F1: Piastri supera Verstappen e vence o GP de Miami com dobradinha da McLaren

ROTANEWS176 04/05/2025  18:36                                                                                                                               Por Gabriel Gavinelli

RN176 Sexta etapa da temporada de 2025 da Fórmula 1 que foi realizado  domingo (4) no Circuito Internacional de Miami, na Flórida, com a vitória de Oscar Piastri da McLaren/Mercedes

Oscar Piastri venceu o Grande Prêmio de Miami, sexta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, realizado neste domingo (4) no Circuito Internacional de Miami, na Flórida. O australiano superou Max Verstappen nos estágios inicias da corrida para vencer a quarta corrida da temporada e abrir vantagem na liderança do mundial.

Foi dia de dobradinha da McLaren em Miami, a de número 52 de sua história, terceira com a dupla Piastri e Lando Norris. O britânico terminou na segunda posição depois de cair para quinto, depois de uma manobra frustrada sobre Verstappen na largada. O incidente foi notado pelos comissários.

George Russell se beneficiou de um Safety Car Virtual para completar o pódio para a Mercedes na terceira posição. Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto colocado, enquanto Alexander Albon conquistou uma excelente quinta posição para a Williams.

Kimi Antonelli foi o sexto colocado no segundo Mercedes W16, à frente dos Ferrari de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, na P7 e P8, respectivamente.

Carlos Sainz, da Williams, em nono e Yuki Tsunoda, da Red Bull, completaram a zona de pontuação.

O F1Mania.net acompanha in loco o GP de Miami com Victor Berto.

A corrida

Verstappen manteve a primeira posição na largada, mas foi atacado por Norris na primeira curva. O holandês aproveitou a vantagem no apex e garantiu a primeira posição, mas Norris foi para fora da pista e caiu para P5.

O britânico reclamou da manobra do tetracampeão e o incidente foi notado pelos comissários, mas sem punição envolvida.

Bortoleto fez uma boa largada partindo da P13 e superou Hamilton na primeira volta. Pouco depois, Hamilton retomou a posição.

Doohan se envolveu em um incidente com Lawson, investigado pelos comissários, que resultado em um pneu furado para o piloto da Alpine. Os comissários decidiram por incidente de corrida, enquanto Doohan abandonou a corrida.

Lá na frente, Piastri se aproximou perigosamente de Verstappen e tentava ultrapassagem. Na volta 12, Piastri aproveitou de um erro de Verstappen na Curva 1 para assumir a liderança.

Norris passou Antonelli para ser terceiro colocado, mas estava muito mais rápido do que Verstappen. Em uma primeira tentativa, Norris empurrou Verstappen para fora da pista e devolveu a posição, mas conseguiu a manobra uma volta depois para ser segundo colocado.

Verstappen era o terceiro e deixava os McLaren escapar, enquanto Antonelli se aproximava do piloto da Red Bull.

Na volta 20, Bortoleto, que era P13, foi para os boxes e voltou com os pneus duros na 17ª posição.

Hamilton e Ocon travaram uma bela disputa pela P10. O piloto da Haas se defendeu bem em um primeiro momento, mas Hamilton conseguiu a ultrapassagem pouco depois.

Ocon e Hadjar fizeram suas paradas e voltaram à frente de Bortoleto. O brasileiro ocupava a P17 na volta 25.

Na volta 26, Antonelli foi aos boxes e voltou em nono com os pneus duros. Lá na frente, Piastri liderava Norris com uma vantagem de 8.4s.

Vestappen fez seu pit-stop um giro depois e voltou em sétimo, três segundos à frente de Antonelli, na sétima posição. O holandês usou o DRS e vantagem do pneu novo para superar Hamilton e assumir a sexta posição.

Bearman teve problemas no motor Ferrari do seu Haas e parou o carro na área externa da pista. O safety car virtual foi ativado na volta 29.

Os dois McLaren foram aos boxes e voltaram na mesma posição, Piastri na P1 e Norris na P2. Russell se beneficiou da parada mais curto do SCV e retornou à frente de Verstappen, na terceira posição.

Bortoleto teve problemas na bomba de combustível e abandonou a corrida na volta 32. O brasileiro já havia reclamado de falta de potência em seu Sauber. Enquanto isso, Hulkenberg, seu companheiro de equipe, era o último na zona de pontuação.

Um novo safety car virtual (SCV) foi ativado na volta 33. Bortoleto não conseguiu levar seu C45 até os boxes e parou na área de escape.

Na relargada, Sainz, Leclerc e Hamilton travaram disputa pela P7. Leclerc colocou por dentro de Sainz na Curva 1, mas esparramou. Hamilton aproveitou e mergulhou para dentro da dupla, ultrapassando Sainz. Leclerc conseguiu manter a P7, seguido por Hamilton e Sainz.

Hamilton passou a perseguir Leclerc pela sétima posição. Com pneus médios contra duros do monegasco, o britânico discutiu com a Ferrari para que a equipe ordenasse uma troca de posições com seu companheiro de equipe. A ordem veio algumas voltas depois.

À frente de Leclerc, Hamilton não conseguia se aproximar de Antonelli – que tinha quase cinco segundos de vantagem para o piloto da Ferrari na volta 44. Foi então a vez de Leclerc sugerir para equipe uma troca de posições com seu companheiro de equipe.

Algumas voltas depois, Hamilton e Leclerc novamente inverteram posições, mas era tarde para tentar um ataque sobre Antonelli.

RN176 A última volta da vitória de Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 57 voltas

Hamilton foi atacado por Sainz na última volta e os dois chegaram a se tocar, mas o piloto da Ferrari recebeu a bandeira quadriculada na oitava posição, 1à frente de Sainz. O incidente foi para investigação dos comissários após a corrida.

Piastri venceu o GP de Miami com 4.6s de vantagem sobre seu companheiro de equipe Norris. Russell cruzou a linha de chegada em terceiro, mas 33s atrás da dupla.

Confira o resultado do GP de Miami:

1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 57 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 57
3) George Russell (Mercedes), 57
4) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 57
5) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 57
6) Kimi Antonelli (Mercedes), 57
7) Charles Leclerc (Ferrari), 57
8) Lewis Hamilton (Ferrari), 57
9) Carlos Sainz (Williams/Mercedes), 57
10) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), 57
11) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), 57
12) Esteban Ocon (Haas/Ferrari), 57
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 57
14) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), 56
15) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 56
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 56
OUT) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), 36
OUT) G.Bortoleto (Sauber/Ferrari), 30
OUT) Oliver Bearman (Haas/Ferrari), 27
OUT) Jack Doohan (Alpine/Renault), 0

FONTES: MANIA E RN176