“Eu me levantarei!”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  27/03/2021 11:43

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

 E lá se vão 365 dias de uma batalha nunca antes vista na história da humanidade — a luta contra a pandemia da Covid-19. A informação de que o vírus havia se espalhado pelo mundo foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, causando o isolamento social.

A partir de então, Brasil Seikyo, ao lado dos demais conteúdos disponíveis no BS+, mantém seu compromisso de transmitir esperança por meio dos incentivos de Ikeda sensei e dos ensinamentos do budismo, principalmente nesse desafiador período.

Diante das notícias sobre os números da pandemia e da perda de entes queridos, nós nos sentimos por vezes incapazes de reagir. O presidente Ikeda, que viveu severas adversidades, dentre elas a guerra, conta que, ao saber do falecimento do seu mestre, teve a sensação de que “o sol nunca mais fosse despontar”.

Porém, após a morte de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, Ikeda sensei determinou o futuro, como escreveu em seu diário:

A vida de um grande herói da Lei Mística, uma figura monumental do kosen-rufu, chegou ao fim. Mas sensei deixou uma extensão de sua vida, e está para começar o segundo ato da batalha decisiva para tornar realidade os princípios budistas na sociedade. Eu me levantarei! 1

Nosso mestre se levantou a fim de travar uma luta para mudar a história em cem dias, a contar daquele 2 de abril de 1958. Leia nesta edição especial sobre esse importante marco da Soka Gakkai.

Ikeda sensei nos ensina: “O final de uma batalha é sempre o início da batalha seguinte. Uma vitória deve ser seguida por outra vitória. Um jovem revolucionário se orgulha por viver em constante desafio”.2

Vamos nos levantar também para o desafio dos próximos cem dias, com coragem. Boa leitura!

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 459, 2019.
  2. Brasil Seikyo, ed. 1.998, 8 ago. 2009, p. A4.