FAB recebe a 5ª aeronave KC-390 da Embraer

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 02/11/2021 10:55                                                                                                   Por Ricardo Meier

Jato de transporte militar foi recebido na Base Aérea de Anápolis (GO) pelo presidente Jair Bolsonaro, após polêmica sobre redução unilateral da encomenda de 28 para apenas 15 unidades

Reprodução/Foto-RN176 A FAB recebe o 5º KC-390 (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta quarta-feira (1) o 5º jato de transporte militar KC-390 Millennium (FAB 2857), fornecido pela Embraer.

A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Anápolis (GO), onde fica o esquadrão Zeus, que opera a aeronave, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro.

O evento comemorou os 60 anos da ativação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e foi palco de homenagens a vários militares.

A FAB não recebia um KC-390 novo há quase um ano. A 4ª aeronave foi entregue pela Embraer no final do ano passado, o avião FAB 2856. Na época, então sob o comando do Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a Aeronáutica planejava contar com mais três KC-390 em 2021.

Reprodução/Foto-RN176 Atual governo decidiu reduzir encomenda original de 28 aviões para apenas 15 unidades (FAB)

O planejamento da Força Aérea previa ainda três jatos Millennium em 2022, quatro em 2023, três em 2023, quatro em 2025, quatro em 2026 e três em 2027, completando a encomenda de 28 aviões.

No entanto, o atual Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, decidiu rever o contrato assinado com a empresa brasileira em abril. A proposta foi de reduzir o pedido de 28 para apenas 15 unidades, alegando falta de recursos.

Recentemente, após negociações com a Embraer acabarem sem um acordo, Baptista Junior anunciou que o governo decidiu alterar o contrato de forma unilateral.

Reprodução/Foto-RN176 O presidente Jair Bolsonaro voltou a prestigiar a aeronave após o anúncio da redução unilateral do contrato com a Embraer (FAB)

A Embraer, em curta nota ao mercado, “que buscará as medidas legais relativas ao reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos, bem como avaliará os efeitos da redução dos Contratos em seus negócios e resultados”.

Desde a revelação do desentendimento entre os dois tradicionais parceiros, há movimentações para acalmar os ânimos. Durante o Dubai Airshow, no mês passado, Bolsonaro visitou o estande da Embraer e se encontrou com executivos da empresa para prestigiá-la. Desta vez, o atual mandatário voltou a aparecer em imagens celebrando a entrega da aeronave.