ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 11:03 CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Levantando Voo”, volume 30
Por Ho Goku
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI – Ilustrações: Kenichiro Uchida
PARTE 25
Shin’ichi Yamamoto caminhou em direção à escada de emergência que havia do lado de fora do prédio anexo. Um jovem da equipe de bastidores lhe disse:
— A Sala Josho do anexo será a de apoio, e os membros daqui poderão ouvir a reunião que ocorrerá no salão principal.
— Vou incentivar primeiro as pessoas que estão aqui então.
A esposa de Shin’ichi, Mineko, o acompanhou na subida da escada de emergência.
Para entrar na sala por essa escada, era necessário destrancar a porta por dentro. Um jovem que atuava nos bastidores correu para dar a volta no prédio, e atravessando em meio às pessoas da sala lotada, apressou-se para destrancar a porta. Os participantes, sem prever o que aconteceria, observavam tudo com expectativa.
Então, a porta que ficava na parte da frente da sala se abriu rangendo alto. Era Shin’ichi quem estava lá.
— Olá, pessoal! Todos estão bem? — disse Shin’ichi levantando a mão em saudação e pegando o microfone.
Um alvoroço, misto de surpresa e de alegria, tomou conta do salão. Era um momento tão aguardado por todos. Com o rosto radiante de incontida alegria, eles olharam para Shin’ichi. Alguns tinham lágrimas nos seus olhos.
— Muito obrigado pelos esforços de virem especialmente até aqui. Nenhuma autoridade ou poder pode romper os profundos laços de espírito que nos unem!
Uma grande salva de palmas e ovações estremeceram a sala.
— Quem são os que apoiam a Soka Gakkai? São aqueles que se empenham diligentemente nos bastidores, muito mais do que aqueles no centro das atenções. Esses são os verdadeiros budas e os genuínos vencedores. E os senhores são esses indivíduos. Não haveria Soka Gakkai ou kosen-rufu sem os senhores.
Sentindo profundo afeto pelos membros que meneavam afirmativamente a cabeça com seus olhos inchados a cada palavra dita por ele, Shin’ichi conclamou de maneira enérgica:
— Enquanto lutam diariamente com vários tipos de angústias e de sofrimentos pessoais, os senhores estão se dedicando com ardente esperança na realização do shakubuku e na propagação da Lei. Suas ações reluzem com o brilho da verdadeira humanidade. De fato, são bodisatvas da terra. Juntem-se a mim neste novo avanço com renovada decisão!
Os membros responderam “sim” em uníssono, com a voz repleta de determinação.
Quando saiu do anexo, havia ainda mais companheiros reunidos lá. Shin’ichi registrou fotos junto com eles. Ele deu todo o seu ser para incentivá-los, com o sentimento de estar servindo ao Buda.
PARTE 26
No salão principal, no Centro Cultural de Kansai, a reunião de Gongyo Comemorativo já havia se iniciado com a participação do presidente Kiyoshi Jujo.
Shin’ichi Yamamoto seguiu para o corredor do segundo andar do centro cultural, onde aconteceria a reunião, e entrou na sala quando a atividade já caminhava para o final. Por todos estarem aguardando ansiosamente a cada momento a entrada de Shin’ichi, houve uma explosão de alegria quando ele surgiu. Ao pegar o microfone, ele disse:
— Neste resplandecente dia de maio, quero felicitar do fundo do coração a celebração do Dia da Soka Gakkai e a inauguração do Centro Cultural de Kansai. Sinceros parabéns! A Lei Mística é eterna e inesgotável. E a vida de todos nós, que abraçamos esta Lei Mística, também é eterna tal qual a Lei. Visto da perspectiva de nossa vida eterna, nossa existência atual é apenas um estágio dentro da jornada da nossa missão de realizar o kosen-rufu. O caminho do kosen-rufu é uma luta sem fim contra as maldades. Nos escritos, Nichiren Daishonin enfatiza a importância de seguir adiante no grande caminho da fé sem se deixar ser influenciado pelos “oito ventos”. Os “oito ventos” são funções que confundem a mente das pessoas e fazem com que percam a fé, tais como: prosperidade, declínio, desgraça, honra, elogio, censura, sofrimento e prazer. É por meio da revolução humana, na qual cultivamos o autodomínio, que conseguiremos estabelecer nossa própria felicidade e também impulsionar o kosen-rufu. Vamos vencer os “oito ventos” com uma fé resoluta e dar uma nova partida cheios de esperança rumo ao século 21! Peço para que a Grande Kansai se torne modelo do Japão e do mundo, e seja para sempre precursora do kosen-rufu. Também estou decidido a continuar escrevendo até o fim da minha vida as novas páginas da história de contínuas vitórias e de uma nova vida. Por fim, gostaria de bradar “Viva Kansai!”, expressando meu mais profundo respeito pela sincera dedicação de todos os senhores e encerrar meus cumprimentos.
Na sequência, todos se juntaram para entoar a canção de Kansai, Josho no Sora [Céu de Contínuas Vitórias].
Agora, novamente, formando a legião…
A canção do triunfo ressoou para os céus da sempre vitoriosa Kansai. Era o levantar vigoroso de mestre e discípulo Soka, que, rejeitando o autoritarismo opressivo do clero, hasteavam alto a bandeira do humanismo budista; e também era um sinal do início de uma reforma religiosa liderada por pessoas comuns despertas.
PARTE 27
Após a reunião, Shin’ichi se dirigiu a uma das outras salas do Centro Cultural de Kansai para incentivar os membros reunidos lá. Ele também participou de outra reunião de Gongyo Comemorativo que se iniciou às 17 horas.
Shin’ichi tocou piano para incentivar os participantes, e aproveitou todas as oportunidades para tirar fotos e apertar firmemente a mão deles. Quando se deu conta, sua mão estava vermelha e inchada, mas mesmo assim prosseguiu indo ao encontro dos companheiros incansavelmente.
Mais tarde, ele parou no escritório de Kansai do Seikyo Shimbun, onde incentivou com todo o seu coração os repórteres e outros funcionários do jornal e então seguiu para o Memorial Makiguchi de Kansai.
Naquela noite, decidido a dar uma majestosa e retumbante nova partida, Shin’ichi pegou um pincel de caligrafia e, de corpo e alma, escreveu com letras grandes: “3 de maio”.
Na margem direita, ele listou as datas de 3 de maio de vários anos que considera particularmente importantes:
3 de maio de 1951
3 de maio de 1960
3 de maio de 1979
3 de maio de 1983
3 de maio de 2001
O dia 3 de maio de 1951 foi quando Josei Toda assumiu como segundo presidente da Soka Gakkai, enquanto o 3 de maio de 1960 marca a posse de Shin’ichi como terceiro presidente. O 3 de maio de 1979 foi a data da reunião geral da Soka Gakkai na qual Shin’ichi compareceu pouco tempo depois de anunciar sua renúncia como terceiro presidente (em 24 de abril). Já o 3 de maio de 1983 correspondeu ao 32o aniversário da posse do presidente Josei Toda, e o 3 de maio de 2001, ao novo século, Shin’ichi havia estabelecido um firme e sólido juramento de criar sem falta uma nova correnteza da grande expansão da Soka Gakkai sem precedentes.
Ele também escreveu no canto inferior direito da caligrafia:
Esta data é o ponto de partida da Soka Gakkai.
Inscrito em 3 de maio de 1980. Meu coração está
sereno e tranquilo.
Com as mãos postas,
em reverência.
Um ano se passou desde que Shin’ichi deixou o cargo de presidente. As intrigas sombrias de indivíduos traiçoeiros conspirando com os sacerdotes da Nichiren Shoshu para destruir a Soka Gakkai e escravizar os membros estavam se tornando mais evidentes a cada dia. Assim como consta nos escritos de Nichiren Daishonin, o rei demônio do sexto céu estava tentando obstruir a prática budista das pessoas e impedir o kosen-rufu.
Sobre as terras da “Kansai Invencível e de Contínuas Vitórias, Shin’ichi se levantou resoluto rumo à nova batalha pela vitória.
PARTE 28
Durante a manhã do dia 4 de maio, Shin’ichi Yamamoto participou de uma reunião de gongyo para membros da província de Tottori realizada no Auditório Memorial Toda de Kansai, na cidade de Toyonaka, em Osaka. Eram companheiros que vieram especialmente de Tottori (na costa sudoeste da ilha principal do Japão). Ele foi ao encontro deles na reunião com o desejo de fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para incentivá-los e encorajá-los.
Fazia quase dois anos desde a última vez que ele tinha comparecido a uma atividade dos membros de Tottori, durante uma visita a Yonago em julho de 1978. O rosto de todos estava repleto de entusiasmo e brilhava com alegria e espírito de procura.
O Distrito Tottori foi fundado em 3 de maio de 1960, mesma data em que Shin’ichi assumiu a terceira presidência da Soka Gakkai. A reunião de gongyo era também comemorativa dos vinte anos de fundação do distrito. Com profunda emoção, Shin’ichi disse a esses companheiros de luta conjunta:
— Muito obrigado pelos seus esforços de virem de tão longe. Ao ver o rosto dos senhores repleto de vitalidade e de alegria, sinto que visualizo um futuro cheio de esperança. Neste lindo e ensolarado dia de maio, parece que até mesmo as divindades celestiais estão comemorando com os senhores. Por favor, apreciem ao máximo este céu de contínuas vitórias de Kansai.
Os senhores são nobres bodisatvas da terra. São pessoas que lutam e vencem as próprias batalhas contra o carma dia após dia comprovando o grande benefício da prática do Budismo Nichiren e cumprem sua missão pelo kosen-rufu. Todas as adversidades são apenas passos para alcançar uma condição de vida de grande felicidade. Avancem sempre com serenidade tendo como base a fé, independentemente do que aconteça, e construam recordações douradas de profundo significado. Muitas coisas acontecem ao longo da nossa existência. No entanto, no longo prazo, aqueles que se esforçam com seriedade em sua prática budista sem falta triunfam e brilham no final. Não há necessidade nenhuma de tentarem ser mais do que são na realidade. Sejam os senhores mesmos. Por favor, continuem avançando junto com a Soka Gakkai. Os budas também têm preocupações e angústias. Elas fazem parte da vida. Mas o budismo ensina que “desejos mundanos são iluminação” e “os sofrimentos do nascimento e da morte são o nirvana”. O Nam-myoho-renge-kyo nos permite transformar o sofrimento em alegria e felicidade. Neste mundo impuro, cheio de incessantes dificuldades, os senhores são os bodisatvas da terra que surgiram para edificar a felicidade tanto de si como dos outros. Para se tornarem felizes, por favor, vençam a si mesmos. Eu também enviarei daimoku.
Essas orientações de Shin’ichi penetraram profundamente no coração dos companheiros. Quando se desperta para a missão de bodisatvas da terra, surge a coragem. A poderosa energia vital aflora de dentro de nós.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Ilustrações: Kenichiro Uchida