Fé corajosa

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  22/01/2022 09:50

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

O ano 2022 nem bem começou e os desafios continuam, principalmente os relacionados com a pandemia da Covid-19.

Nos primeiros dias do ano 1280, o buda Nichiren Daishonin enviou uma carta a um jovem discípulo e o incentivou sobre a convicção que deveria nutrir na prática budista, mesmo em meio às dificuldades:

Assim como as flores se abrem e dão frutos, como a lua nova cresce invariavelmente até se tornar cheia, como a luz de uma lamparina se intensifica quando se adiciona óleo, e como as plantas e as árvores florescem com a chuva, os seres humanos jamais deixarão de prosperar enquanto reali­zarem boas causas.1

Nanjo Tokimitsu tinha 21 anos quando recebeu esse escrito. Este e muitos outros que Daishonin enviou ao seu discípulo ensinam comportamentos fundamentais sobre como praticar o budismo. Elas nos capacitam a ultrapassar os obstáculos, tão comuns no dia a dia de qualquer pessoa.

O lorde Ueno, como Tokimitsu ficou conhecido depois do falecimento do seu pai, quando ele tinha apenas 7 anos, manteve uma fé pura por toda a vida. Ao lado de Nikko Shonin, atuou diretamente na expansão do Budismo Nichiren. As autoridades da época, contrárias a essa relação entre eles, se vingaram aplicando pesadas taxas e impostos, a ponto de Tokimitsu passar a viver numa condição financeira extremamente difícil, incapaz de manter o próprio cavalo ou prover vestimentas adequadas para a família. Mesmo com essas dificuldades, ele manteve uma prática sincera e, no início do ano, recebeu palavras de Daishonin assegurando que boas causas trazem prosperidade, sem falta.

Ikeda sensei cita esse importante trecho do escrito de Nichiren Daishonin em sua recente mensagem que consta nesta edição. Em outra ocasião, incentivou:

Meu mestre, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, disse:

“A coragem do Buda resiste a todo infortúnio. Ela instiga até as forças mais negativas e malignas a apoiar a causa do budismo. Se entrarmos em ação com coragem, uma força que não conhecíamos até então surgirá de dentro de nós, permitindo-nos vencer cada obstáculo”. (…) Os jovens Soka precisam de apenas uma única arma: a fé corajosa”.2

Inspirados na fé corajosa do jovem Nanjo Tokimitsu e nas próximas páginas deste Brasil Seikyo, vamos decidir vencer com a convicção de que “os seres humanos jamais deixarão de prosperar enquanto realizarem boas causas”.

Excelente leitura!

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 280, 2019.
  2. Terceira Civilização, ed. 512, abr. 2011, p. 4.