MEU BLOCO, MINHA ALEGRIA
ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 16/06/2018 18:30
O Brasil possui uma extensão territorial imensa, e em cada espaço habitado neste vasto país há inúmeros valores culturais arraigados. São costumes transmitidos por gerações; manifestações intelectuais e artistas tão distintas entre o norte e o sul. Vale lembrar que o Brasil é um pequeno recorte geográfico do nosso planeta, ou seja a cultura efervesce em cada sociedade.
Triade Soka
A tríade da Soka Gakkai é paz, cultura e educação. A cultura em seu sentido mais amplo pode ser traduzida como o ato de cultiva valores fundamentais para que o indivíduo manifeste sua humanidade em prol do bem-estar coletivo.
Os associados da SGI em todo o mundo, com base em ações criativas e altruísticas, dedicam-se para elevar a condição interior da pessoa à sua frente, e dessa forma espalham a cultura do encorajamento.
No capítulo “Florecimento”, volume 15 de Nova Revolução Humana, Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo do presidente Ikeda na obra] refrete a importância da cultura para a humanidade.
“A cultura é uma força que pode combatera desumanidade influenciar positivamente a sociedade por meio do poder humanístico da cultura – é a isso que se refere o movimento do kosen-rufu”
“Se um grandioso ensinamento religioso for disseminado e o solo do espirito humano, arado, resplandecentes flores da cultura com certeza desabrocharão e geração frutos como a paz e a prosperidade na sociedade. Em outras palavras, o verdadeiro valor de uma religião é medido por quanto ela contribui para a felicidade das pessoas por meio da criação de uma cultura maravilhosa. A cultura é uma força que pode combater a desumanidade. Influenciar positivamente a sociedade por meio de poder humanísticos da cultura – é a isso que se refere o movimento do kosen-rufu” (NRH, v. 15. P. 245)
Nossa missão
“A cultura abarca todo, os aspectos da atividade humana, incluindo a arte, a educação, a política e os negócios. A missão da Soka Gakkai é iluminar cada uma dessas áreas com a luz do humanismo e criar uma nova cultura dedicada à felicidade e à vitória da humanidade. Também devemos nos levantar contra forças iníquas que tentam oprimir as pessoas e as fazem sofrer, consolidando uma aliança do bem e expandindo nossa rede da verdade e justiça, propiciando, desse modo o florescimento da cultura humanística. ” (Ibidem, p. 246)
Comtemplar o belo
Ao se admira a arte, uma explosão de sensações pulsa do âmago da vida. Ikeda sensei diz que a arte, muito além de quaisquer questões de habilidade ou da falta dela, é a emoção, o prazer de expressar a própria vida exatamente como ela é. Ele diz: “Aqueles que consideram a arte dessa forma são movidos pela paixão, pela intensidade e pela beleza. Por isso é impossível separar uma vida humana plena da arte
O conceito budista da peculiaridade da cerejeira, da ameixeira, do pessegueiro e do damasqueiro – segundo o qual cada pessoa deve viver de forma autêntica, sendo fiel à sua individualidade tem muito a ver com a arte e a cultura. A cultura é o florescimento da verdadeira humanidade de cada pessoa., e é por isso que ela transcende as fronteiras nacionais, os períodos e todas as outras diferencias.Das mesma forma, a correta prática budista significa cultivar a si próprio e servir de inspiração para conduzir uma vida realmente culta” (BS, ed. 1.468,11 jul. 1998, p. 3)
Necessidade imprescindível
A religião, a arte e a cultura estão intimamente interligadas. No distante passado, o budismo também fez prospera um importante florescimento culturais e artístico. À medida que os ideais da Soka Gakkai avançarem, o movimento cultural que visa cultivar o interior da vida humana produzirá um novo e brilhante florescimento da arte e da cultura com base no Budismo de Nichiren Daishonin.
Já dizia o filosofo espanhol José Ortega y Gasset: “A cultura é uma necessidade imprescindível de toda vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem”.