Expandir “Meu BS” na amada terra brasileira

ROTANEWS176 10/05/2025 10:40                                                                                                                              ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS                                                                                                                Por Miguel Shiratori

Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori presidente da BSGI

Neste período tão significativo e glorioso, celebramos com enorme alegria o dia 3 de maio — data em que co-memoramos os 65 anos da posse de Ikeda sensei como terceiro presidente da Soka Gakkai — e o auspicioso sessenta anos de história do nosso querido jornal Brasil Seikyo. Parabéns a todos!

Manifesto minha sincera gratidão àqueles que, ao longo dessas seis décadas, contribuíram para o crescimento e para a expansão do Brasil Seikyo; aos valorosos Mensageiros da Esperança, que nos bastidores apoiam na divulgação e distribuição dos periódicos em todas as localidades e regiões deste imenso Brasil; e a você, leitor, que sempre prestigiou e usou o “BS” — a carta de Ikeda sensei — como uma bússola em seu cotidiano, compartilhando com diversas pessoas incentivos inspiradores e encorajadores para vencer os desafios da vida.

Brasil Seikyo, por meio do seu conteúdo ímpar, nos transmite os maravilhosos ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin e as orientações do presidente Ikeda cujo objetivo único é a felicidade de todas as pessoas, sem exceção. Assim como o Mestre afirma em sua mensagem alusiva à edição 2.000 do jornal:

Nichiren também menciona que o Buda salva as pessoas por intermédio das letras. O poder delas é imensurável. Da mesma forma, é incalculável o número de pessoas que se encorajaram e estimularam a sabedoria ao manter contato com o Brasil Seikyo.

Desejo ardentemente que todos apoiem o desenvolvimento do jornal para que seja amado cada vez mais por um expressivo número de cidadãos.

A edição de um periódico é fruto de empenho conjunto. O Brasil Seikyo é a cristalização de “diferentes em corpo, unos em mente” pelo fato de ter superado inúmeras dificuldades por meio da união de esforços centrados na paixão pelo kosen-rufu, de pessoas que compartilham inclusive o ardoroso labor.

Pronuncio em alta voz que a missão do Brasil Seikyo é demasiadamente grande por este ter a tarefa de expandir a rede de solidariedade pela paz, pela cultura e pela educação. (…)

Tenho a plena convicção de que o nosso Brasil Seikyo, que emite a filosofia budista de paz e coexistência, haverá de cumprir também uma considerável missão social. Espero que todos, atuando junto com o Brasil Seikyo, resplandeçam a dignidade da própria vida e ampliem alegremente os laços de solidariedade, de paz e de felicidade no lar, na comunidade e, de forma geral, por toda a sociedade.1

Graças à solidariedade de todos ao propagarem em sua localidade o grandioso humanismo do budismo idealizado pelo fundador Daisaku Ikeda, em novembro de 2024, nosso Brasil Seikyo foi contemplado com o Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica brasileira, na cate-goria “jornais de circulação não diária”. Portanto, avancemos com orgulho para promover a ampla divulgação do nosso veículo adotado carinhosamente pelos leitores de “Meu BS”!

Neste momento glorioso do Brasil Seikyo, estamos assinalando a vigorosa partida rumo ao 65º aniversário do periódico em 2030, quando celebraremos o centenário da Soka Gakkai! Nos próximos cinco anos, com o objetivo de promovermos o avanço do kosen-rufu equivalente a cinquenta anos, vamos impulsionar a ampla divulgação dos ensinamentos do humanismo Soka por meio da expansão do “Meu BS” em nossa amada terra brasileira!

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.000, 22 ago. 2009, p. A1.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO