ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 06/02/2021 17:03
REDAÇÃO / COLABORAÇÃO LOCAL
Em todo o país, coordenadores de periódicos iniciam atividades nas localidades com base no diálogo
Reprodução/Foto-RN176 Foto do encontro on-line – Editorial Brasil Seikyo – BSGI
Após a reunião de partida dos coordenadores de periódicos, em 12 de dezembro — selada com a mensagem do presidente Ikeda, enviada especialmente para a ocasião —, foram realizadas de 16 a 21 de janeiro as primeiras atividades da chamada “Rede da Felicidade”, com a participação de coordenadores de periódicos das subcoordenadorias de norte a sul do país.
Nas etapas que se seguem, as reuniões se estenderam ao longo do mês para os coordenadores de periódicos dos distritos, até chegar aos blocos.
A Rede da Felicidade é uma teia de pequenos encontros para reflexões e para compartilhar ideias a partir de trechos do romance Nova Revolução Humana (NRH), publicados no Brasil Seikyo, na seção também chamada Rede da Felicidade.
Nesse primeiro encontro, havia certa expectativa com relação ao conteúdo da reunião, ao formato das atividades e às tarefas dos coordenadores: “Cadê os apresentadores? E a programação?”, perguntavam os participantes. Isso porque as reuniões tiveram foco no diálogo e nas considerações sobre um episódio da NRH em que o presidente Ikeda relata o encontro com um membro da Soka Gakkai que trabalhava como massagista e tinha deficiência visual.1 “Com o início do diálogo, o ambiente ficou mais descontraído, e cada um expôs os aspectos que lhe chamaram a atenção. Em especial, foi citada a sensibilidade e a humildade de Ikeda sensei”, relatou a gerente de relacionamento da Editora Brasil Seikyo (EBS), Alice Hirose, que, nesse departamento, atua junto com outras dez consultoras.
Ela complementa: “Atividades como essa devem acontecer mensalmente e a meta é que os coordenadores viabilizem os encontros nas localidades, estimulando o diálogo e a participação de todos, fazendo com que um número maior de pessoas possa conhecer e se conectar ao Mestre por meio da NRH. E assim, de forma leve e participativa, criar o interesse pela leitura e exploração do rico conteúdo das publicações do BS+. Inspirando cada um a transformar a própria realidade positivamente, conectados à rede de incentivos Soka”.
Em diferentes localidades, os participantes compartilharam a alegria de atender aos membros como coordenadores de periódicos, fazendo dessa atuação uma chance de desenvolvimento. Outros relataram os aspectos positivos e benefícios que obtiveram em meio aos esforços na organização. “O encontro de janeiro foi sensacional! Todos com o mesmo sentimento de divulgar os incentivos do Mestre ao maior número de pessoas e expandirmos o nosso movimento de ampla propagação do budismo!”, cita Elvira Silva, Sub. Niterói, CSMRJ.
Já os veteranos, até mesmo com mais de trinta anos de prática budista, relembraram com saudades da dedicação como coordenadores ou entregadores de periódicos no passado, expressando alegria e gratidão em reviver esse período na nova função. Os relatos não pararam por aí; e Brasil afora as histórias de superação de desafios no trabalho, na família, na organização e o empenho na propagação do budismo tornaram os primeiros encontros da Rede da Felicidade uma troca produtiva e motivadora.
Rede feliz
Esse novo formato está sendo uma oportunidade de aproximar o nosso coração ao de Ikeda sensei, incentivando sobre a importância da leitura e do acesso aos episódios da NRH que narram toda a história de vida do Mestre. Na mensagem enviada aos coordenadores, lida na reunião de partida, Ikeda sensei diz: “O Brasil Seikyo, o jornal do kosen-rufu, vem se tornando fonte de luz e de coragem que proporciona a filosofia da dignidade da vida e a indomável vitalidade ao coração das pessoas”.2 Com imensa gratidão desafiarei todas as circunstâncias para corresponder às expectativas do Mestre, expandindo a rede da felicidade e levando esperança aos queridos membros da nossa amada subcoordenadoria.
Isabel Sakamoto Sub. Bandeirantes, CLP
O fato de iniciarmos compartilhando nossas reflexões sobre o estudo da NRH, aprendendo ainda mais com Ikeda sensei, aproximando o nosso coração ao dele, aí reside a essência da nobre missão de ser “Consultora da Felicidade”. Com infinita gratidão, ainda com mais coragem, registro minha decisão de realizar uma grandiosa luta para atingir todos os corações como um raio de felicidade, não deixando ninguém para trás! Quero me transformar numa expert na missão de tornar extraordinária a experiência de todos os companheiros no maravilhoso universo dos periódicos, acolhendo, ouvindo, sentindo e compreendendo o coração de cada um e que todos possam alcançar ainda mais vitórias!
Leticia Martins Silva Sub. Rio Grande do Sul, CRE Sul
Saiba mais:
Você pode ler a mensagem do presidente Ikeda enviada aos coordenadores de periódicos no BS+
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.546, 16 jan. 2021, p. 14 e 15.
- Brasil Seikyo, ed. 2.544, 19 dez. 2020, p. 3