ROTANEWS176 18/01/2025 11:15 ENCONTRO COM O MESTRE “Fé, prática e estudo” formam um dos princípios fundamentais para transformar nossa vida e a sociedade com base no Budismo de Nichiren Daishonin. Confira trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei sobre esse tema.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda e sua esposa, Kaneko, incentivam membros da Soka Gakkai no Centro Cultural da Paz de Miyazaki (Japão, 10 fev. 1991.Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press
Fé inabalável
Sem dúvida, ninguém se torna um expert numa atividade da noite para o dia. Apenas quando superarmos obstáculo após obstáculo e continuarmos a avançar com vigor é que alcançaremos certo nível de especialidade ou grau de domínio.
O mesmo acontece com a fé. Há momentos que desistimos e nossa determinação se enfraquece, ou as coisas não caminham de acordo com a nossa expectativa e ficamos ansiosos e com medo. Porém, o mais importante é continuar a recitar daimoku, não importa o que aconteça. Independentemente de nossas orações serem ou não respondidas de imediato, devemos perseverar na recitação do Nam-myoho-renge-kyo, sem abrigar nenhuma dúvida no coração. Aqueles que mantêm tal fé poderão, com o tempo, alcançar o supremo caminho e o pico mais alto de criação de valor, e ainda experimentar a convicção de que tudo acontece da melhor maneira e com profundo significado. Eles edificam uma existência de plena realização e consideram todos os aspectos da vida como fonte de alegria e parte de sua missão. Essas são as próprias funções da Lei Mística e o poder da fé.
IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 1: A Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 132.
* * *
A mente concentrada da fé no Gohonzon possui poder e funções que são realmente imensos e extraordinários. Quando o motor fundamental de nossa “mente” — nossa postura interior, ou determinação — começa a funcionar, e as engrenagens de todos os fenômenos dos três mil mundos são colocadas em movimento, tudo começa a mudar. Movemos tudo para uma direção radiante e positiva. Quando envoltos pela grandiosa condição de vida do estado de buda, nós próprios, as pessoas que nos cercam e o lugar onde vivemos irradiamos a luz da felicidade e da esperança. Esse é o poder do Nam-myoho-renge-kyo dos “três mil mundos num único momento da vida na prática”. Assim opera o princípio budista da transformação dinâmica.
Ibidem, p. 159.
* * *
No curso da vida, estarão fadados a enfrentar todos os tipos de adversidades. Algumas vezes, poderão se ver sem alternativas. É nesse momento que devem fortalecer a fé e recitar daimoku com seriedade e sinceridade. Por mais difícil que possa ser, quando galgarem a escarpada montanha do seu carma, um novo horizonte se abrirá amplamente à sua frente. A prática budista é uma repetição desse processo. Um dia atingirão um estado de felicidade absoluta que jamais será destruído.
Desenvolvam uma fé profunda e com firmes raízes. Quando uma muda possui raízes fortes e recebe sol e água suficientes, ela cresce e se torna uma árvore alta e robusta, mesmo sendo fustigada por intempéries. O mesmo ocorre com a nossa prática budista e a nossa vida. Espero que todos vocês sejam pessoas corajosas que propagam com alegria a grandiosa luz da felicidade por todo esse conturbado mundo, e que sua vida seja a prova individual da genuína magnificência do Budismo de Nichiren Daishonin.
Ibidem, 166.
* * *
Prática contínua e corajosa
Recite daimoku como se estivesse dialogando e transmita tudo o que se passa com você ao Gohonzon. Assim, depois de algum tempo, mesmo o sofrimento no estado de inferno desaparecerá como o orvalho sob o calor do Sol. Quando perceber o próprio erro, reflita sinceramente e corrija a si mesma. Decida não repetir o mesmo erro e assinale uma nova partida em sua vida.
Nesse momento, determine que vencerá, a todo custo, e ore com a força do rugido do leão capaz de mover o Universo a seu favor. E quando vencer, recite novamente daimoku com profundo sentimento de gratidão ao Gohonzon. (…)
Uma pessoa que recita constantemente daimoku estará sempre com o Buda e será protegida por ele e pelas divindades budistas tanto nesta existência como nas futuras.
Por isso, não há nada a temer. Desfrute plenamente cada momento com satisfação e tranquilidade. O daimoku transforma a amargura em alegria, e a alegria num grande júbilo. Portanto, nos momentos de alegria ou de tristeza, nas horas boas ou más, aconteça o que acontecer, recite sempre daimoku. Este é o caminho direto para a felicidade.
Ibidem, p. 113-114.
* * *
Por meio da prática budista, aguçamos e purificamos nossas habilidades perceptivas e mentais que são representadas por nossos olhos, nossas orelhas, nosso nariz, nossa língua, nossa pele e nossa mente; ou seja, a nossa vida em sua integridade.
O “espelho brilhante” de uma vida polida e fortalecida reflete o Universo, a sociedade e a vida humana. Em essência, o “espelho brilhante” é o próprio Gohonzon, a vida de Nichiren Daishonin. Analisando de uma perspectiva mais ampla, é o “espelho brilhante da mente única [de fé]” de todas as pessoas que acreditam no Gohonzon como discípulos de Daishonin.
Este é o profundo significado da fé na Lei Mística. Por meio de uma forte fé, elevamos a condição de nossa vida e a transformamos, espiritual e fisicamente, ao mais puro e vigoroso estado de vida. A purificação da vida por meio da fé é a força motriz da nossa vitória como seres humanos. Por isso, é vital que continuemos perseverando em nossa fé até o último instante de nossa existência.
Ibidem, p. 125-126.
* * *
Cada um de nós e também as outras pessoas somos importantes. Desejar somente a própria felicidade é egoísmo. Desejar apenas a felicidade dos outros é hipocrisia. A verdadeira alegria existe quando cada um de nós juntamente com as outras pessoas nos tornamos felizes. (…)
[Nichiren] Daishonin diz que a verdadeira felicidade é possuir sabedoria e compaixão — isto é, o estado de buda. Se alguém tem sabedoria, mas lhe falta compaixão, sua vida será obstruída e limitada; tal sabedoria não é genuína. Possuir compaixão, mas carecer de sabedoria, ou agir de forma insensata, significa que é incapaz de ajudar alguém, incluindo a si próprio. Essa compaixão não pode ser considerada genuína.
Somente a fé na Lei Mística engloba tanto a sabedoria como a compaixão. (…)
O presidente Josei Toda mantinha a crença de que “felicidade individual e prosperidade social devem andar lado a lado”. A felicidade individual citada aqui não é egoísta; ao contrário, significa cultivar a verdadeira humanidade — desenvolver um eu que possui sabedoria e compaixão e ajuda os outros a fazerem o mesmo.
O Sutra do Lótus (Nam-myoho-renge-kyo) tem o poder de tornar realidade a felicidade individual e a prosperidade social.
Ibidem, p. 219-220.
* * *
Quando se deparam com algum tipo de desventura, as pessoas tendem a pensar que ninguém é tão infeliz ou sem sorte quanto elas. Sentem pena de si mesmas e não enxergam nada além da própria condição. Elas mergulham num profundo sofrimento, nutrindo insatisfação e desesperança, e assim deixam minar ainda mais sua energia vital.
Em situações como essas, o que fortalece a pessoa para que ela siga vivendo? Acredito que sejam os laços humanos — o desejo de viver pelo bem dos demais. Enquanto enxergarmos somente a nós mesmos, não haverá felicidade. Quando agimos em benefício dos outros imbuídos de coragem, a fonte da vida é revigorada.
Quando cuidamos das outras pessoas e nos preocupamos com elas — quando as ajudamos a extraírem sua força vital —, nossa energia vital também aumenta. Quando ajudamos os outros a expandirem seu estado de vida, nosso estado de vida também se expande. Essa é a magnificência do caminho do bodisatva. A prática em benefício das outras pessoas e a que beneficia a nós mesmos é uma só, é a mesma.
Ibidem, p. 221-222.
* * *
Três razões fundamentais que explicam a importância do estudo do budismo
Primeiro: o estudo do budismo nos ajuda a aprofundar nossa fé. (…)
O estudo do budismo é um farol que ilumina o caminho da fé. Até mesmo os complexos mecanismos das forças negativas que surgem para nos atacar são claramente revelados, pelo que realmente são, no cristalino espelho dos ensinamentos budistas.
De fato, estudar os princípios do budismo nos habilita a construir uma sólida base de fé e torna-se uma fonte de energia para nossa revolução humana. Por esta razão, quando Toda sensei começou a reconstruir a Soka Gakkai com base no estudo do budismo, iniciou realizando uma série de preleções sobre o Sutra do Lótus.
Segundo: o estudo do budismo serve como uma força propulsora para o kosen-rufu.
Os escritos de Daishonin expõem o ensinamento correto do Budismo Nichiren e o caminho da propagação fundamentada em “refutar o errôneo e revelar o verdadeiro”. Também descrevem completamente a atitude na fé essencial para concretizar o kosen-rufu, bem como a conduta como líder budista e os elementos-chave para se cultivar valores humanos. (…)
Só podemos afirmar que realmente estudamos o Budismo Nichiren quando entramos em ação de acordo com os escritos de Daishonin — não há genuíno estudo do budismo sem prática. E quando pomos os ensinamentos em prática, ilimitada coragem emana de nossa vida, possibilitando-nos evidenciar ilimitada capacidade e força.
Terceiro: o estudo do budismo assenta a base para o estabelecimento de um novo humanismo.
Nossa época está repleta de sérios desafios, entre os quais a ameaça de uma guerra nuclear, conflitos étnicos, problemas ambientais, sistemas de ensino falhos e outras questões sociais. Embora as pessoas anseiem por felicidade e paz mundial, a situação apenas se agrava, tornando-se mais caótica e confusa. Isto decorre da falta de uma filosofia de vida sólida.
Acredito que somente os ensinamentos do budismo podem lançar luz sobre esses problemas. Somente quando nos pautarmos por princípios budistas como o respeito e compaixão pela vida, unicidade de corpo e mente e unicidade da vida e seu ambiente, poderemos abrir caminhos para um novo humanismo.
Ibidem, p. 272-273.
No topo: Presidente Ikeda e sua esposa, Kaneko, incentivam membros da Soka Gakkai no Centro Cultural da Paz de Miyazaki (Japão, 10 fev. 1991). Foto: Seikyo Press.
Dicas de leitura
Veja sobre o tema “Fé, prática e estudo” no Guia para a Vitória que acompanha o Brasil Seikyo, ed. 2.673, 31 dez. 2024.
Livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 1: A Felicidade. Para mais informações, acesse aqui.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO