ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/09/2022 13:24 ESPECIAL DA REDAÇÃO
O princípio budista de “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” (hosshaku kempon) é a chave para estabelecer uma condição de vida interior inabalável e cumprir a missão como budista em prol da sociedade.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – ILUSTRAÇÃO: GETTY IMAGES
- Qual é o significado de hosshaku kempon?
É um termo budista de profundo significado e literalmente significa “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”. Indica o ato de um buda descartar a posição transitória ou provisória e revelar sua verdadeira identidade.
No capítulo 16, “Revelação da Vida Eterna do Buda”, do Sutra do Lótus, Shakyamuni descarta sua identidade provisória de um buda que atingiu a iluminação em sua existência na Índia sob a árvore bodhi, revelando seu aspecto verdadeiro da iluminação alcançada em um longínquo passado, há incontáveis existências.
- Como Nichiren Daishonin aplicou esse conceito em sua vida?
Daishonin escreveu em Abertura dos Olhos a seguinte passagem:
No décimo segundo dia do nono mês do ano passado, entre as horas do rato e do boi [entre 23 horas e 3 horas], esta pessoa chamada Nichiren foi decapitada. Foi sua alma que chegou a esta Ilha de Sado e, no segundo mês do ano seguinte, cercado pela neve, escreve esta carta para enviá-la aos seus discípulos mais próximos.1
Essa é uma referência à Perseguição de Tatsunokuchi, ocorrida em 12 de setembro de 1271, quando Daishonin manifestou sua verdadeira identidade como Buda dos Últimos Dias da Lei, abandonando seu aspecto transitório. Assim, esse acontecimento é conhecido como o momento do hosshaku kempon de Nichiren Daishonin.
- O que foi a Perseguição de Tatsunokuchi?
Em 1271, o Japão foi assolado por uma terrível seca. O governo ordenou a Ryokan, famoso e respeitado prior do templo Gokuraku-ji, que orasse por chuva. Quando Daishonin soube disso, desafiou Ryokan por meio de uma carta, declarando estar disposto a ser seu discípulo se ele fosse bem-sucedido em fazer chover. Mas, se falhasse, Ryokan deveria se tornar seu discípulo. Ryokan aceitou o desafio, mas, apesar de suas orações e de centenas de sacerdotes assistentes, nenhuma chuva caiu. Ao contrário, Kamakura foi assolada por fortes vendavais. No final, Ryokan não só se recusou a seguir Daishonin, como também começou a tramar contra ele em conluio com Hei no Saemon-no-jo, a autoridade militar. Como consequência, em 10 de setembro de 1271, Hei no Saemon-no-jo intimou Nichiren Daishonin a comparecer à corte para responder a uma série de acusações infundadas. Dois dias depois, em 12 de setembro de 1271, ele foi levado para a localidade de Tatsunokuchi, próxima a Kamakura, onde seria decaptado conforme a determinação de Hei no Saemon-no-jo. Entretanto, no último momento, um objeto esférico luminoso surgiu repentinamente no céu aterrorizando os soldados que, então, desistiram da execução. Depois disso, Daishonin declarou ter nascido de novo, agora como Buda dos Últimos Dias da Lei.
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, descreve esse acontecimento em suas Reflexões sobre a Nova Revolução Humana:
Naquela manhã, a luz resplandecente da aurora iluminou Tatsunokuchi. O alvorecer da verdade e da justiça rasgou o escuro véu da conspiração. Foi o triunfo da benevolência das pessoas sobre o aspecto demoníaco do poder; o triunfo da iluminação fundamental sobre a escuridão fundamental. O estado de buda venceu, fazendo o demônio do sexto céu tremer de medo. Foi a vitória sobre os vis assassinos, que tencionavam matar o devoto do Sutra do Lótus.2
- Que paralelo podemos traçar entre esse acontecimento de mais de setecentos anos e os dias de hoje?
A Perseguição de Tatsunokuchi nos faz entender o verdadeiro espírito de Nichiren Daishonin. O presidente Ikeda cita as seguintes observações do presidente Josei Toda:
Algumas pessoas dizem que Daishonin foi grandioso porque resistiu a grandes perseguições. Isso é verdadeiro, mas o que o tornou ainda mais grandioso foi que, mesmo suportando todas as formas de perseguições, ele continuou a lutar com imensa benevolência para conduzir todas as pessoas à iluminação.3
Nos dias de hoje, o eterno caminho da SGI baseia-se exatamente nesse espírito de Nichiren Daishonin, como se tivesse herdado o legado triunfante da justiça e da verdade do acontecimento de Tatsunokuchi. Em outras palavras, é o espírito benevolente de revelar e comprovar a verdade e a justiça, conduzindo as pessoas à felicidade, mesmo diante de inúmeras perseguições, obstáculos, calúnias, difamações e críticas infundadas.
- Como podemos aplicar o conceito de hosshaku kemponem nossa vida?
Ikeda sensei escreve:
O hosshaku kempon de Nichiren Daishonin não deve ser visto como algo sobrenatural, como se ele passasse a ocupar uma posição inacessível às pessoas comuns. O que Nichiren Daishonin na realidade revelou em Tatsunokuchi foi a suprema conduta como ser humano. Por meio de seu próprio exemplo, Daishonin revelou a existência grandiosa e digna de um ser humano. Ele certamente não deixou de ser uma pessoa, um ser humano. Ao contrário, manifestou a vasta condição de vida dentro dele a fim de possibilitar que todas as pessoas elevassem sua condição de vida.4
Assim, embora seja em um nível totalmente diferente, cada um de nós deve manifestar sua verdadeira identidade, o que se torna possível pela fé e prática em prol do kosen-rufu, levantando-se com base na profunda consciência de seguidores e discípulos de Nichiren Daishonin.
- Como descobrir a verdadeira identidade?
Com certeza, essa questão está diretamente ligada à compreensão da natureza básica da presente existência e ao despertar para a verdadeira missão de realizar o kosen-rufu.
O presidente Ikeda comenta:
O trecho da passagem do Gosho que o senhor citou minutos atrás — “As pessoas podem viver muito tempo, mas raramente vão além dos cem anos” — é realmente verdadeiro. O presidente Josei Toda frequentemente fazia a seguinte observação: “Em cem anos, a contar deste momento, todas as pessoas aqui presentes já estarão mortas”. Este mundo é como um “sonho durante um breve cochilo”. Do ponto de vista da eternidade, quase não há diferença entre uma vida “longa” e uma vida “curta”. Portanto, o que conta não é a extensão da vida de uma pessoa, mas de que forma ela vive. O que realizamos, quanto conseguimos elevar nossa condição de vida, o número de pessoas que ajudamos a encontrar a felicidade — são os fatores que realmente contam.5
Ikeda sensei também afirma:
Sempre que nos encontrarmos em um beco sem saída, devemos desafiar a própria fraqueza e reunir o grande poder da fé para solucionar a situação. Segundo o presidente Toda, isto é o que significa para nós o hosshaku kempon. Fé significa lutar contra os impasses. Fé é uma batalha entre o Buda e a maldade. No budismo, a vitória ou a derrota é a questão primordial.6
Assim, pode-se dizer que o desafio de vencer a nós próprios, principalmente nos momentos mais difíceis da vida, com a plena consciência da missão de realizar o kosen-rufu, nos conduz à descoberta da nossa verdadeira identidade.
- No âmbito da nossa organização, como aplicar o conceito de hosshaku kempon?
Ikeda sensei esclarece: “O hosshaku kempon da Soka Gakkai foi no dia 3 de maio de 1951, quando Josei Toda tornou-se segundo presidente”.7 Naquela ocasião, a grande declaração do presidente Josei Toda, jurando aumentar em 750 mil o número de famílias da Soka Gakkai, fez com que despertasse no coração dos membros a plena consciência de que eram todos com a missão de bodisatvas da terra e os verdadeiros seguidores do buda Nichiren Daishonin. Ou seja, em resposta ao brado do mestre, os membros se levantaram para concretizar o objetivo do kosen-rufu, que é o próprio desejo do buda. Portanto, pode-se dizer que o hosshaku kempon em nossa organização se encontra no momento em que todos se levantam com a consciência de que são filhos do buda, possuidores de uma ligação direta com Nichiren Daishonin.
Ainda nessa preleção, o presidente Ikeda escreve:
Na mesma época, o presidente Toda disse repetidas vezes: “Fazendo um retrospecto, desde a primavera de 1943, o presidente Makiguchi sempre dizia que a Soka Gakkai tinha de fazer o hosshaku kempon. Caso não revelássemos o aspecto de hosshaku kempon, algo estaria errado conosco. Todos nós ficamos parados e perplexos, sem saber o que fazer”. No final, Toda sensei revelou o espírito do presidente Makiguchi. A relação de mestre e discípulo é a chave do hosshaku kempon.8
- Então, o ato de revelar a verdadeira identidade está diretamente relacionado à missão de cada um?
De fato, revelar a verdadeira identidade significa conscientizar-se da mais nobre missão como bodisatva da terra. Entretanto, um ponto importante é que essa conscientização nasce da luta de cada um por meio da fé e da prática em prol do kosen-rufu, revelando a “verdadeira identidade” nas próprias ações concretas do dia a dia. Em outras palavras, longe de ser um princípio abstrato, trata-se de uma luta constante em busca da manifestação do infinito potencial contido em nossa vida por meio do ilimitado poder do Gohonzon.
O presidente Ikeda declara:
Nichiren Daishonin diz: “Manhã após manhã levantamos com o buda, noite após noite com o buda descansamos. Momento a momento atingimos o Caminho, momento a momento revelamos o verdadeiro”.9 Ele afirma que “momento a momento revelamos o verdadeiro”. Quando nos empenhamos em recitar daimoku e realizar as atividades pelo kosen-rufu, o “Buda da Liberdade Absoluta” — o verdadeiro eu — surge em nossa vida, nossa sabedoria e coragem são ativadas e podemos desfrutar um estado de vida de total liberdade. É isso o que significa para nós o hosshaku kempon.10
Em resumo, é fortemente desejável que possamos a cada dia fortalecer nossa sincera prática da fé, trilhando pelo caminho de mestre e discípulo e nos empenhando nas atividades em prol do kosen-rufu para manifestar nossa verdadeira identidade e assim desfrutarmos elevada condição de vida sob todos os aspectos.
Fontes:
Brasil Seikyo, ed. 1.734, 7 fev. 2004, p. A5.
Idem, ed. 1.735, 21 fev. 2004, p. A5.
Idem, ed. 1.738, 6 mar. 2004, p. A7.
Idem, ed. 1.739, 11 mar. 2004, p. A5.
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 281-282, 2020.
- Terceira Civilização, ed. 396, ago. 2001, p. 37.
- Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 168.
- Ibidem.
- Brasil Seikyo, ed. 1.472, 8 ago. 1998, p. 3.
- Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 170.
- Ibidem, p. 169.
- Ibidem.
- Gosho Zenshu[Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 737.
- Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 169.
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