ROTANEWS176 E POR OLHAR DIGITAL 11/02/2023 19h32 Por Rodrigo Mozelli
Ainda não há detalhes sobre o que seria o objeto.
Os EUA, por meio de suas Forças Armadas, derrubaram um objeto não identificado que sobrevoava o Alasca nesta sexta-feira (10). Autoridades locais afirmam que a ordem veio direto do presidente Joe Biden.
Não se sabe até o momento qual era o objeto – diferente da semana passada, quando os EUA derrubaram um balão chinês, que seria espião.
Contudo, há algumas informações já disponíveis:
- O OVNI voava a altitude ameaçadora para aeronaves civis;
- Origem desconhecida;
- Tamanho difere do balão chinês derrubado na semana passada;
- Não há indicativo de que ele era dirigível;
- Ele estava em sentido nordeste;
- Seu ponto de origem é desconhecido.
O governo Biden também declarou que não existem informações de que se tratava de ameaça militar.
Na noite desta sexta-feira (3), o Pentágono revelou que um segundo balão de alta altitude da China foi detectado no espaço aéreo da América Latina. Até o momento, não se sabe acima de que país do longo território – que vai do México à Argentina e inclui o Brasil -, está o balão.
Este acontecimento vem logo depois de um primeiro balão deste tipo ser descoberto no espaço aéreo dos Estados Unidos, o que elevou as tensões da potência mundial com a China. De acordo com o governo americano, o objeto seria um instrumento de espionagem, mas o governo chinês rebate dizendo se tratar de um equipamento de pesquisas meteorológicas que saiu da rota.
“Avaliamos que é outro balão de vigilância chinês.”
Pat Ryder, porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos à CNN americana
Além de afirmar que o objeto se trata de outro balão de vigilância da China, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unido Pat Ryder acrescentou à CNN que o “balão espião” não aparentava estar se dirigindo para os Estados Unidos.