Fé em si

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  14/08/2021 06:37

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Somente os que tremeram de frio é que reconhecem o calor do sol. Somente os que mergulharam nas profundezas dos sofrimentos é que reconhecem o valor da vida.1

Essa frase é do poeta Walt Whitman, cujas obras Ikeda sensei adorava ler na sua juventude.

George, irmão mais novo de Whitman, alistou-se como voluntário para a Guerra Civil Americana (1861-1865), o maior conflito civil do século 19. O poeta fica sabendo que o caçula foi ferido logo na primeira batalha e passa a procurá-lo nos hospitais. Felizmente, ele o encontra sem ferimentos graves, mas, por outro lado, vê os horrores da guerra na condição dos demais soldados. Então, decide ajudá-los de alguma forma. Whitman cuidou dos feridos e escrevia cartas contando histórias que transmitiam coragem.

O professor Kenneth M. Price, da Universidade de Nebraska-Lincoln, proeminente pesquisador sobre Whitman, declarou que esses dois anos fizeram o poeta se desenvolver como ser humano e como pensador. Na época, ele tinha 45 anos.

A esse respeito, Ikeda sensei afirma:

Ele estava com uma idade que corresponderia à dos membros mais jovens da Divisão Sênior da Soka Gakkai quando se lançou entre o povo e se devotou a ajudar aqueles que beiravam a fronteira entre a vida e a morte. O Dr. Price afirmou que essa experiência possibilitou a Whitman confirmar o sentimento que ele tinha da grandiosidade, capacidade e potencial das pessoas comuns; essa vivência também provocou uma transformação em seu estilo poético. Nossos membros da Divisão Sênior também se dedicam entre o povo, dia após dia, de maneira incansável e destemida. É por essa razão que conseguem polir a si mesmos e demonstrar suas genuínas habilidades como seres humanos e budistas.2

Ikeda sensei conta que o Dr. Price, ao analisar o poema que o jovem Ikeda recitou para Toda sensei na primeira vez que se encontraram [leia em Brasil Seikyo, ed. 2.574, 7 ago. 2021], disse que, ao entrar numa situação confusa ou caótica, temos duas opções: escolher o medo ou a confiança — não se mover ou mover-se adiante —, e isso depende da fé que temos em nossa própria capacidade.

Este Brasil Seikyo comemora o dia 24 de agosto — data de conversão do presidente Ikeda ao budismo e também Dia da Divisão Sênior. Esperamos que a leitura desta edição faça despertar em você, leitor, a fé em sua capacidade para mover-se adiante.

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.133, 25 maio 2021, p. B4.
  2. IKEDA, Daisaku. Pilares de Ouro Soka. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 93-94.