ROTANEWS176 14/12/2024 13:00 MENSAGEM DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Selma Inoguti – Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Foto de Selma Inoguti – Foto: Brasil Seikyo
Querida amiga e amigos de todos os recantos do Brasil, um maravilhoso ano novo!
Feliz “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.
Reconfirmando o nosso lema: “Faça de todos os dias os melhores da sua vida e viva ‘Mais um Dia Feliz’ com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza), desejo que você e seus familiares estejam bem, com muita saúde e disposição, mesmo em meio a grandes desafios e oportunidades. Nunca duvide de que já venceu em tudo, tenha a certeza disso.
Neste significativo ano 2025, em que comemoraremos 50 anos da SGI, 65 anos da posse do nosso mestre como terceiro presidente, 65 anos da BSGI e 95 anos da Soka Gakkai, vamos nos esforçar para alcançar a vitória e a felicidade, com base em três pontos que estão no nosso plano e segue como fonte de estudo:1
- Recitar “muito mais daimoku” e tornar “possível o impossível”.
- Manifestar o espírito de “jamais ser derrotada” (Maketara akan).
- Ter esperança, pois “O inverno nunca falha em se tornar primavera”.2
Imagino que, neste momento, você pode estar pensando: “Por onde vou começar?”. Ao se inspirar nas orientações do Mestre, determine começar pela oração de juramento e gratidão, de desafiar orar “muito mais daimoku”, mesmo sem “tempo”, mas com muita disposição de que “agora é o momento de determinar, orar, transformar e ser feliz”, conforme Ikeda sensei nos incentiva:
Independentemente do que aconteceu até agora, o futuro pode ser mudado infalivelmente a partir da seriedade na oração e na ação. Com convicção na prática da fé de vitória absoluta, comece hoje e no local em que se encontra!3
Para apoiá-la ainda mais, convido-a a participar do “Daimoku Nacional do Zenshin” todo dia 19 de cada mês e dos dois ciclos de realização do “Desafio do Daimoku dos Cem Dias”. Em 2025, vamos também celebrar os 20 anos do amado grupo Zenshin, o qual tem como lema eterno “Shitei funi é a minha vida” e “Avançar é a nossa missão!”, realizando um grande movimento de visitas, com o tema “Amiga, posso te visitar?”, na organização de base, em união harmoniosa e recebendo com carinho nossas novas amigas da Juventude Soka.
Sobre diálogo de vida a vida e de coração a coração, Ikeda sensei nos incentiva no livro Flores da Felicidade:4
Vocês, mulheres Soka, avançam sem interrupção rumo ao grandioso objetivo chamado kosen-rufu unidas em itai doshin (“diferentes em corpo, unos em mente”) e formando a mais bela e esplêndida rede de mulheres. Nada é tão caloroso e admirável. Benevolência tem em sua essência o sentimento de sofrer junto, chorar junto e orar junto — esse é o sentimento de um buda de sentir empatia pelos sofrimentos dos outros. Unir nosso coração ao do amigo que sofre e que está diante de nós, trocar incentivos mútuos e iluminar qualquer escuridão que o aprisiona — assim a Soka Gakkai construiu este maravilhoso mundo. Sem dúvida, é a organização mais surpreendente criada pelo povo e para o povo.
Vamos, juntas, determinar que este será o ano em que mais visitas realizaremos e que, baseando-nos na grandiosa atuação da Liga Monarca, faremos a diferença em nosso respectivo distrito e localidade, sempre em união com as companheiras da organização, com os jovens da amada Juventude Soka e com os companheiros pilares de ouro.
Aproveito a oportunidade para compartilhar que, por ocasião da participação na cerimônia de um ano do falecimento de Ikeda sensei, realizada no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido), em 15 de novembro, Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, nos incentivou para que pudéssemos vencer a todo custo individualmente, na família, na organização e na sociedade, sempre fundamentados no shitei funi e no espírito de “levantar-se só”. Assim, gostaria de citar um incentivo do presidente Harada:5
Sensei sempre nos ensinou que os pontos mais importantes são: coragem, união harmoniosa e daimoku. Por favor, haja o que houver, imbuídas de ardente coragem, recitem daimoku com a determinação de que conquistarão a vitória por meio da oração, brilhando, cada qual, como “sol da esperança”, “sol da felicidade” e “sol da vitória” a iluminar a família e a comunidade local. Então, vamos expandir cada vez mais a rede solidária da paz e da amizade num movimento harmonioso.
E, por fim, compartilho o seguinte trecho de um poema de Ikeda sensei: “Vocês são as rainhas do sorriso / que são sempre vitoriosas / superando / cada tristeza e sofrimento”.6
Querida amiga da rede de solidariedade das mulheres Soka, vamos, juntas, eternamente com Ikeda sensei, “alçar voo”, ou seja, “desenvolver, transformar e vencer” rumo a 2030, em nossa vida, em nossa família, na localidade, na sociedade, oferecendo o nosso melhor como amiga, mãe, filha, profissional, avó, bisavó, esposa, companheira, sendo o melhor ser humano e discípula do Mestre. Que sejamos nossa melhor versão de todos os tempos, claro, sempre com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza)!
Forte e carinhoso abraço!
Selma Inoguti
Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
No topo: Selma Inoguti – Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI. Foto: Brasil Seikyo
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.659, 31 maio. 2024, p. 18-19.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 560, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.599, 12 fev. 2022, p. 1.
- IKEDA, Daisaku. Flores da Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 58-59, 2019.
- Brasil Seikyo, ed. 2.660, 8 jun. 2024, p. 7.
- Ibidem.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO