as palavras de Ikeda sensei dedicadas aos pais me trouxe um reencontro com vários valores que eles me ensinaram. Eram veteranos e a luta empreendida por eles fez com que recebêssemos muito apoio dos companheiros da Gakkai. Algo que nos fez enfrentar a situação com muito mais tranquilidade. Em agosto do ano passado, eu trouxe as cinzas dele para cá. Ele faleceu em 3 de maio, uma data para jamais ser esquecida. Eu me sinto agradecido. Quão místicas são essas conexões! Hoje, mais uma vez, essa organização em que tenho vivido desde que nasci proporciona uma grande luz de esperança. Agora é seguir ensinando a prática para as pessoas, retribuindo dessa forma a grandiosa luta deles.”

No topo: Momentos da cerimônia em homenagem aos pais

Fotos: BS