“Eu também me levantarei!”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  04/12/2021 10:05

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

PARTE 5

No dia 10 de maio, o departamento de assuntos internos do clero emitiu a seguinte diretiva a todos os clérigos:

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

“Nas cerimônias de oko, é expressamente proibido falar sobre qualquer outra coisa que não sejam os ensinamentos embasados nos escritos de Nichiren Daishonin. Embora numerosos avisos nesse sentido tivessem sido feitos, são evidentes as violações a essa regra. A partir de agora, solicitamos que se abstenham estritamente desse tipo de conduta. Em relação aos membros da Soka Gakkai, não há objeção em aceitar o ingresso daqueles que queiram ser, por vontade própria, adeptos diretos do templo; fora isso, é terminantemente proibido realizar qualquer tipo de abordagem”.

Até mesmo o sumo prelado Nittatsu chegou a repreender pessoalmente alguns clérigos que continuaram a falar mal da Soka Gakkai, desafiando essa diretiva. Contudo, em muitos templos dominados por jovens sacerdotes, a Soka Gakkai continuava a ser difamada e atacada em encontros como os da cerimônia de oko. Também se intensificaram os esforços em convencer os membros a deixar a organização e a se tornar adeptos diretos do templo.

Os sacerdotes desses templos já não davam mais ouvidos às instruções do departamento de assuntos internos nem às do sumo prelado. O clero começou a mostrar sinais de crescente turbulência e confusão interna.

Pouco depois das 6 horas da manhã do dia 22 de julho, Shin’ichi recebeu a notícia de que o sumo prelado Nittatsu havia falecido. O sumo prelado tinha participado de um funeral num templo de Fukuoka em 17 de julho e retornado ao templo principal no dia seguinte. Mas, como não se sentira bem na manhã do dia 19 de julho, foi internado num hospital da cidade de Fujinomiya. Lá, ele morreu após sofrer um infarto do miocárdio às 5h05 do dia 22, aos 77 anos.

Shin’ichi partiu imediatamente do Centro Cultural de Kanagawa para o funeral. Ele chegou ao templo principal antes das 9 horas. Recitou daimoku do fundo do cora­ção, ofereceu a queima de incenso e orou em sua memória.

O velório se iniciou na noite daquele dia no Grande Salão de Recepção (Daikyakuden) e, nessa ocasião, um clérigo de cargo elevado fez um “importante anúncio”. Ele disse que, em abril do ano anterior, Nittatsu havia designado em particular o administrador-geral Shinno Abe como seu sucessor, indicando-o para se tornar o 67o sumo prelado. Nesse momento também, a postura da Soka Gakkai foi de desejar a harmonia entre clero e adeptos e seguir protegendo o clero em prol do kosen-rufu.

PARTE 6

Os serviços oficiais de velório e do funeral do sumo prelado Nittatsu foram realizados no templo principal de 6 a 8 de agosto, com a presença de Shin’ichi Yamamoto e de outros líderes representantes da Soka Gakkai.

Naquele verão, 1.300 membros da SGI de 41 países e três territórios estavam em visita ao Japão. Como presidente da SGI, Shin’ichi Yamamoto os incentivou participando de um encontro internacional da amizade, realizado no Centro Cultural de Kanagawa, em 13 de agosto, e de uma reunião de gongyo de Oração pela Paz Mundial, promovida no Auditório Memorial Toda de Tóquio, em 15 de agosto.

Independentemente da situa­ção em que se encontrasse, de modo algum ele poderia deixar de incentivar esses bravos companheiros que se dedicavam tanto pelo kosen-rufu e tinham viajado até o Japão de vários cantos do mundo movidos por um ardente espírito de procura.

Nichiren Daishonin afirma:

Se alguém — inclusive um demônio ou um animal — proclamar ainda que um só verso ou uma só frase deste sutra, respeite-o como se fosse o Buda. Esse é o significado da seguinte passagem do sutra: “Deve se levantar e cumprimentá-lo de longe, com o mesmo respei­to que demonstraria ao Buda”1 como “o ponto mais importante que ele [Shakyamuni] desejava nos transmitir”.2

Devemos sempre ter como base os ensinamentos de Nichiren Daishonin.

Em seu coração, Shin’ichi estava cada vez mais convencido de que enfim havia chegado uma nova era do kosen-rufu mundial.

No encontro internacional da amizade, Shin’ichi declarou:

— O próprio fato de 1.300 membros do mundo terem vindo ao Japão com espírito de procura pelo Budismo de Daishonin é um acontecimento marcante na história do budismo. Tenham sempre a consciência de que os senhores são os pioneiros que estão abrindo caminhos sem precedentes do kosen-rufu em todo o planeta e estão criando a história. Ao retornarem ao seu respectivo país, talvez a realidade seja de que ainda são poucos em número ou que seja o único a praticar o budismo em vasta área. Mas o importante é lutar com o espírito de levantar-se só. Nichiren Daishonin iniciou sozinho as ondas do kosen-rufu. O presiden­te Josei Toda também iniciou, sozinho, a reconstrução da Soka Gakkai após a guerra. Esse é o espírito de um praticante do budismo e é o espírito da Soka Gakkai. Agora é hora de cada um de nós se levantar como um leão! Eu também me levantarei!

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. II, p. 14.
  2. The Records of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmen­te]. Tradução: Burton Watson, p. 192.