ROTANEWS176 E POR GUIADOCARRO 23/08/2022 18h37 Por Wilson Toume
Bentley Mulliner Batur terá apenas 18 unidades construídas e será reservado a clientes da marca; motor W12 terá mais de 740 cv
Reprodução/Foto-RN176 Bentley Mulliner Batur terá apenas 18 unidades produzidas e todas já foram vendidas. Foto: Bentley / Divulgação
A Bentley apresentou ontem, no último dia do Monterey Car Week, nos Estados Unidos, o seu mais recente cupê, o Mulliner Batur, que terá produção limitada a 18 unidades e vai custar a “bagatela” de 1,650 milhão de libras esterlinas – equivalente a mais de R$ 10 milhões pelo câmbio de hoje (22).
Criação de Andreas Mindt, diretor de design da Bentley, e de sua equipe, o Mulliner Batur exibe a nova identidade visual da marca, que vai poder ser vista nos futuros modelos elétricos que a montadora britânica deve lançar no futuro.
Reprodução/Foto-RN176 Bentley Mulliner Batur Foto: Bentley / Divulgação
Todos os 18 exemplares do Bentley Mulliner Batur serão encarroçados pela Mulliner, a mais antiga fabricante de carrocerias do planeta, com mais de 250 anos de história e já foram reservados a clientes da empresa, que vão poder escolher os padrões de acabamento e diversos itens (inclusive detalhes de ouro) para personalizar o veículo.
Como o seu antecessor, o Bentley Bacalar, o Batur recebeu o nome de um belo corpo de água natural. O Batur é um lago formado em uma cratera de 88 m de profundidade e que ocupa 16 km² em Kintamani, na ilha de Bali, na Indonésia, e fornece água rica em nutrientes para fontes termais locais e agricultura.
Reprodução/Foto-RN176 Cada unidade do Bentley Mulliner Batur terá interior personalizado pelo cliente. Foto: Bentley / Divulgação
O Batur também será o Bentley mais potente até agora, com uma versão de mais de 740 cv do icônico motor W12 de 6.0 litros biturbo. O desempenho proporcionado por esse motor será compatível com o chassi Bentley mais avançado de todos os tempos, com suspensão pneumática, controle eletrônico anti-rolagem, vetorização de torque e eixo traseiro direcional.
Cada unidade do Mulliner Batur será construída artesanalmente ao longo de vários meses na oficina de Mulliner na fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra, com as primeiras entregas previstas para meados de 2023.