ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/06/2023 15:40 REDE DA FELICIDADE Dr.Daisaku Ikeda
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, exalta nestes trechos do romance Nova Revolução Humana, sua expectativa nos jovens, que assumirão o futuro do movimento pelo kosen-rufu.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida
O dia 5 de novembro [de 1961] amanheceu com o sol irradiando esperança por todo o céu límpido e azul. (…) Os rapazes aguardaram ansiosamente a Décima Convenção da Divisão Masculina de Jovens em que reuniriam 100 mil representantes de todas as localidades do Japão. (…)
Os participantes vieram empenhando a energia da juventude com o único propósito de realizar a aspiração de Toda sensei, expressa no ensaio intitulado Jovens, Sejam Patriotas!: “Ó Jovem, Levante-se só! Dois se levantarão infalivelmente, assim também três o seguirão. Quando houver 100 mil patriotas, o povo será salvo da infelicidade. Isso é tão claro quanto a luz do fogo”. (…)
O ensaio para os jovens foi publicado na edição de outubro de 1954 da revista Daibyakurenge. Quem se levantou primeiro para a realização desse ideal foi Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo do presidente Ikeda no romance], que na época era responsável pela secretaria da Divisão dos Jovens. (…) Embora a quantidade de rapazes fosse de apenas 10 mil, Shin’ichi jurou a si próprio: “Mesmo sozinho, realizarei infalivelmente o ideal do mestre!”. Ele se levantou firmemente. (…)
Depois de três anos, em dezembro de 1957, a Divisão Masculina de Jovens já atingia 78 mil integrantes. Shin’ichi estava convicto de que no prazo de mais um ano alcançaria o tão almejado objetivo. Contudo, em setembro daquele ano, Toda sensei caiu enfermo. (…)
Josei Toda não pôde viver para ver a concretização do seu ideal. Ele faleceu em 2 de abril de 1958, e o objetivo de 100 mil foi alcançado em setembro. Shin’ichi lamentou muito o fato do seu mestre não ter vivido para vê-los, pelo menos uma vez, para sentir a grande energia e o dinamismo dos jovens herdeiros da Soka Gakkai, os quais formaram uma nova força propulsora da organização. Quando Shin’ichi assumiu a presidência, eles se uniram ao seu ideal de concretizar 3 milhões de famílias e iniciaram uma marcha intrépida. Depois de algum tempo, ele sugeriu aos líderes da Divisão Masculina de Jovens a realização de um evento reunindo 100 mil integrantes com o objetivo de assinalar a partida para um novo futuro desses rapazes. (…)
Entre os participantes [da convenção], havia rapazes que conseguiram converter cinco ou seis amigos, como também aqueles que se esforçaram no trabalho com a decisão de se tornar o melhor funcionário, conseguindo grande sucesso profissional. Outros chegaram até a converter seus chefes. Todos se reuniram no Estádio Nacional de Tóquio com o altivo orgulho de terem crescido como jovens valiosos e capazes, seres humanos de grande valor, cada qual demonstrando comprovação exemplar na sociedade. A palavra “Vitória” escrita no grande placar no alto das arquibancadas simbolizava a vitória da juventude dos rapazes que juraram viver em prol da missão do kosen-rufu. A convenção de 100 mil representantes dessa divisão se tornou um evento histórico em que se assinalou um firme zarpar para a nova era do kosen-rufu. Isso foi possível graças ao empenho de cada componente que lutou pelo sucesso da convenção ciente da sua importância, criando ao mesmo tempo uma vitória em sua vida diária. De certo ponto de vista, por mais grandioso que seja o evento, não passa de um castelo ilusório. O importante é quanto cada participante desafia, vence e cria um sólido castelo em sua própria vida visando o sucesso de uma grande atividade. (…)
Olhando para o céu azul, Shin’ichi imaginou o rosto do seu venerado mestre e pensou: “Mestre! Acabei de cumprir neste momento mais um juramento feito ao senhor. Por favor, veja os representantes dos 100 mil jovens que aqui se reuniram incorporando o seu espírito”. E visualizou o rosto satisfeito de Toda sensei, sorrindo e louvando esse feito. Ao mesmo tempo, seu coração começou a pulsar mais fortemente ao pensar na jornada rumo à paz no século 21 junto com esses jovens. “Nesse curso”, pensou ele, “um mar em fúrias deve estar me aguardando. Todos os dias serão uma continuidade de árduas lutas. Porém, devo avançar pelo bem da humanidade. Este é o caminho que escolhi como discípulo de Josei Toda, é o rumo da minha vida.” (…)
[Em seu discurso na ocasião, Shin’ichi Yamamoto ressaltou:]
— Espero ansiosamente que cada um em seu campo de atuação se torne um vitorioso na vida a fim de comprovar dignamente a grandiosidade do budismo para o bem da felicidade de todas as pessoas. Continuarei orando sempre pelo desenvolvimento de vocês, tesouros da Soka Gakkai, que representam a esperança da humanidade. (…)
A [9a] Convenção da Divisão Feminina de Jovens foi realizada uma semana depois, no dia 12 de novembro, na cidade de Yokohama, tendo como local o Estádio de Atletismo de Mitsuzawa. Nesse mesmo local, quatro anos antes, no dia 8 de setembro de 1957, o presidente Josei Toda proferira sua Declaração pela Abolição das Armas Nucleares. (…)
Shin’ichi pensou: “Como meu mestre ficaria feliz se estivesse vivo e observasse o brilhante desenvolvimento das 85 mil jovens reunidas nesta convenção!”. Como discípulo de Toda sensei, sentia fortemente em seu coração a responsabilidade de desenvolver os jovens substituindo dignamente seu venerado mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Ilustrações mostram a vibração dos participantes das convenções das Divisões Masculina e Feminina de Jovens
No ato de suceder ao espírito do mestre e de realizar infalivelmente seus ideais se encontra a tarefa maior do discípulo. E é a partir disso que se processa a eterna transmissão do budismo.
[Em seu discurso, o presidente Shin’ichi Yamamoto afirmou:]
— Quem compreende realmente o budismo? Somos nós que o praticamos diariamente. Portanto, cada uma de vocês é a pessoa mais qualificada para ensinar o budismo para outras pessoas. Por isso, quero que se desenvolvam ao máximo a ponto de dizer: “Vejam a minha vida. Eis a comprovação exata da grandiosidade do budismo!”. Como filhas e discípulas de Nichiren Daishonin e como precursoras da prática do budismo, vocês têm a tarefa de propagá-lo para o mundo inteiro a fim de beneficiar todas as pessoas com a felicidade. Conscientes dessa sublime missão, espero que se esforcem em estudar cada vez mais o budismo e sugiro que se tornem membros do Departamento de Estudo do Budismo. Muito obrigado pela participação e parabéns por hoje!
O grande encontro de 100 mil rapazes em Tóquio e a convenção de 85 mil componentes da Divisão Feminina de Jovens eram comprovações da vitória conquistada pelos jovens.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Fonte:
IKEDA, Daisaku. Vitória. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 5, p. 138-158, 2019.
Ilustrações: Kenichiro Uchida