ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 09/02/2019 19:00
DR. DAISAKU IKEDA
Desde o início do ano, tenho ouvido com muita alegria e satisfação sobre o avanço vigoroso e radiante dos nossos associados de todos os cantos do Japão e do mundo.
Lembro-me de que, no último encontro com o Dr. Toynbee, depois de temos dialogado por mais de dois anos, ele segurou fortemente minhas mãos, um jovem aproximadamente quarenta anos mais novo, e então confiou-me a missão de que mantivesse o diálogo pela paz para descortinar um futuro pacifico.
Sua voz ainda ecoa em peito. – O caminho do meio afirmado e praticado pelo senhor. Dr. Ikeda, é o caminho pelo qual a humanidade deva avançar. Peço que expanda ainda mais a rede de diálogo pelo mundo para unir fortemente todas as pessoas.
“Caminho do meio” é um conceito budista que implica a abordagem equilibrada da vida e o controle dos impulsos e do comportamento das pessoas.
Embora a palavra “meio” denote moderação, a expressão “caminho do meio” não deve ser interpretada como ter uma atitude passiva, comodista e relapsa.
Em sentido mais amplo, “caminho do meio” refere-se à visão correta da vida ensinada pelo Buda, e inclui as ações e atitudes que geram felicidade para si próprio e para os outros. Por essa razão, o budismo é também referido como “caminho do meio”, indicado haver transcendência e conciliação dos extremos e de visões opostas.
Entramos na era em que a sabedoria praticada por nós, da Soka Gakkai, com sua luz do “caminho do meio” iluminará o mundo cada vez mais conturbada e caótico.
Vamos nos apoiar, nos incentivar e nos proteger através da forte união de “diferentes em corpo, unos em mente” pela paz, prosperidade e futuro da humanidade.
Em 30 de março de 1954, fui nomeado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, coordenador da Secretaria da Divisão dos Jovens. Registrei em meu diário a minha decisão: “Estou cada vez mais perto da estrutura central da Gakkai e assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento do kosen-rufu. Esta é a minha missão pessoal” (Diário da Juventude, p. 195).
“Vamos nos apoiar, nos incentivar e nos proteger através da forte união de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ pela paz, prosperidades e futuro da humanidade”
E observando com atenção o mundo que oscilava fortemente, registrei o trecho seguinte dos Escritos de Nichiren Daishonin: “Em análise final, se não conseguirmos demonstrar a supremacia deste ensinamento, esses desastres vão continuar com a mesma força” (WND, v. I, p. 1.114).
O povo não se sentirá seguro se não tiver paz e tranquilidade na sociedade na sociedade. O jovem deve agir com coragem em prol da felicidade e da paz de si próprio e dos outros de forma contínua e persiste. A revolução humana de uma pessoa de coração jovem está exatamente no continuo desafio, e consequentemente ela obterá a vitória chamada “transformação do destino”. E esse movimento individual é interligado à vitória do movimento pela “pacificação da terra através do ensinamento correto”.
Fico muito orgulhoso e feliz ao ver o aspecto dos jovens sucessores atuando para expandir a rede de amigos em prol da justiça com a determinação de ser o “coordenador da Secretaria da Divisão dos Jovens” da sua localidade, no Japão e no mundo.
Quero oferecer aos amados e inseparáveis discípulos o trecho dos ensinamentos budistas que gravei na minha vida enquanto atuei como coordenador da Secretaria as Divisão dos Jovens.
“Simplesmente decida-se. (…) O senhor sobreviveu até hoje, quando muitos perderam a vida, para poder enfrentar esta situação. É aqui que cruzará o Rio Uji, é aqui que atravessará o Seta. Isso é o que irá determinar se conquistará a honra ou se desonrará seu nome. (…) Ore intensamente para que Shakyamuni. Muitos Tesouros e os budas das dez direções se reúnam e entrem em seu corpo para ajudá-lo.” (CEND, v. II, p. 89)
Por favor, peço a todos vocês que espantem a doença e qualquer outro obstáculo com o coração transbordante de espírito combatido do rei leão exposto no Sutra do Lótus e liderem o movimento de expansão do budismo.
Vamos avançar alegremente!
Minha esposa e eu estamos orando intensamente para que nosso daimoku alcance a todos os companheiros do mundo
Publicado no Seikyo Shimbun 15 de janeiro de 2019