ROTANEWS176 07/12/2024 09:00 EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco
Em maio de 2025, a Editora Brasil Seikyo (EBS) comemorará sessenta anos de história. A publicação da edição número 1 do Nova Era, antecessor do Brasil Seikyo, foi uma resposta aos anseios dos membros que iniciaram a prática budista no Brasil nos primeiros anos da década de 1960. Por não compreenderem o idioma japonês, eles desejavam ler e estudar os ensinamentos de Nichiren Daishonin e as orientações de Ikeda sensei em português. Na época, o periódico era um boletim interno mensal, mimeografado, com apenas quatro páginas.
Em abril de 1966, após reportar a segunda visita do Mestre ao país, o boletim adotou o novo nome sugerido pelo presidente Ikeda: Brasil Seikyo.
Quase seis décadas depois, no significativo mês de novembro [de 2024], em que foi celebrado o primeiro ano do falecimento de Ikeda sensei, a EBS conquistou o inédito título no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, considerado o “Oscar” da indústria gráfica brasileira. Brasil Seikyo (BS) foi premiado na categoria “jornais de circulação não diária”, em cerimônia realizada em São Paulo, no dia 29 de novembro. Confira mais detalhes na p. 10 da edição.
Na mensagem enviada por ocasião dos cinquenta anos do Brasil Seikyo, o presidente Ikeda reafirmou a missão do jornal de levar a luz do humanismo e da esperança para toda a sociedade brasileira.
Nos escritos sagrados consta: “Um único ideograma (do Sutra do Lótus) é como o Sol e a Lua, que ilumina todos os quatro continentes”.1 Na sociedade atual imersa no caos, a filosofia da dignidade da vida de Nichiren Daishonin é o brilho luminoso da felicidade e da paz que banha a humanidade e o planeta, transcendendo diferenças e fronteiras. Quão extraordinária é a missão dos senhores que, tendo em mãos o Brasil Seikyo, propagam o grandioso humanismo do budismo pelo imenso solo brasileiro, país modelo de convivência harmoniosa dos povos! Peço-lhes que se empenhem com coragem no movimento de diálogo imbuídos do mais elevado orgulho.2
A premiação recebida é fruto do esforço conjunto de muitas pessoas que, com dedicação, trabalham na produção do periódico, e dos colaboradores de diversas localidades do país, dos Mensageiros da Esperança [entregadores dos periódicos nas localidades]; dos coordenadores de periódicos; além dos pontos de entrega e, especialmente, dos leitores assinantes do BS.
Com a determinação ainda mais forte de contribuir para o progresso e bem-estar do povo brasileiro, conforme as diretrizes do Mestre, o Brasil Seikyo continuará a alçar novos voos, promovendo a filosofia do humanismo budista por todo o Brasil.
Muito obrigado!
Notas:
- Nichiren Daishonin Gosho Zenshu[Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 1263)
- Brasil Seikyo, ed. 2.274, 9 maio 2015, p. A1.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO