ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 06/08/2020 19:20
INCENTIVO DE LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Editora Brasil Seikyo – BSGI
Manter-se inabalável diante das intempéries da existência é fator determinante para a conquista da plena realização e felicidade. Mas como adquirimos tal capacidade?
Tendo como referência as atuais situações que estamos enfrentando, notamos que todos nós fomos assolados por uma erupção viral. E que se transformou numa avalanche de medo, incertezas e sofrimentos decorrentes direta e indiretamente da pandemia do Covid-19.
Compreender a finalidade de qualquer obstáculo é fundamental para despertar para um propósito e dar o correto direcionamento à vida.
Nichiren Daishonin ensina o princípio de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” (rissho ankoku) como a base filosófica para elucidar a causa fundamental do sofrimento do povo, revelando o caminho para a felicidade na nação. No século 13, o rissho ankoku foi o levantar do buda Nichiren Daishonin em prol da justiça e da vitória do povo em meio ao grande sofrimento dentre guerras, epidemias e desastres naturais.
Da mesma forma, os Mestres da Soka Gakkai também firmaram o espírito de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”, ao se levantarem em prol da justiça e da vitória do povo no período de caos social, com perseguições religiosa e governamental, injustiça social, miséria econômica etc., deflagrado pela Segunda Guerra Mundial.
Foram os Mestres Soka que transformaram esse cenário e tornaram possível a realização do ideal do kosen-rufu, criando o movimento popular pacifista de cultura e educação e de respeito à dignidade da vida.
Eles protegeram o ensinamento do budismo com a própria vida, demonstrando um modelo de convicção e fé inabaláveis e comprovaram com a grandiosa revolução humana de sua vida a mudança total do destino de um país e, até mesmo, o de toda a humanidade.
Finalmente é chegada a época dos legítimos discípulos Ikeda se levantarem para proteger e lutar pela felicidade do povo, transformando a causa fundamental do sofrimento.
A vitória do discípulo não se resume a sobreviver ao domínio da intensidade nociva no campo de batalha da vida atual, mas na transformação da mente iludida e aprisionada pelo medo, pela incerteza e pela insegurança em força, esperança, coragem e sabedoria para viver com perspectiva otimista e lidar positivamente com a realidade adversa.
Com base no princípio de “adotar voluntariamente o carma apropriado” (ganken ogo), ou seja, carma é missão, nós possuímos a missão de cidadãos discípulos (bodisatvas da terra) e, por essa razão, vivemos em meio ao povo, para comprovar a veracidade deste ensinamento, conquistando uma condição de felicidade absoluta e expandindo essa rede de solidariedade Soka para todas as pessoas.
Quanto maior e mais dura for a adversidade, mais sublime e digna será a missão da vida da pessoa, a exemplo de quanto mais sujo e lamacento for o pântano, mais bela e exuberante surge a flor de lótus.
Historicamente, três acontecimentos planetários sempre provocaram aceleração profunda de mudanças na humanidade: guerra, revolução e pandemia. A atual pandemia está sendo comparada à rigidez da crise da Segunda Guerra Mundial. Mas, diferentemente daquela época, o mundo vive essa dura realidade com o Budismo Nichiren tendo sido estabelecido em todo o planeta. Isso é muito significativo, pois proporciona a oportunidade de as mudanças da humanidade serem dirigidas com base no humanismo do Sutra do Lótus.
Tenho plena convicção de que, quando despertamos para esse nobre propósito de vida e oramos sinceramente ao Gohonzon, evidenciamos a natureza de buda inerente e, com isso, adotamos uma condição imperturbável para suportar, superar e transformar qualquer adversidade em boa sorte e felicidade.
Agora é a hora!
“Bora” lutar, vencer e ser feliz!
Cuidem da saúde e protejam-se!
Fábio Oda
Coordenador da Divisão Sênior da BSGI