Fazenda do futuro poderá ter vaca usando relógios inteligentes

ROTANEWS176 E POR BYTE 02/12/2022 06h51                                                                                                          Por Ingrid Oliveira

Aparelhos serão alimentados por energia produzida pelos movimentos das vacas. Ele obterá dados para ajudar a rastrear bem-estar dos animais

Reprodução/Foto-RN176 As fazendas do futuro podem abrigar vacas usando sensores no estilo de relógios inteligentes alimentados por seus movimentos Foto: wirestock / Freepik

A tecnologia pode trazer bons resultados para as fazendaa, como monitorar a saúde, a reprodutibilidade, a localização e as condições ambientais do gado. A inovação pode ajudar na segurança alimentar e na eficiência da cadeia de suprimentos. No entanto, isso gera um custo de energia em um setor que já consome muito.

Agora, pesquisadores da Southwest Jiaotong University, na China, querem diminuir essa conta com um aparelho inteligente vestível para vacas, como se fosse um smartwatch.

O produto poderá capturar a energia cinética (gerada a partir do movimento) e usá-la para alimentar a tecnologia de fazenda inteligente, que consegue medir dados do animal. Os resultados desse experimento foram publicados nesta quinta-feira (1º), na revista iScience.

Design inteligente 

Segundo os pesquisadores, o design inteligente da fazenda envolve vacas usando pequenos aparelhos sensoriais em torno de seus tornozelos e pescoços. Uma vez captada, a energia gerada pelo movimento das vacas é armazenada em uma bateria de lítio e usada para alimentar o aparelho.

“Há uma quantidade enorme de energia cinética que pode ser obtida nos movimentos diários do gado, como andar, correr e até mesmo no movimento do pescoço”, diz o coautor Yajia Pan, pesquisador de energia da Southwest Jiaotong University.

Reprodução/Foto-RN176 Este diagrama mostra monitores inteligentes para vacas e sistemas detectores Foto: Crédito: Kong et al. iScience

“Nosso coletor de energia cinética colhe especialmente a energia cinética do movimento fraco”, diz Zhang. O design contém um mecanismo de aprimoramento de movimento que usa ímãs e um pêndulo para amplificar pequenos movimentos que as vacas fazem.

Zutao Zhang, pesquisador de energia da universidade, espera que a implementação de tecnologia inteligente nas fazendas seja parte de um esforço maior para melhorar os sistemas alimentares do mundo.

“Com o desenvolvimento da tecnologia 5G e da internet das coisas, a operação de toda a cadeia industrial do sistema alimentício está mais inteligente e transparente”, afirma.

Os pesquisadores veem aplicações futuras da invenção em monitoramento esportivo, assistência médica, casa inteligente e redes humanas de sensores sem fio.