Fiat Cronos enfrenta VW Virtus, ambos com câmbio manual

ROTANEWS176 E IG 17/04/2018 18:19                                                                                                                  Por Carlos Guimarães

Novos sedãs mudam conceitos do segmento de compactos com qualidades antes encontradas apenas nos médios

Reprodução/Foto-RN175 Fiat Cronos e VW Virtus: novos sedãs compactos elevam o nível dos modelos do segmento para outro patamar

A briga entre Fiat Cronos e VW Virtus vai mesmo ser quente. Pelo relatório das vendas da primeira quinzena de abril, o modelo da marca italiana ficou colado no rival com uma diferença de apenas 55 carros (1.636 ante 1.691 do concorrente da Volkswagen). Lado a lado, ambos também mostraram certo equilíbrio em alguns quesitos, mas no cômputo geral, considerando as versões com câmbio manual, o derivado do Polo acaba se saindo melhor pelo conjunto mais bem acertado.

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Antes de detalhar como cada um se comporta no dia a dia, vamos aos preços, outro ponto de equilíbrio entre os dois. O Fiat Cronos Precision 1.8, com caixa manual, parte de R$ 62.990 com uma lista de equipamentos que inclui rodas de liga-leve de aro 16, faróis de neblina, vidros elétricos nas portas traseiras, encostos dos bancos traseiros bipartidos e sensores nos para-choques.

No caso do Virtus, a versão básica 1.6, manual, sai por R$ 59.990, mas incluindo o pacote que vem com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga-leve de aro 15, computador de bordo e sensores nos para-choques, o carro passa a custar R$ 64.990, ou seja, R$ 2 mil a mais que o rival e com um pouco menos equipamentos, mas isso acaba sendo compensado pelo o que o Volkswagen consegue entregar em movimento, tanto na cidade quanto na estrada, além de outros detalhes que faltam no Fiat.

Reprodução/Foto-RN175 Da direita para  esquerda , o Fiat Cronos e o VW Virtus

Quem poderia imaginar que não incluiriam um botão no painel para abrir o porta-malas do Cronos? Além disso, os bancos não acomodam bem e acabando tornando qualquer viagem mais cansativa do que deveria. Também logo se sente falta de porta-objetos mais práticos para guardar celular, chaves e itens do gênero. O jeito é procurar levar tudo junto, nos porta-mapas das portas dianteiras.

No interior do Virtus tudo parece mais simples, mas bem organizado e fácil de ser acionado, inclusive no volante multifuncional. O padrão mais sóbrio do VW também agrada, assim como o maior espaço bem maior para os que vão sentados no banco traseiro. A diferença de entre-eixos é grande (2,65 m no VW ante 2,52 m no Fiat). Faltou apenas os controles elétricos dos retrovisores, o que não é oferecido nem como opcional. Quando o assunto é porta-malas, ambos se equivalem com cavernosas áreas de carga: 525 litros do Cronos e 521 litros do Virtus.

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E na parte de segurança, o Volkswagen fica à frente do rival da Fiat por oferecer airbags laterais de série, itens que são opcionais no Cronos. Os dois vêm com ancoragem Isofix para cadeiras infantis, mas apenas o Virtus já tem comprovada a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. O Cronos ainda não passou pelas mesmas provas do programa de avaliação que testa carros novos da região da América Latina.

Ao volante

Indo para a parte ainda mais prática, o câmbio manual do Fiat não tem engates tão fáceis e precisos quanto os do VW, que se mostrou mais eficiente em equilibrar as questões do desempenho e consumo de combustível em qualquer situação. Mérito do conjunto mecânico mais moderno e da estrutura mais leve e rígida. De acordo com os dados das fabricates, o Virtus 1.6 pesa 1.134 kg e o Cronos 1.8, 1.248 kg, ambos equipados com caixas manuais.

O motor do Cronos é o já conhecido 1.8 E.torQ, que veio do já extinto Punto, resultado de uma versão melhorada do Tritec que era feito em Campo Largo (PR), na década passada. Consegue render 139 cv e 19,3 kgfm de torque a 3.850 rpm. Tem comando simples no cabeçote, acionado por corrente. Já o 1.6 da VW (EA211) vem com comando duplo e chega nos 117 cv e 16,5 kgfm a 4.000 rpm. Funciona “redondo” o tempo todo, independente da rotação, sem mostrar vibração ou aspereza, o que nem sempre acontece com o Fiat, de concepção mais antiga.

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Pegue uma estrada e vai ficar claro que ao dirigir o Virtus a sensação de segurança é maior com maior rapidez aos comandos e menor nível de ruído. Nas curvas, o Volkswagen se mostra um carro mais bem equilibrado e fácil de ser controlado, mesmo com rodas e pneus menores e de perfil um pouco mais alto (195/65 R15 ante 195/55 R16 do Cronos). E pelos dados do Inmetro, o consumo de ambos na estrada é igual (13,8 km/l), mas o Virtus tem autonomia maior, com tanque de 52 litros (717 km ante 662 km do Cronos). Na cidade, o Volkswagen é mais econômico (11,9 km/l ante 11,6 km/l do Fiat), ainda pelo Inmetro.

Conclusão

Com um conjunto mais moderno e eficiente, o VW Virtus acaba vencendo do Fiat Cronos nesse comparativo. Tem um trabalho de engenharia melhor elaborado o que o deixou mais econômico, agradável de dirigir e seguro, com quase o mesmo desempenho de aceleração e máxima, apesar da menor cilindrada.

Ficha Técnica – Fiat Cronos 1.8 Precision

Preço: a partir de R$ 62.990

Motor:  1.8, quatro cilindros, flex

Potência:  139 cv (E) / 135 cv (G) a 5.750 rpm

Torque:  19,3 kgfm (E) / 18,8 kgfm (G) a 3.750 rpm

Transmissão:  Manual, cinco marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  195/55 R16

Dimensões: 4,36 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,52 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)

Tanque: 48 litros

Porta-malas: 525 litros

Consumo etanol: 8 km/l (cidade) / 9,6 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 11,6 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 9,2, segundos

Velocidade máxima: 198 km/h

Ficha Técnica – Volkswagen Virtus 1.6 MSI

Preço: a partir de R$ 59,990 (R$ 64.390 unidade avaliada)

Motor:  1.6, quatro cilindros, flex

Potência:  117 cv (E) / 110 cv (G) a 5.750 rpm

Torque:  16,5 kgfm  (E) / 15,8 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Manual, cinco marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  195/65 R15

Dimensões: 4,48 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,65 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 521 litros

Consumo etanol: 8,2 km/l (cidade) / 9,5 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada)