ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/05/2022 18:27 NOTÍCIAS REDAÇÃO
Taiyo Ongakutai da BSGI marca sessenta anos de fundação com atividade cerimonial comemorativa
Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa do encontro realizado na Sala Shitei do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
O Ongakutai é uma banda musical masculina composta por integrantes da Divisão Masculina de Jovens (DMJ), fundada, no Japão, em 6 de maio de 1954. O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, na época líder dos jovens da organização, desejava promover uma luta pela paz transmitindo esperança e coragem por meio da música.
Em 1960, em sua primeira visita ao Brasil, Ikeda sensei fundou a BSGI e, dois anos mais tarde, em 6 de junho de 1962, a banda foi criada no país. No ano de 1985, sua denominação passou a ser Taiyo Ongakutai. Nesses sessenta anos de existência, o grupo realizou inúmeras atividades e apresentações, tanto em encontros da organização como em eventos na sociedade. Hoje, atua em diversas localidades, incentivando e desenvolvendo seus componentes para se tornar pessoas valorosas com base na filosofia humanística do Budismo Nichiren e nos direcionamentos do presidente Ikeda.
Para comemorar brilhantemente suas seis décadas de fundação, o Taiyo Ongakutai promoveu uma atividade cerimonial comemorativa no dia 6 de maio, na Sala Shitei do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP, com transmissão ao vivo pela internet. Além de seus responsáveis e dos líderes da BSGI convidados, o encontro teve a participação de representantes da banda de forma presencial. Todos os protocolos de higiene e de saúde em relação à pandemia da Covid-19 foram adotados durante a reunião.
Reprodução/Foto-RN176 Representantes da banda participantes de evento presencial – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Na pré-atividade, foram realizadas a formatura de integrantes, emocionando a todos, e a apresentação de novos líderes na estrutura do grupo.
Após a abertura, a declamação do Preceito ao Ongakutai, de autoria do presidente Ikeda, feita em vídeo por componentes da banda, surpreendeu os participantes, pois se tratava da apresentação, em primeira mão, da versão com tradução atualizada.
Com fundo musical contagiante, uma retrospectiva dos sessenta anos em audiovisual uniu depoimentos de veteranos do Taiyo Ongakutai ao longo das décadas com as expectativas de jovens membros, cheios de esperança.
Um dos momentos culminantes do evento aconteceu quando Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI, proferiu a leitura da mensagem enviada especialmente por Ikeda sensei para as comemorações.
Reprodução/Foto-RN176 Da esq. para a dir., Monique Tiezzi, coordenadora da DJ da BSGI; Edjan Santos, coordenador da DMJ; e Cauê Barreira, responsável pelo Taiyo Ongakutai – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Cauê Barreira, responsável pelo Taiyo Ongakutai da BSGI, em suas palavras, agradeceu a todos os que apoiaram os integrantes do grupo durante todos esses anos, ressaltando também a grandiosa responsabilidade que seus membros devem nutrir. Divulgou as próximas iniciativas do grupo, como a realização de um evento cultural on-line no dia 15 de maio, com diversas atrações, e a formação do acervo histórico da banda. Citou trechos do ensaio, “A canção do triunfo Soka ressoa graças à existência do Ongakutai”, de Ikeda sensei, motivando profundamente os participantes em sua missão.
Seguiram-se, então, os cumprimentos do coordenador da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da BSGI, Edjan Santos, que abordou os fatos que compõem a história da Soka Gakkai e o empenho dos seus três primeiros presidentes — Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda —, relacionando-os com a importância do aprimoramento pessoal de cada um, a fim de dar prosseguimento a esse nobre legado de luta pela paz. Tudo com uma interessante analogia utilizando termos do meio musical.
Louvando a dedicação dos pioneiros do Taiyo Ongakutai, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, citou que, na cultura oriental, a marca dos sessenta anos simboliza o encerramento de um ciclo de vida e o início de outro, de promissora renovação. Destacou trechos da mensagem do presidente Ikeda para a ocasião, em que ele denomina os membros do grupo de “bodisatvas Som Místico da Soka Gakkai e do kosen-rufu”, revelando seus anseios pela atuação desses jovens. “Vençam por meio da prática da fé, com intensa recitação de daimoku e com a busca incansável para compreender a essência da filosofia budista”, conclamou o presidente Shiratori, que os incentivou a se tornar protagonistas que atuarão para criar sucessivas ondas de herdeiros do kosen-rufu.
Encerrando vibrantemente a atividade comemorativa, a camerata da banda apresentou a canção Ifu Dodo no Uta e os líderes recém-nomeados regeram a música Ongakutai Ka, demonstrando toda a disposição dos componentes para criar uma renovada era do grupo.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente da BSGI, Miguel Shiratori, congratula e incentiva os participantes – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Cauê Barreira comenta: “Após dois anos impedidos pela pandemia de promovermos atividades presenciais, reencontrar os companheiros do grupo foi motivo de grande emoção para todos nós! Além disso, receber uma significativa mensagem do nosso mestre, mesmo em meio a sua intensa e desafiadora rotina, foi motivo de imensa alegria e gratidão. Levaremos esses direcionamentos na ponta dos nossos instrumentos para ‘acabar com os sons de melancolia e produzir os sons de alegria’ e fazer despertar a coragem para desafiar a própria revolução humana”.1
E o responsável pelo Taiyo Ongakuta finaliza: “A partir de agora, mais que nunca, o Taiyo Ongakutai da BSGI fará da brilhante união de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ o ponto fundamental para abrir uma nova era de paz e de alegria.”
Participantes falam sobre o evento histórico
“Representar meu núcleo e marcar essa volta das atividades presenciais. É gratificante ouvir diretamente do presidente da BSGI direcionamentos tão importantes. Essa atividade dos sessenta anos do Ongakutai assinala um novo ciclo. Ouvir a nova tradução do Preceito ao Ongakutai, dedicado por Ikeda sensei, representa revigorada partida para mim.” Luiz Guilherme Gonçalves Venturas, 21 anos (Quinze anos como integrante da banda)
Reprodução/Foto-RN176 Apresentação da camerata durante o encontro – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
“Após a pandemia, eu me sinto extremamente feliz em estar aqui hoje representando meus companheiros e também a minha família. Passamos por muitas dificuldades nesse período todo e vencemos. Eu me sinto renovado neste momento tão especial. Estou muito feliz em estar presente neste marco dos sessenta anos.” Victor Neris Carneiro dos Santos, 20 anos (Sete anos como integrante da banda)
“É uma felicidade imensa estar de novo na sede da BSGI. Estar nesta atividade dos sessenta anos do Taiyo Ongakutai, rever os amigos e selar uma vigorosa partida juntos. Muito me marcou ouvir sobre a importância da nossa missão, de levar a melodia da esperança dentro da organização e para a sociedade, cada vez mais.” Vinicius Borges de Souza, 19 anos (Seis anos como integrante da banda)
No topo: Foto comemorativa do encontro realizado na Sala Shitei do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP.
Nota:
- Ensaio “A Canção do Triunfo Soka Ressoa Graças à Existência do Ongakutai”, de autoria do presidente Ikeda, composto por ocasião das comemorações dos sessenta anos de fundação do Ongakutai do Japão.