Exposição Sementes da Esperança é lançada em nova versão

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  06/03/2021 11:05

REDAÇÃO/NOTÍCIAS

Em formato virtual, a abertura da exibição tem a participação de pessoas de diversos países

Reprodução/Foto-RN176 Foto – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

Uma mostra com 24 painéis apresenta visão otimista para uma vida sustentável que contribui para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta é a Sementes da Esperança e da Ação: Tornando Realidade os ODS, exposição lançada em 25 de fevereiro, pela primeira vez em formato virtual, num evento promovido em três sessões, atendendo aos públicos das Américas, da África, da Europa e da Ásia, e com transmissão em inglês e em espanhol.

Criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) em conjunto com a Carta da Terra Internacional (ECI), a mostra é sucessora da exibição Sementes da Esperança [Seeds of Hope], divulgada em 2010, no aniversário de dez anos da Carta da Terra. Em 2020, ela então foi atualizada para marcar os vinte anos da carta, incluindo as histórias de pessoas do Sudão do Sul, Líbano, Ilhas Marshall, Bangladesh, México e do Brasil — representado por Jomber Chota, que desenvolveu trabalhos no Instituto Soka Amazônia —, que realizaram ações de impacto social. Além disso, foram adicionados painéis sobre mudanças climáticas e um destaque para a nova versão do aplicativo Mapting — plataforma desenvolvida pela SGI e a ECI, que mapeia ações locais, alinhadas aos ODS, de pessoas ao redor do mundo. Vale ressaltar que agora códigos QR fornecem links para mais informações para uso on-line e uma página interativa foi criada para coletar ideias e iniciativas de espectadores inspirados pela exibição.

“A exposição nos faz refletir sobre as causas relacionadas com as questões globais, como combater o sentimento de incapacidade e ampliar nossa compaixão. Além disso, apresenta a Carta da Terra como uma declaração de ética e princípios que defendem uma vida sustentável. O importante é termos a consciência de que mesmo as pequenas ações podem causar algum impacto social”, citouTadashi Nagae, coordenador do Programa de Sustentabilidade da SGI, ao apresentar os painéis.

“A Carta da Terra não se trata mais de um documento referente a um movimento silencioso. Nesse sentido, a revolução está acontecendo. Muitas pessoas têm consciência da importância da carta e de que podem realizar uma mudança”, complementa Alide Roerink, membro do Conselho da Carta da Terra Internacional.

Reprodução/Foto-RN176 Exposição Sementes da Esperança e da Ação tem a proposta de inspirar o público a transformar positivamente sua localidade

A coordenadora sênior de sustentabilidade da SGI, Joan Anderson, propôs aos pouco mais de 120 participantes que refletissem a respeito dos temas abordados na mostra e muitos citaram exemplos de ações realizadas em sua respectiva localidade.

Sajid Iqbal, de Bangladesh, cuja história é apresentada num dos painéis, compartilhou seu projeto de redução do consumo de energia elétrica, a partir da utilização de lâmpadas feitas com garrafas pet cheias de água, num sistema de claraboia que capta a luz solar.

Sajid também participou da sessão em espanhol, junto com o pioneiro da Carta da Terra Mateo Castillo.

Sementes da Esperança e da Ação traz a ideia de “Aprender, Refletir, Capacitar, Liderar” retratada nas propostas de Daisaku Ikeda sobre educação para o desenvolvimento sustentável e é um recurso para a iniciativa da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para 2030. “O objetivo é encorajar as pessoas a realizar ações locais. Nesse sentido, quero convidar cada um a se conectar com sua melhor versão refletindo: “Que sementes plantaremos a partir de nossas ações?”, concluiu a diretora executiva internacional da iniciativa da Carta da Terra, Mirian Vilela.

Saiba mais

  • A mostra está disponível em inglês em:

https://www.sokaglobal.org/resources/global-issues-resources/education-for-sustainable-development-and-climate-action/seeds-of-hope-and-action-exhibition.html

  • Para informações sobre disponibilidade da exibição e para uso educacional, envie e-mail para: contato@peacesgi.org.
  • Você encontra o aplicativo Mapting disponível na Google Play e na App Store

No topo: Participantes interagem compartilhando experiências e impressões sobre o tema da mostra